Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

...

Note

O campo deve ser criado nas tabelas U_SIGAFRANCFG, ORDEMPRODCAB_U, U_SIGAITEMAGRO, se não for criado, não deve prosseguir.

Após a criar os campos BATELADANOVA, será necessário realizar o seguinte script BATELADANOVA.SQL

View file
nameBATELADANOVA.SQL

Acessar o Viasoft3C e ajustar os campos Quantidade (QUANTPORBAT) de inteiro para Real 14 nas tabelas Opr_Ordem_Producao e Opr_Ordem_Premix.

Tabela Opr_Ordem_Producao.

...

Tabela Opr_Ordem_Premix.

...

Note

Após efetivar alterações na modelagem do banco de dados, ir no Person3c, aplicar as alterações nas 3 tabelas citadas anteriormente.

Criação do Index e Triggers

Para criação do index executar o comando a seguir:

Code Block
CREATE INDEX IDX_SIGALOGORIGEM ON U_SIGAFRAN_LOG (ORIGEM DESC);

Executar a criação das triggers no banco correspondente.

Oracle

Code Block
CREATE OR REPLACE TRIGGER TRG_ITEMPRODCAB_DEL
AFTER DELETE ON ITEMPRODCAB
FOR EACH ROW
BEGIN
DELETE FROM ITEMPRODCAB_U WHERE ESTAB = :OLD.ESTAB AND SEQUENCIA = :OLD.SEQUENCIA;
END;
Code Block
CREATE OR REPLACE TRIGGER TRG_U_SIGAFRANCFG_ID
BEFORE INSERT ON U_SIGAFRANCFG
FOR EACH ROW
Declare
nID Integer;
begin
SELECT COALESCE(MAX(U_SIGAFRANCFG_ID), 0) + 1 INTO nID FROM U_SIGAFRANCFG;
:NEW.U_SIGAFRANCFG_ID := nID;
END;
Code Block
CREATE OR REPLACE TRIGGER TRG_U_SIGAFRAN_LOG_ID
BEFORE INSERT ON U_SIGAFRAN_LOG
FOR EACH ROW
begin
:NEW.U_SIGAFRAN_LOG_ID := GEN_SIGAFRANLOG_ID.NextVal;
:NEW.DTLOG := CURRENT_TIMESTAMP;
END;

Firebird

Code Block
CREATE OR ALTER TRIGGER TRG_ITEMPRODCAB_DEL FOR ITEMPRODCAB AFTER DELETE
AS
begin
DELETE FROM ITEMPRODCAB_U WHERE ESTAB = OLD.ESTAB AND SEQUENCIA = OLD.SEQUENCIA;
END;
Code Block
CREATE OR ALTER TRIGGER TRG_U_SIGAFRANCFG_ID FOR U_SIGAFRANCFG BEFORE INSERT
AS
begin
NEW.U_SIGAFRANCFG_ID = (SELECT COALESCE(MAX(U_SIGAFRANCFG_ID), 0) FROM U_SIGAFRANCFG) + 1;
END;
Code Block
CREATE OR ALTER TRIGGER TRG_U_SIGAFRAN_LOG_ID FOR U_SIGAFRAN_LOG BEFORE INSERT
AS
begin
NEW.U_SIGAFRAN_LOG_ID = (SELECT NEXT VALUE FOR GEN_SIGAFRANLOG_ID FROM RDB$DATABASE);
NEW.DTLOG = CURRENT_TIMESTAMP;
END;

Atualização de versões antigas

Para cliente com uma versão muito antiga do sigafran, após a configuração de todos os passos do manual, se continuar com problemas, é possível refazer os dados base do plugin executando listados. Estes deletes devem ser executados em último caso, a configuração de quais arquivos devem ser exportados será perdida, sendo necessário abrir o VPI de configuração e selecionar apenas as necessárias.

  • Apenas em caso de erro:

Code Block
DELETE FROM U_VINCULOAGROSIGA;
DELETE FROM U_SIGAEXPORTACAO;
DELETE FROM U_COLUNASSIGAFRAN;
DELETE FROM U_TABELASSIGAFRAN;
  • Executar o script Script insert.SQL.

View file
nameScript insert.SQL

  • Apenas se a generator GEN_SIGAFRANLOG_ID não existir.

Oracle

Code Block
DELETE FROM U_SIGAFRAN_LOG;
CREATE SEQUENCE GEN_SIGAFRANLOG_ID START WITH 1 INCREMENT BY 1;

Firebird

Code Block
DELETE FROM U_SIGAFRAN_LOG;
CREATE SEQUENCE GEN_SIGAFRANLOG_ID
SET GENERATOR GEN_SIGAFRANLOG_ID TO 0;
  • Atualizar a trigger: TRG_U_SIGAFRAN_LOG_ID.

Code Block
UPDATE CONTAMOV_U SET EXPSIGAFRAN = 'S' WHERE EXPSIGAFRAN IS NULL;
  • Atualizar a consulta personalizada: SEL_SIGAEXPCLIENTE.

