Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

1.Introdução

O SIG@ – Sistema Integrado de Gestão de Agronegócios do Estado do Rio Grande do Sul, é uma ferramenta informatizada onde pessoas físicas e jurídicas, sediadas no Estado do Rio Grande do Sul, que comercializam agrotóxicos e afins, deverão enviar eletronicamente à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (Sig@), as informações constantes nas receitas agronômicas, bem como as informações referentes às operações de compra e venda dos agrotóxicos e afins.

...

No sistema Agrotitan, são gerados arquivos no formato de Excel, que são enviados pelas empresas diretamente no portal do SIG@. Há dois tipos de arquivos: o de receitas, que irá trazer as informações dos Receituários Agronômicos emitidos, e o de vendas, que irá trazer as informações sobre as notas de vendas de produtos agrotóxicos.

2. Objetivo

Este documento tem como objetivo detalhar as configurações e utilização da rotina de envio de movimentações de itens agrotóxicos no sistema.

3. Cadastro no SIG@

Primeiramente, as empresas que irão utilizar esta ferramenta deverão ter um Representante de Estabelecimento Comercial cadastrado no sistema SIG@. Para obtenção da senha de acesso é necessário o envio do formulário devidamente preenchido e assinado para o e-mail: siga@agricultura.rs.gov.br, o formulário se encontra disponível no endereço https://secweb.procergs.com.br/sdae/soe/PRSoeLogon.jsp. Além de um ou mais profissionais habilitados pelo CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para emissão de receita agronômica. O representante de estabelecimento comercial poderá ser um agente administrativo ou o profissional que emite receitas agronômicas.

Após acessar o sistema e de acordo com o nível de acesso, determinado pelos administradores do sistema, nos módulos Receita Agrotóxico e Livro de Estoque o usuário poderá acessar as seguintes opções:

3.1 Módulo Receita Agrotóxico

  • Emissão Receita - Utilizado para EMITIR uma NOVA receita agronômica.

  • Cadastro Manual - Utilizado para CADASTRAR uma receita agronômica gerada fora do sistema.

  • Upload Receituário - Utilizado para CARREGAR para o sistema um conjunto de receitas agronômicas emitidas em outro programa. 

3.2 Módulo Livro de Estoque

  • Upload Livro de Estoque - Utilizado para CARREGAR para o sistema o livro de estoque emitido em outro programa.

  • Cadastro Manual - Utilizado para CADASTRAR um livro de estoque.

  • Estoque Inicial - Utilizado para cadastrar o saldo inicial dos agrotóxicos em estoque.

Para os clientes da VIASOFT, disponibilizamos dentro dos módulos Reag3C e Agro3C, o Processo Integração SIG@, o serviço de emissão dos receituários agronômicos, e o relatório das movimentações dos Livros de Estoque, com isto, o cliente utiliza, somente as funções “Upload Receituário” e “Upload Livro de Estoque” dentro do portal SIG@. Os processos serão detalhados adiante.

4. Configurações

Para que seja possível enviar as receitas agronômicas e os livros de estoque para o SIG@, devem ser realizadas as seguintes configurações.

4.1 Agrotóxicos

No módulo Reag3C, acessar Cadastros Gerais >> Agrotóxico >> Agrotóxico >>  preencher na aba “Principal” os campos “Registro Minist. Agricultura” e “Reg. M.A. da Bula” com o número do Registro do MAPA dos produtos, que podem ser encontrados na Bula do produto e no site http://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons , os números podem ser iguais ou divergirem, por isso precisam ser verificados e cadastrados corretamente. O sistema SIG@ utiliza este número do Registro MA, para reconhecer o agrotóxico movimentado, não tendo portanto, uma numeração específica, divergindo de outros sistemas como SIAGRO e SIGEN.

...

Imagem 4. Campos a serem preenchidos dentro do cadastro da embalagem no módulo Agro3C.

...


4.2 Culturas

Primeiramente, deve-se acessar o endereço que contém as tabelas de pesquisa com os códigos SIG@. Dentro deste endereço, deve-se selecionar a opção cultura, e efetuar a busca pela cultura desejada para encontrar o código SIG@ correspondente.

...

Imagem 9. Campo cadastro de cultura SIG@.  O campo Código refere-se ao código SIG@ e a descrição é o nome comum da cultura. 


4.3 Diagnósticos

Primeiramente, deve-se acessar o endereço que contém as tabelas de pesquisa com os códigos SIG@. Dentro deste endereço, deve-se selecionar a opção diagnóstico, e efetuar a busca pelo nome científico do diagnóstico que se deseja.

...

Imagem 14. Aba para cadastramento de um novo Diagnóstico SIGA. Aonde, Código = nº SIG@. Diagnóstico = nome científico do alvo/invasora e Nome Comum = nome popular para o alvo/invasora. 

