MÓDULO
PSArmazenadora
...
Para Acessar a rotina basta logar no módulo PS Armazenadora e no menu processos>> processo>> Operação Dutoviário.
...
Será iniciada a rotina, oferecendo opções de filtros para a busca de processos de bombeamento previamente cadastrados, juntamente com a opção de inclusão de um novo processo de bombeamento.
...
É possível realizar a busca de processos de bombeio cadastrados utilizando os filtros de intervalo de datas disponíveis na rotina:
...
, esse filtro localiza os bombeio cadastrados com data de hora inicio da operação informado no filtro:
...
Obs. Se o cadastro de bombeio não foi informado o campo Data/Hora de inicio da operação e foi salvo o cadastro, ao utilizar o filtro de intervalo de datas informando a data esse cadastro não será exibido, pois não foi informado a data de inicio da operação.
Já o filtro Situação, pode ser utilizado para localizar os bombeios cadastrados no sistema com a situação selecionada:
...
Incluindo um novo processo de bombeio.
...
Congenere: Campo disponível para busca rápida onde deverá ser informado a pessoa Congenere solicitante do produto.
Produto: Produto que a congenere solicitou.
Tanque: Tanque a qual será enviado o produto solicitado pela congenere.
QTDE Esperada: Quantidade esperada que a congenere solicitou.
Solicitante: Campo livre de preenchimento.
Vol. Ambiente Recebido: Campo será preenchido automaticamente pelo sistema logo após a etapa de análise química e rateio ser concluída. O cálculo desse campo estará descrito na parte que explica sobre o rateio, pois basicamente será o mesmo valor apresentado no campo “Litros Amb. Rec.” do grid do rateio.
Vol. 20°C Recebido: Campo ampo será preenchido automaticamente pelo sistema com o cálculo realizado conforme a quantidade de rateio e o fato de correção da análise química do tanque do produto. Val. Recebido X Fato de correçãologo após a etapa de análise química e rateio ser concluída. O cálculo desse campo estará descrito na parte que explica sobre o rateio, pois basicamente será o mesmo valor apresentado no campo “Litros 20° Rec.” do grid do rateio.
Diferença (PerdaSolicitado/SobraRecebido): Diferença calculada com a quantidade esperada menos o volume recebido.
Diferença 20°C: Será o cálculo da Diferença (Solicitado/Recebido) convertido a 20° (Diferença X Fator de Correção disponível no grid da análise química).
Num. Ordem Operação: Após a conclusão da Ordem de operação caso tenha a informação no campo Nro. Ordem, será trazido essa informação para o bombeio:
Print da Ordem de operação:
...
print do bombeio com vínculo a essa ordem:
...
Cód. Ordem Op.: Após o processo de bombeio ser concluído e a ordem de operação gerada, será feito o vínculo entre o bombeio e a ordem, esse campo será responsável por mostrar a ID da ordem de operação vinculado ao bombeio.
...
Gerar Ordem de Operação: Botão Responsável por gerar a ordem de operação, só é possivel gerar uma ordem de operação para um bombeio com a situação Concluída.
Obs. Ao gerar a Ordem de operação o processo de Gerar ordem de operação não teve alteração, ou seja, continua sendo o mesmo processo, com as mesmas validações existentesalterações.
Não é possível gerar mais de uma ordem para o mesmo registro de solicitação de produto.
Num. Ordem Operação: Numero da Ordem de operação vinculada ao processo de bombeio.
...
Após o Bombeio ser concluído é possível reabrir o mesmo pelo botão “Reabrir Bombeio”:
...
Após feita a solicitação do produto e a refinaria sinalizar que o processo de bombeio será liberado, deverá ser feito a medição dos tanques antes do processo de bombeio iniciar, para isso basta clicar no botão Incluir no Grid de Medição do Tanque.
...
Medição: Indicar se a medição a ser cadastrada é antes ou depois do bombeio.
Tipo: Sempre será criada uma leitura do tipo controle, essa informação indicada aqui no processo do bombeio irá alimentar as leituras de tanques da rotina Cadastros Específicos>> Tanques>> Leitura, sempre com o tipo controle.
