Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

...

Chave

Resumo

Documentação

FISCO-707

Contábil - Corrigir informações listadas no wizard ECD

1 - Objetivo

  • Ajustadas as telas do wizard para que sejam listadas as informações do bloco 0, bem como plano referencial e data dos atos constitutivos,
    as quais estão se perdendo conforme tipo de seleção do estabelecimento.

2 - Alteração

  • Realizados os seguintes ajustes:

-> No passo 2, foi realizado ajuste para que passe a apresentar as informações bloco O Abertura, independente do tipo do estabelecimento “selecionado”.
-> Realizado ajuste na etapa "8 Referenciação Plano de Contas", para que caso haja uma configuração cadastrada, a mesma seja transportada para a respectiva aba.
-> Realizado ajuste na etapa "9 Nota Explicativa por Demonstração", para que caso haja informações cadastradas para o ano da apuração, as mesmas sejam transportadas para as respectivas abas.
-> Na etapa "11 Termo de Abertura/Encerramento" no campo "Data Arquivamento Atos Const.", foi realizado um ajuste onde o sistema irá trazer
a Data do Registro da aba Datas da configuração do estabelecimento, na falta deste, o campo ficará em branco.

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-702

Fiscal - Ajustar consulta tabela de códigos ajustes ICMS registro 1200

1 - Objetivo

  • Corrigir consulta Código de Ajuste da tabela 5.3 para 5.1.1 conforme layout Sped ICMS/IPI.

2 - Alteração

  • No campo Código de Ajuste, foi alterada a listagem das informações, para que seja considerada a tabela 5.1.1 do SPED ICMS/IPI, tanto na Configuração de Créditos Fiscais (1200), como no Controle de Créditos Fiscais.

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-683

Patrimônio - Implementar Regra de preenchimento dos campos de impostos nas notas de Despesa de Construção em Andamento

1 - Objetivo

  • Integrar valores de impostos nas notas, para posterior utilização no ciap e no patrimônio.

2 - Alteração

– Criadas regras de preenchimento dos campos implementados pela tarefa FISCO-656FINALIZADA , na tabela de Despesas da Construção (Processos >> Despesas da Construção). A regra de preenchimento será a mesma utilizada no preenchimento dos campos de mesmo nome, na tela de integração. Para o caso do INSS, será utilizado para preenchimento, a somatória dos campo Valor Retenção Apurada para aba Retenção da contribuição da nota em questão. Caso não haja registros de retenção, será preenchido com zero.

Image Added
  • Realizado ajuste no sistema, para que ao gerar um bem a partir de uma construção em andamento, sejam preenchidas todas as notas vinculadas a construção, com os dados que contiverem neste cadastro.
    A exceção será o valor do INSS, que não será utilizado no bem;

3 - Configurações Necessárias

  • O item ou serviço da nota a ser integrada, deve estar vinculado a um grupo do imobilizado do tipo construção em andamento, e a CFOP utilizada deve estar configurada para lançar o bem no patrimônio como uma aquisição.

FISCO-676

Atualização Inteligente - Criar tabela com informações Y681

1 - Objetivo

  • Criar tabela no banco com as informações da tabela dinâmica da Receita Federal, onde seja alimentada pela atualização Inteligente.

2 - Alteração

  • Realizada a criação de uma tabela chamada SPEDECFY681, com as seguintes colunas:
    -CODIGO do tipo varchar tamanho 8;
    -DESCRICAO do tipo varchar tamanho 600;
    -OPERACAO do tipo varchar tamanho 3;
    Obs: Esta tabela será alimentada pela atualização inteligente, sempre que houver alterações.

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-673

Fiscal - Ajustar retorno de valor contábil da nota de Saída do Agro na Conciliação Fiscal

1 - Objetivo

  • Realizar ajuste na consulta, para os casos onde o campo do Valor contábil na tabela NFITEM não estiver preenchido, para que não considere o FCP, pois o valor da nota já consta com este valor embutido.

2 - Alteração

  • Realizado ajuste na consulta da conciliação fiscal>Agro, para que nas notas de saída, quando a nota no agro não possuir valor contábil informado no campo especificado, seja considerado somente o valor da nota, sem o valor do FCP.

Obs: Demais questões não devem ser alteradas.