View file
nameSEL_SIGAEXPCLIENTE.SQL

  • Atualizar a consulta personalizada: SEL_SIGAEXPFORNECEDOR.

Firebird

View file
nameSEL_SIGAEXPFORNECEDOR_Firebird.SQL

Oracle

View file
nameSEL_SIGAEXPFORNECEDOR_Oracle.SQL

Modelo Operacional

A utilização do plugin está separada em duas etapas, configuração e execução.

Configuração (VPI)

A configuração do plugin pode ser acessada através do módulo Viasoft3c » Plugins » Configuração Sigafran.

...

Na configuração do plugin, é possível definir as configurações para cada estabelecimento, sendo que permite apenas uma configuração por estabelecimento. Sendo que as configurações de Natureza de Operação, Setor e Local de Estoque, são importantes para definir como o sistema deve tratar os dados durante o processamento.

O Tipo de Integração e as configurações dos layouts de Importação e Exportação são únicos, independente do estabelecimento selecionado. É possível definir no Tipo de Integração, se funcionará com integração em Arquivo ou Banco a Banco.

  • Para integração em Arquivo, utiliza-se os diretórios informados na configuração do estabelecimento para importar e exportar os dados.

  • Para integração Banco a Banco, segundo documentação fornecida, deve ser configurado o usuário Integracao com senha SigaDBIntegracao, na configuração do plugin.

...

Para integração Banco a Banco, verificar se a instância do banco SQL Server está configurada para permitir conexão externa.

Info

Observação: Caso na configuração de importação exista duas vezes o mesmo registro configurado, como era instruído na versão anterior do plugin, deve ser excluída a configuração em
duplicidade.

...

Execução da Integração (EXE)

O executável Sigafran.exe é responsável por realizar as etapas de importação e exportação de dados. Sendo que o processo de exportação é manual, já o processo de importação ocorre automaticamente, conforme configurado.

...

Para realizar a exportação dos dados, é possível selecionar pelas checkbox qual(is) conteúdo(s) deseja exportar do Agro3C. Pressionando o botão Carregar Dados. O executável fará
uma carga dos registros do banco de dados do sistema Agro3C para a tela, conforme selecionado as checkbox de exportação anteriormente. Depois disso ainda é possível selecionar registros
específicos que deseja ser exportados. Por fim, ao clicar no botão Exportar, o sistema fará a exportação dos dados selecionados, conforme definido pelo tipo de integração.

Os arquivos serão gerados conforme a configuração definida para cada arquivo em Viasoft3c » Plugins » Configuração Sigafran.

Para realizar a importação dos dados, clique no botão Iniciar, para iniciar o processo de importação dos dados do Sigafran para o Agro3C, sendo que o processo será executado novamente
conforme o intervalo configurado. Este processo se repete até que seja interrompido, clicando em Parar.

Existe também a opção para iniciar o processo automaticamente ao abrir o plugin Sigafran.exe.

A importação dos dados ocorrerá conforme a configuração realizada em Viasoft3c » Plugins » Configuração Sigafran.

Na guia Ocorrências, é possível consultar os logs gerados durante a importação e exportação de dados. Sendo que se a opção para atualizar a lista de log automaticamente estiver marcada, ao realizar uma importação ou exportação, caso venha ocorrer alguma inconsistência no processo, será carregada automaticamente para conferência. É possível também realizar a consulta de logs em um intervalo de datas, porém é necessário que o processo de importação esteja parado.

Produção de Blend (VPI)

Para pode utilizar o VPI de calculo de quantidade do Blend, copie o arquivo SigafranBlend.VPI para a pasta de plugins do sistema, normalmente C:\Viasoft\Plugins. Depois na pasta raiz do sistema, normalmente C:\Viasoft, verifique se existe o arquivo VsDll.ini, se existir, edite o arquivo e adicione as linhas a baixo. Caso não existir, criar o arquivo e adicionar as linhas:

VsDll.ini

Code Block
[SigafranBlend_CalcularQuantidadeItemSigafran]
SigafranBlend.vpi=CalcularQuantidadeItemSigafran

O plugin de blend é aberto ao realizar uma Ordem de Produção onde o Setor da produção seja Premix, sendo que o campo Premix é um campo personalizado no cadastro de Setores. Nessas condições, ao preencher o Setor na ordem de produção ou clicar no botão incluir PA, se o setor informado estiver marcado como Premix, será aberta a tela do plugin.

...

No plugin, o usuário selecione um produto produzido e informa a quantidade para produzir. Ao clicar em Executar, o plugin ira adicionar a Ordem de Produção o item selecionado, onde a quantidade do Item será o resultado da quantidade Informada no plugin multiplicada pela Batelada, ou seja, considerando um item com a batelada de 2000, se informar a quantidade 50, seria criado um PA com 100,000.