5. Envio de Movimentações

5.1. Upload do arquivo de  Receitas pelo Representante de Estabelecimento

Para o portal SIG@, primeiramente, envia-se o arquivo de receitas, para que elas sejam contabilizadas no sistema e posteriormente o arquivo de livro de estoque com a movimentação dos agrotóxicos. 

...

Imagem 17. Interface da tela a ser preenchida com as informações para geração do arquivo de receitas

5.2 Especificação Técnica - Upload Livro de Estoque


Para a realização do upload é necessário que o arquivo contemple os seguintes pontos: 

...

Imagem 19. Interface da tela a ser preenchida com as informações para geração do arquivo de livro de estoque.

6. Erros apresentados durante o Upload


Durante o upload dos arquivos de receituários e de livro de estoque, quando há algum dado que diverge dos exigidos no item 5., o portal SIG@ não aceita o envio do arquivo e mostra na forma de um documento em bloco de notas, qual linha do arquivo apresenta erro, e qual o erro observado. Quando isso ocorre, o cliente deve abrir um chamado para o suporte, a equipe de atendimento vai verificar o erro na linha indicada, caso seja algum dado divergente no cadastro do produto/item, fica a cargo dos atendentes fazer a correção no banco oficial do REAG e no arquivo, caso o erro seja operacional, de preenchimento incorreto dos dados do consulente por parte do cliente, fica a cargo do atendente de suporte instruir o cliente quanto a forma correta de cadastrar aquele dado.  A seguir, temos alguns exemplos de erros observados em atendimentos.

6.1 Erro Arquivo com estrutura inválida.

Para verificar o campo que está com estrutura inválida, deve-se observar a lista contida na Imagem 15 e ir verificando se os campos do arquivo condizem com os requisitos exigidos. Neste exemplo, o erro observado diz respeito ao campo número de recomendações técnicas da receita, que estava divergente do número correto de recomendações contidos nas linhas subsequentes. Para corrigir este erro, deve-se observar se o número que contém este campo é equivalente à quantidade de recomendações que constam abaixo da linha de referência. Caso não sejam equivalentes, deve-se corrigir, colocando o número correto de recomendações que existem para aquela receita. Neste exemplo, no campo constava o número 1, mas haviam duas recomendações técnicas, a correção foi feita alterando o número 1 para 2. 

...

Imagem 20. Erro Arquivo com estrutura inválida arquivo de receitas.

6.2 Erro Área a tratar maior que o permitido.

Este erro, refere-se à quantidade de caracteres presentes no campo de Área a tratar. Conforme podemos observar na Imagem 18, o campo permite um número máximo de 10 caracteres, quando a quantidade de casas decimais ultrapassa esse valor, é necessário excluir do campo os últimos números, para que ele apresente no máximo 10 caracteres. Deve-se verificar a configuração do Layout da Receita no módulo Reag3C e deixar configurado o número máximo de caracteres para este campo através do caminho: “Reag3C >> Configurações >> Configurações >> REAG >> Layout receita (Gráfica/texto) >> Decimais da área de aplicação”. É indicado deixar um número máximo de 2 a 3 decimais.

...

OBS: Importante deixar todos estes campos configurados conforme as recomendações contidas na  Imagem 12, para não haver divergências no envio dos arquivos.

6.3 Erro Campo complemento composto apenas de números. 

Conforme a orientação informada na imagem 15, nos arquivos de vendas, o campo complemento do endereço do consulente é um campo Alfanumérico, ou seja, não pode ser preenchido somente com números. Quando não há informações adicionais, o correto é deixar o campo em branco, para não gerar o erro observado. Para correção, deve-se alterar no cadastro do consulente no Agro3C através do caminho o campo complemento, retirando a informação numérica. Pode-se gerar um novo arquivo, ou somente retirar a informação no arquivo .csv e enviar ao SIGA.

...

Imagem 24. Aviso de erro no campo complemento do arquivo de Livro de Estoque. 


6.4  Erros no número da nota fiscal inválido e volume da embalagem não pode ser zero.

Erro no campo número da nota fiscal inválido: Verificar o número da nota no módulo Agro3C e colocar no campo indicado no arquivo. Caso a nota não tenha sido enviada à SEFAZ, ela não terá número, com isso, deve-se fazer o envio e posteriormente gerar um novo arquivo de vendas.

...

Imagem 25. Erros:  número da nota fiscal inválido e volume da embalagem não pode ser zero.


7. Referências

Todas as informações oficiais, que constam neste documento, foram retiradas de Instruções Normativas e Manuais disponíveis no endereço abaixo. Recomenda-se a atualização das informações, conforme disponibilizados novas normativas/manuais.

...