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-671

Fiscal - Criar campo de Percentual de Composição na tabela de Itens Componentes

1 - Objetivo

  • Possibilitar ao usuário informar o percentual de composição do produto matéria prima, em relação ao produto acabado, ou seja, quanto ele representa na composição total do produto final.

2 - Alteração

– Realizada a criação de um novo campo na tabela de Itens Componentes, chamado Percentual de Composição. Este campo será do tipo numérico, aceitando até 4 casas decimais.

  • O campo será colocado na tela, imediatamente após o campo Unidade Componente;

  • Será colocado um Hint neste campo, com a seguinte descrição: "Informar neste campo o percentual de representatividade do produto componente me relação ao produto acabado;

  • Este campo não será obrigatório, sendo zerado quando não informado;

  • Foi adicionada uma validação no cadastramento manual, de modo que a somatória dos percentuais dos itens componentes não seja maior que 100%, ou ainda que não seja entre 0 e 100. Ou seja, deverá ser 100% ou 0%. Esta validação será apenas como advertência;

  • Este novo campo será adicionado ao layout de importação, no registro MC.

  • Realizado ajuste no cadastro, para que utilize como chave também o intervalo de datas de vigência, para que permita registrar a mesma mercadoria componente, mas com datas de vigência diferente.

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-660

Fiscal - Implementar tratativa para produtos acabados no cálculo de Informação Complementar ST

1 - Objetivo

  • Possibilitar ao usuário realizar o correto cálculo do aproveitamento de ICMS-ST também para produtos que são transformados dentro da empresa, levando em consideração os percentuais para produção.

2 - Alteração

1 – foi criada uma regra de cálculo para os registros C180, C185 e seguintes para produtos que são classificados como Produtos Acabados, conforme as regras que se seguem:

Obs: Para os cálculos dos documentos de entrada, seguirá o mesmo processo já existente, ou seja, conforme as mercadorias e notas de entrada do período de cálculo;

2 - Nos registros de Saída (C185, C330, C430, C480 e C815), o valor do campo Valor Unitário ST, quando o produto da nota de saída em questão for classificado como Produto Acabado (Quando o campo Tipo do Item no Cadastro de Mercadoria for 04), irá seguir o seguinte processo:

  • Será verificado no cadastro deste produto, na aba Itens Componentes, se existem mercadorias vinculadas como Componentes, para o período em questão. Caso não exista, ou mesmo que exista, mas que não esteja na vigência do Cálculo, seguirá o cálculo existente atualmente, onde irá procurar o valor confrontando com a própria mercadoria da nota de
    saída para as notas de Entrada;

  • Caso exista, será buscado a média unitária deste(s) produto(s), para o dia da nota de saída que existir no campo Valor Média ICMS ST informada no registro C180. Posteriormente, multiplicado este valor pelo campo Percentual de Composição da tabela Itens Componentes da Mercadoria de Saída, comparando o item componente com a mercadoria da nota de entrada. Por fim, considerar a somatória de todos os valores apurados para preencher o campo Valor Unitário ST.;

  • Ex: Registro C185 documento com a mercadoria 15. Esta mercadoria, é classificada como produto acabado, e possui como Itens Componentes as mercadorias 10 e 11. Os percentuais de Composição informados são: 80% para o item 10 e 20% para o item 11. Para vincular o Valor Unitário de ST para esta nota de saída da Mercadoria 15, o sistema vai pegar o Valor da Média de ST da Mercadoria 10 e multiplicar por 80%, mais o Valor da Média de ST da mercadoria 11 e multiplicar por 20%. A soma, é o valor a considerar para a mercadoria 15.

O mesmo processo acima é realizado para o FCP, considerando obviamente o campo Valor Média FCP ST, e preenchendo o campo Valor Unitário FCP ST dos registros C185, C330, C430, C480 e C815.

OBS: Casos onde não exista registro C180 para o mesmo dia da nota, será ser considerado o valor do primeiro dia imediatamente anterior disponível. Quando não encontrar dentro do mês, buscar o valor do Inventário do mês anterior.

3 - Configurações Necessárias

  • No cadastro da mercadoria deverá estar preenchido os itens componentes com os percentuais da composição.