Considere que a batelada será carregada com a sequência: Batelada informada na ordem de produção, batelada configurada para o item selecionado, batelada configurada no plugin. Se nenhuma configuração da batelada for localizada, assume 1 (um) para não zerar a quantidade.

Parâmetros de inicialização

Plugin (EXE)

Atualmente, existem dois parâmetros que podem ser definidos no plugin em casos onde seja necessário. Estes parâmetros devem ser utilizados apenas para fins de análise de algum problema.
Para adicionar os parâmetros ao executável do plugin, crie um atalho para o executável do plugin. Clique com botão direito do mouse sobre o atalho e selecione Propriedades, na guia Atalho
no campo destino adicione ao final um espaço após o .exe.

Depois do espaço pode ser inserido os comandos, sempre seguidos por espaço:

  • TIMER=XXXX: este parâmetro sobrescreve o intervalo entre uma execução e a outra quando iniciada a importação automática. Sendo que deve ser trocado o X por um número em mile segundos, ou seja, cada 1000 (mil) representa 1 (um) segundo;

  • LOG=“c:\viasoft\plugin\log_siga”: Quando este parâmetro estiver definido, será gerado no diretório informado, um arquivo com os comandos executados no banco de integração do sigafran (SQL Server). Também será gerado um log com os passos da execução da integração.

Note

Atenção, a pasta informada deve ter permissão de leitura e escrita para todos os usuários para não gerar erro de acesso ao tentar gerar o log;

Exemplo de configuração dos parâmetros com intervalo de 2 (dois) segundos e a saída de log na pasta C:\Log:

...

Nenhum parâmetro é obrigatório, podendo ser informado apenas um ou outro, porém se informado um parâmetro este deve ser informado por completo (nome=valor). A ordem dos parâmetros não interfere na configuração.

Ajuste na modelagem do banco

Para as tabelas que possuem colunas personalizadas será necessário acessar o Person3C e adicionar a seguinte coluna.

Tabelas

U_SIGAFRANCFG ORDEMPRODCAB_U U_SIGAITEMAGRO.

Coluna

BATELADANOVA

Tipo

Número 14 inteiras e 4 decimais

...

Info

Obs. O campo deve ser criado nas tabelas U_SIGAFRANCFG, ORDEMPRODCAB_U, U_SIGAITEMAGRO, se não for criado, não deve prosseguir.

Após a criar os campos BATELADANOVA, será necessário realizar o seguinte script.

Code Block
UPDATE ORDEMPRODCAB_U SET BATELADANOVA = BATELADA;
UPDATE U_SIGAITEMAGRO SET BATELADANOVA = BATELADA;
UPDATE U_SIGAFRANCFG SET BATELADANOVA = BATELADA;
Code Block
ALTER TABLE ORDEMPRODCAB_U DROP COLUMN BATELADA;
ALTER TABLE U_SIGAITEMAGRO DROP COLUMN BATELADA;
ALTER TABLE U_SIGAFRANCFG DROP COLUMN BATELADA;
Code Block
DELETE FROM PCOLUN_U WHERE TABELA = 'ORDEMPRODCAB_U' AND COLUNA =
'BATELADA';
DELETE FROM PCOLUN_U WHERE TABELA = 'U_SIGAITEMAGRO' AND COLUNA =
'BATELADA';
DELETE FROM PCOLUN_U WHERE TABELA = 'U_SIGAFRANCFG' AND COLUNA =
'BATELADA';
Code Block
ALTER TABLE ORDEMPRODCAB_U RENAME COLUMN BATELADANOVA TO
BATELADA;
ALTER TABLE U_SIGAITEMAGRO RENAME COLUMN BATELADANOVA TO
BATELADA;
ALTER TABLE U_SIGAFRANCFG RENAME COLUMN BATELADANOVA TO BATELADA;
Code Block
UPDATE PCOLUN_U SET COLUNA = 'BATELADA',
CHAVEREL = 'BATELADA' 
WHERE TABELA = 'ORDEMPRODCAB_U' 
AND COLUNA = 'BATELADANOVA';
Code Block
UPDATE PCOLUN_U SET COLUNA = 'BATELADA',
CHAVEREL = 'BATELADA' 
WHERE TABELA = 'U_SIGAITEMAGRO' 
AND COLUNA = 'BATELADANOVA';
Code Block
UPDATE PCOLUN_U SET COLUNA = 'BATELADA',
CHAVEREL = 'BATELADA'
WHERE TABELA = 'U_SIGAFRANCFG' 
AND COLUNA = 'BATELADANOVA';

Acessar o Viasoft3C e ajustar os campos Quantidade (QUANTPORBAT) de inteiro para Real 14 nas tabelas Opr_Ordem_Producao e Opr_Ordem_Premix.

Tabela Opr_Ordem_Producao.

...

Tabela Opr_Ordem_Premix

Após efetuar alterações na modelagem do banco de dados, ir no Person3c, aplicar as alterações nas 3 tabelas citadas anteriormente.