  • Além de ter valor de ST nas notas, deverá ter a mercadoria no inventário do mês anterior com valores de ICMS ST e FCP informados.

  • O Plugin MEDIAAPURCOMPST estar com a opção igual a 1;

FISCO-657

Patrimônio - Criar campo CNO no cadastro de Construções em Andamento

1 - Objetivo
Possibilitar ao usuário controlar o número do CNO (Código nacional de obras) por obra.

2 - Alteração
Criado um campo no referido cadastro, chamado Cadastro Nacional de Obras (CNO).

3 - Configurações Necessárias
Não há.

FISCO-656

Patrimônio - Implementar campos de impostos nas notas de Despesa de Construção em Andamento

1 - Objetivo

  • Integrar valores de impostos nas notas, para posterior utilização no ciap e no patrimônio.

2 - Alteração

1 - Foram criados os seguintes campos na tabela de Despesas da Construção (Processos >> Despesas da Construção):

->ICMS: Campo de Valor, com 2 decimais;

->PIS: Campo de Valor, com 2 decimais;

->COFINS: Campo de Valor, com 2 decimais;

->IPI : Campo de Valor, com 2 decimais;

->DIFAL: Campo de Valor, com 2 decimais;

->ICMS-ST: Campo de Valor, com 2 decimais;

->INSS: Campo de Valor, com 2 decimais;

2 - Foram criados os seguintes campos na tabela de Despesas da Construção em andamento (Cadastros>> Construções em Andamento >> Despesas da Construção):

ICMS: Campo de Valor, com 2 decimais;

PIS: Campo de Valor, com 2 decimais;

COFINS: Campo de Valor, com 2 decimais;

IPI : Campo de Valor, com 2 decimais;

DIFAL: Campo de Valor, com 2 decimais;

ICMS-ST: Campo de Valor, com 2 decimais;

INSS: Campo de Valor, com 2 decimais;

Obs: Os campos mencionados são editáveis. Além disso, serão preenchidos pelos valores contidos nos campos descritos no passo 1, no momento em que o usuário realizar o vínculo do documento com a construção em andamento. Por fim, serão mostrados em tela.

3 - Configurações Necessárias

  • Os valores podem ser tanto informados manualmente no menu Processos>Despesas de construção, quanto podem vir através da integração Fiscal->Patrimônio.

FISCO-655

Fiscal - Exportar para contabilidade valores de Curto e Longo prazo do CIAP

1 - Objetivo
Possibilitar ao usuário contabilizar de forma separada os valores do Curto e do Longo prazo, com relação ao crédito do CIAP.

2 - Alteração
Ajustado o processo de exportação para o Contábil, para considerar os novos campos de CIAP a curto e longo prazo.

3 - Configurações Necessárias
Exportação: No menu: Processos >> Exportação direta ao contábil, deve marcar a opção "ICMS à recuperar CIAP" e exportar o período desejado.

FISCO-654

Fiscal - Ajustar Cálculo CIAP para que apure valores de Curto e Longo Prazo

1 - Objetivo
Possibilitar ao usuário apurar os valores do crédito de Curto e Longo prazo, e exporta-los para a contabilidade posteriormente.

2 - Alteração
Criado os seguintes campos novos dentro do cadastro da mercadoria no CIAP:

  • Parcela Integral;

  • Curto Prazo;

  • Longo Prazo;

Criado campos para as novas contas, dentro do cadastro de configuração de contas para valores;

3 - Configurações Necessárias
Cadastro da Mercadoria no CIAP:

  • Os campos novos só serão preenchidos automaticamente pelo sistema em mercadorias incluídas após a atualização. As mercadorias já existentes apresentaram os campos, porem sem calcular.

Os campos serão preenchidos da seguintes forma:

  • Parcela integral: será o valor da somatória dos campos (Valor do crédito do imposto próprio + Valor do crédito do impostos de ICMS ST + valor do credito do imposto sobre Frete + Valor do crédito do imposto DIFAL),
    dividido pelo número de parcelas.

  • Curto Prazo: Será as o valor restante das 12 parcelas, onde será abatido mês a mês após os acabar o longo prazo.

  • Longo Prazo: Somatória das parcelas acima da 12ª, onde são consideradas longo prazo. Estás será abatido mês a mês o valor da parcela integral.

Dentro do cadastro da configuração de contas informada no cadastro do CIAP, deve ser informados as referidas contas na aba: "Contas contábeis >> Outros";

FISCO-653

Fiscal - Implementar Plugin para cálculo Informações Complementares de ST

1 - Objetivo
Atender o calculo das informações complementares conforme repassado pela consultoria do cliente.

2 - Alteração
Quando o plugin em questão estiver ativo:

  • Ajustado o cálculo do preenchimento do campo Valor Média ICMS-ST (C180) para que: Para todas as notas de determinado dia, o sistema busca na tabela PERSONICMSJUPEL, para a maior nota deste mesmo dia (em ordem decrescente pelo campo SEQUENCIA) o valor do campo ICMS. Posteriormente, multiplica este valor pela alíquota de ICMS interna da mercadoria (Conforme campo Aliquota ICMS no cadastro da mercadoria em questão), e o resultado, é atribuido para todas as notas deste dia, no campo Valor Média ICMS-ST.

Ajustado o preenchimento do campo Valor Unitário ST (C185, C330, C430, C480 e C815), para que preencher nas notas o valor constante no campo Valor Média ICMS-ST (C180), conforme a data, estabelecimento e Mercadoria;

  • Quando não houver registro na tabela C180, será considerado então o valor do dia imediatamente anterior;

  • Caso também não tenha, voltará no dia anterior ao anterior, e assim sucessivamente, até encontrar valor;

  • Caso não encontre nenhum valor no mês, ou seja, voltou até o dia 01 e não encontrou nenhuma nota de entrada, neste caso, será buscado na tabela PERSONICMSJUPEL, utilizando como filtro a data do último dia do mês imediatamente anterior, o estabelecimento e a mercadoria, em ordem decrescente (campo sequencia), e retornará o valor do campo ICMS do primeiro registro que encontrar. Posterior, multiplicar o valor deste campo pela alíquota de ICMS interna da mercadoria (Conforme campo Alíquota ICMS no cadastro da mercadoria em questão), e o resultado é atribuido para todas as notas deste dia.

Ajustado o cálculo do preenchimento do campo Valor Média FCP-ST (C180) para que:

  • Para todas as notas de determinado dia, o sistema busque na tabela PERSONICMSJUPEL, para a maior nota deste mesmo dia (ordenado em ordem decrescente pelo campo SEQUENCIA) o valor do campo ICMS. Posteriormente, multiplicado este valor pela alíquota de FCP interna da mercadoria (Conforme campo Alíquota FCP no cadastro da mercadoria em questão), e o resultado, é atribuido para todas as notas deste dia, no campo Valor Média FCP-ST.

Ajustado o preenchimento do campo Valor Unitário FCP ST (C185, C330, C430, C480 e C815), para que preencha nas notas o valor constante no campo Valor Média FCP-ST (C180), conforme a data, estabelecimento e Mercadoria;
Quando não houver registro na tabela C180, será então considerado o valor do dia imediatamente anterior;
Caso também não tenha, voltará no dia anterior ao anterior, e assim sucessivamente, até encontrar valor;

Caso não encontre nenhum valor no mês, ou seja, voltou até o dia 01 e não encontrou nenhuma nota de entrada, neste caso, será buscado na tabela PERSONICMSJUPEL, utilizando como filtro a data do último dia do mês imediatamente anterior, o estabelecimento e a mercadoria, em ordem decrescente (campo sequencia), e retornará o valor do campo ICMS do primeiro registro que encontrar. Posterior, multiplica o valor deste campo pela alíquota de FCP interna da mercadoria (Conforme campo Alíquota FCP no cadastro da mercadoria em questão), e o resultado, atribuído para todas as notas deste dia.

3 - Configurações Necessárias
O Plugin MEDIAAPURCOMPST estar com a opção igual a 2;

FISCO-647

Contábil - Criar Job para atualização das datas das contas contábeis para SPED

1 - Objetivo

  • Tornar o processo mais automático, para que as informações sejam atualizadas de forma constante, evitando necessidade de cálculo manual pelo usuário.

2 - Alteração

1 – Criar uma tarefa agendada do tipo JOB, tanto para Oracle quanto para Firebird, que possibilite a execução automática processo chamado PREPARA DATAS existente no sistema contábil.

2 - Esta tarefa será executada diariamente, em horário de madrugada, para todos os estabelecimentos da base de dados;

3 - Processo irá atualizar os registros de datas das contas analíticas e sintéticas, o qual servirá tanto para o SPED ECD, quanto para os Speds Fiscal e Contribuições.

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-643

Fiascal - Implementar validação para montagem campo IndAquis R-2055 para Reinf

1 - Objetivo
Implementar validação para montagem do campo Indicação de Aquisição (IndAquis) do registro R-2055, com a nova opção de situação "7 - Aquisição de produção de produtor rural pessoa física ou segurado especial para fins de exportação".

2 - Alteração
Criado a opção "E - Exportação" na aba Funrural da nota.
Criado layout de XML para envio das informações.

3 - Configurações Necessárias
Para enviar este registro o sistema segue as seguintes validações:

  • Valida quando o campo Participante do PAA for igual a “N” no cadastro do estabelecimento/e-Social/Reinf;

  • Quando a aquisição for de produtor rural Pessoa Física;

  • A Incidência do Funrural na NOTA estiver marcada com a opção E - Exportação.

FISCO-626

Ajustar casas decimais nos Lançamentos da Montagens

1 - Objetivo

  • Ajustar cálculos para que liste o saldo com a informação de 4 casas decimais após a vírgula, porém no lançamentos contábil arredonde.

2 - Alteração

-> Ajustada a tratativa dos cálculos internos, para que seja utilizado 4 casas decimais, a fim de evitar erros de arredondamento;

-> No momento da geração do lançamento, o sistema irá arredondar para duas casas para gerar o lançamento.

3 - Configurações Necessárias

  • Não.

FISCO-610

Implementar mensagem de erro na exportação patrimonial

1 - Objetivo
Incluir nova mensagem de erro quando o intervalo de datas por estabelecimento está bloqueado, validando exclusivamente para esse campo.

2 - Alteração
Ajustado a validação das datas do estabelecimento por estab e Centro de Custos, para que respeite as datas conforme informado.

3 - Configurações Necessárias
Somente que as informações a serem movimentadas/exportadas se encontrem dentro do intervalo de datas do estabelecimento e Centro de Custos, caso use-o.

FISCO-592

Corrigir Pré-Validação Sped contribuições documentos sem crédito

1 - Objetivo

  • Ajustar a pré-validação do sped contribuições, para que os documentos de entrada que não possuem créditos escriturados, sejam desconsiderados, não acusando
    erro de conta contábil.

2 - Alteração

  • Realizado ajuste na pré-validação do sped contribuições, para que desconsidere documentos que não possuam créditos escriturados na validação.

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-574

Fiscos - Implementar funcionalidade que permita o sistema trabalhar em duas telas

1 - Objetivo
Possibilitar ao usuário Arrastar o sistema de uma tela para outra, e trabalhar com o mesmo em telas adicionais, de forma simples.

2 - Alteração
Ajustado componentes do sistema para permitir trabalhar com mais de uma tela.

3 - Configurações Necessárias
Não há.

FISCO-537

Fiscal - Implementar processo de Ajuste do valor de Outras para os Segmentos B e D do GIAM-TO

1 - Objetivo

  • Possibilitar que o próprio sistema realize o controle do cálculo VALOR CONTÁBIL = BASE DE CÁLCULO + ISENTAS + OUTRAS, controle este que é exigido pelo validador da GIAM para os segmentos B e D.

2 - Alteração

1 - Na montagem do segmento "B" o campo "outras" será preenchido com a diferença do valor contábil - Base de Calculo - Isentas;

2 - Na montagem do segmento "D" o campo "outras" será preenchido com a diferença do valor contábil - Base de Calculo - Isentas;

3 - Os demais registros permanecem da mesma maneira que é atualmente;

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-525

Contábil - Gerar impostos apurados de IRPJ/CSLL na apuração do Lalur/Lacs

1 - Objetivo

  • Gravar na tela impostos apurados as informações geradas pelo processo do LALUR, possibilitando assim ao usuário emitir as guias de IRPJ/CSLL, quando este gerar
    impostos a recolher.

2 - Alteração

  • Quando gerado o processo de Apuração de IRPJ/CSLL, ao salvar o valor resultante da apuração de cada imposto, o mesmo será gravado na tela de "Impostos Apurados", seguindo as regras de preenchimento, para o mês e ano utilizados no cálculo;

  • Ao excluir a apuração, os impostos apurados referentes a ela também serão excluídos;

  • No campo "Data de Vencimento" será informada a data conforme dia de vencimento constante no cadastro configurado menu>>Cadastros>>Impostos>>Impostos, sendo mês e ano, subsequentes ao mês da apuração gravada, quando não existir dia informado na configuração citada, será informado por padrão o último dia do mês subsequente ao mês da apuração;

  • No campo "Base de Cálculo" para IRPJ, será informado o valor da tela de apuração, Cálculo de IRPJ código 1-Base de cálculo do Imposto de Renda, mesmo que negativa;

  • No campo "Base de Cálculo" para CSLL, será informado o valor da tela de apuração, Cálculo da CSLL código 2-Base de cálculo da CSLL, mesmo que negativa;

  • No campo "Valor do imposto no período" quando se tratar de IRPJ o sistema buscará a informação da Apuração IRPJ>>Calculo IRPJ>> 26-Imposto de renda devido no mês;

  • No campo "Valor do imposto no período" quando se tratar de CSLL o sistema buscará a informação da Apuração CSLL>>Calculo CSLL>> 18-CSLL devida no mês;

  • Nos campos "Multa" e "Juros" será informado valor = 0,00 na gravação;

  • No campo "Imposto acumulado anterior" será preenchido com o valor do "imposto do período" desta tela, referente ao mês anterior da apuração executada, quando este valor estiver entre R$ 0,00 e R$ 9,99. Caso o valor seja igual ou maior que 10,00 ou negativo este campo deve ser preenchido com 0,00;

-No campo "Valor acumulado" levará a somatória do campo "Valor do imposto no período" e "Imposto acumulado anterior" para cada imposto respectivamente;

Observações:

  • Quando Recalculada a Apuração de IRPJ/CSLL, será substituída as informações gravadas anteriormente com a mesma "Data final do período apuração" referente ao mês recalculado, inserindo novamente a nova apuração com seus respectivos saldos, sem interferir nos demais meses já gravados;

  • Ao clicar em buscar selecionado ou buscar imposto, o sistema irá verificar para o imposto em questão se já existe no mesmo período uma linha gravada na tela de impostos apurados. Caso positivo irá acusar mensagem "Existe guia apurado para o imposto e período em questão, os valores serão atualizados com o novo cálculo".

  • Na tala de apuração Lalur, quando o usuário recalcular um mês anterior aos já calculados, ao salvar, será apresentada uma mensagem de aviso
    "Será necessário recalcular os próximos meses, para que não haja divergência na ECF".

3 - Configurações Necessárias

  • O sistema deve conter um cadastro no menu Sped> ECF-Escrituração contábil fiscal>> 0000-Abertura e parâmetros do arquivo, para o periodo em questão;

  • O sistema deve conter um cadastro no menu Sped>Apuração do IRPJ/CSLL>> Configuração de contas, para o periodo em questão;

  • O sistema deve conter um cadastro no menu Sped>Apuração do IRPJ/CSLL>> Apuração, para o periodo em questão;

FISCO-506

Contábil - Implementar filtro de Centro de Custo na tela de Exclusão de Lançamentos em Massa

1 - Objetivo

  • Possibilitar ao usuário excluir lançamentos filtrando pelo Centro de Custo a débito e a Crédito, na mesma ideia das contas contábeis, já existente hoje.

2 - Alteração

  • Na rotina de exclusão de lançamentos, após seleção de qualquer campo "Cuja Origem Seja:" na tela seguinte, foram incluídos filtros com a informação Centro de Custos para contas de débito e crédito, não sendo obrigatório preenchimento dessa informação;

  • Abaixo do filtro "Contas Analíticas - Débito", foi incluído um campo idêntico, com o nome "Centros de Custos - Débito" e quando selecionado irá abrir uma tela com o mesmo formato de seleção das contas contábeis, porém listando as contas do plano de contas do centros de custos do estabelecimento;

  • Abaixo do filtro "Contas Analíticas - Crédito", foi incluído um campo idêntico com o nome "Centros de Custos - Crédito" quando selecionado irá abrir uma tela com o mesmo formato de seleção das contas contábeis, porém listando os contas do plano de contas do centros de custos do estabelecimento;

  • No campo "Os Seguintes Parâmetros Foram Definidos" serão apresentadas as informações dos centros de custos selecionados na mesma ordem dos campos, ou seja a informação do "Centros de Custos" abaixo das contas contábeis débito e crédito;

  • A seleção dos lançamentos irá respeitar os filtros também dos centros de custos juntamente com a combinação das contas contábeis, caso não encontre nenhum lançamento com as especificações informadas, será apresentada a mensagem que já existente atualmente;

  • Na tela de "Visualizar Lançamentos…" serão apresentados os lançamentos filtrados conforme as informações da tela anterior, e a exclusão seguirá o processo normal como já é feito;

  • Quando a empresa não utilizar lançamentos por centro de custos na configuração geral do estabelecimento, os campos de seleção de centros de custo, ficarão visíveis mas inativos;

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-476

Fiscal - Implementar Pré Validações para quantidades referenciadas x quantidade da nota no SPED ICMS/IPI

1 - Objetivo

  • Possibilitar ao usuário verificar se as quantidades lançadas nos documentos referenciados, fecham com os valores lançados no total da nota.

2 - Alteração

  • Implementada uma nova validação de documentos, mais especificamente nas pré validações SPED ICMS/IPI, para que o sistema compare as quantidades das mercadorias das notas referenciadas com as mercadorias lançadas na nota, e aponte possíveis divergências. A validação funcionará da seguinte forma:

-> Somente serão candidatas a esta pré validação, documentos de Entrada/Saída, que possuírem ao menos um registro em uma das seguintes abas: Documentos Fiscais Referenciados, ECF´s Referenciados e SAT´s Referenciados;
-> Além disso, nos registros de notas referenciadas, precisa estar preenchido o campo Mercadoria, para que seja possível comparar a mercadoria referenciada com a Mercadoria da nota;

  • Com as duas condições satisfeitas, o sistema irá verificar para cada mercadoria lançada na nota, se o campo quantidade, é igual a somatória de todas as quantidades, para a mesma mercadoria, dos registros contidos nas abas Documentos Fiscais Referenciados, ECF´s Referenciados e SAT´s Referenciados;

-> Caso a comparação feita seja igual (serão comparados apenas os valores inteiros, ou seja, serão desprezadas diferenças decimais), não será gerado inconsistência para a nota/Mercadoria em questão;
-> Caso haja diferença, será mostrado na tela de inconsistências a mensagem: Quantidade da Mercadoria da nota diverge das quantidades das notas Referenciadas.
-> Será apresentado a mensagem para cada mercadoria que possuir diferença, ou seja, se a nota possuir 10 mercadorias, e 5 delas tiverem diferença, a mesma nota listará 5 vezes na tela de inconsistência;
-> A pré validação será aplicada tanto em documentos de entrada, quanto documentos de saída;
-> Casos onde o documento fiscal referenciado/Sat Referenciado/ECF referenciado não possuírem mercadorias (campo vazio) não serão consideradas. No entanto, se entre todos os registros, um possuir mercadoria informada, esta será utilizada em comparação, podendo gerar erro ou não;

3 - Configurações Necessárias

  • Não há.

FISCO-186

Fiscal - Validar Configuração de Datas das analíticas na montagem do registro 0500 SPED ICMS/IPI

1 - Objetivo

  • Ajustar montagem do registro 0500, para que leve apenas as contas analíticas que estejam configuradas nas configurações de contas, e estas estejam nos respectivos registros do período informado.

2 - Alteração

  • Para a montagem das contas Sintéticas e Analíticas no registro 0500, o sistema inicialmente irá validar no período de geração do arquivo, os registros que possuem configuração de contas, montando as contas contábeis constantes nesta configuração;

Obs: Para verificar a movimentação, a conta precisa estar vinculada a uma configuração de contas para valores de uma nota que está sendo enviada no arquivo;

3 - Configurações Necessárias

  • Antes do envio do arquivo sped ICMS/IPI, deverá ser vereficado no cadastro da configuração de contas para valores, se a conta contábil está vinculada aos registros utilizados.