Data/Hora: Data e hora realizada a medição no tanque.
Tanque: Tanque da medição.
Altura Cm: Altura medida no tanque, em CM.
Temp. amostra: Temperatura medida na amostra.
Densidade: Densidade medida na amostra realizada.
Temp. MédiaTanque: Temperatura média do tanque.
Volume: Volume disponível no tanque no momento da medição, campo será preenchido automáticamente, conforme informações de altura medida com as leituras anteriores do tanque.
...
Esse processo ocorre igualmente é na rotina de cadastro de leitura de tanques.
Volume 20°: volume do tanque convertido a 20° conforme fator de conversão calculado pelo sistema, levando em conta a temperatura, densidade e altura da trena.
...
Após ser iniciado o processo de bombeio, a situação do bombeio deve ser alterada para “em Execução”, e é preciso realizar o acompanhamento do bombeio bem como as medições. Para isso temos disponível o Grid de Medição de Bombeio para registrar essas informações do acompanhamento do processo.
...
Esse Grid será responsável por registrar as medições de bombeio realizada durante o processo de escoamento dos combustíveis pelos Dutos. Dispõe dos seguintes campos para preenchimento:
Obs. Campos em negrito precisam ser preenchidos manual.
Data/Hora: Data e hora da medição do bombeio.
Produto: Produto correspondente a medição.
Medição (mmcm): medição realizada em milímetrosCentimetros.
Volume (L): Volume em litros. Campo será calculado Automáticamente igualmente é na rotina de leitura do tanque.
Recebido (Vazão): Informação por parte da aferição sobre a quantidade de volume recebido, campo será calculado automáticamente conforme horario e medição informada.
Expedido (Vazão): Informação por parte da refinaria para enviar a armazenadora sobre qual foi a quantidade que saiu do Ponto A no mesmo período de tempo.
Diferença (Vazão): Diferença da informação entre expedido e recebido.
Volume Acumulado: É calculado automáticamente pelo sistema. Para este campo precisamos da informação da primeira medição, com isso utiliza-se o volume L e subtrai do volume acumulado anterior, chegando ao volume que foi acumulado entre a primeira medição e a medição atual. Exemplo:
...
Saldo a Receber: Campo calculado automáticamente pelo sistema. Para este campo precisamos da informação do volume programada. com isso utiliza-se o volume atual e subtrai-se, chegando ao volume que é programado a ser recebido. Saldo a Receber = Volume Programado - Volume
Data/Hora Prev. Encer.:
Densidade:
Temperatura:
Densidade 20°C:
Densidade 20°C Refinaria:
Nesse Grid deverá ser informado todas as medições realizadas, se tiver mais de um produto envolvido na solicitação este deverá ser informado conforme suas respectivas medições.
...
Produto: Campo não editável, informação de produto direcionado no momento da solicitação do produto.
Tanque: Campo não editável, informação de tanque do produto direcionado no momento da solicitação do produto.
Volume Ambiente: Total do volume ambiente recebido do produto.
Temperatura Amostra: Temperatura da amostra utilizada para a avaliação química.
Temperatura Tanques: Temperatura do Tanque em que houve o processo de bombeio.
Densidade Amostra: Densidade da amostra coletada.
Densidade 20C°: Densidade do produto convertido para 20 °C calculado pelo sistema.
Fator de Correção: Fator de correção calculado pelo sistema.
INPM: Fator de conversão caso o produto seja álcool, calculado pelo sistema.
Volume 20°: Volume convertido a 20° conforme o fator de correção.
Volume Ambiente Origem: Volume enviado pela refinaria na sua quantidade total de origem.
Volume 20° Origem: Volume Ambiente convertido a 20° conforme fator de correção calculado.
Diferença Origem: Diferença da quantidade enviado pela refinaria e recebida durante a operação (Volume Ambiente-Volume Ambiente Origem).
Obs. Esse Grid segue a mesma lógica do processo de análise química da rotina de ordem de operação.
...
Após a análise química realizada, precisa ser feito o processo de rateio dos produtos, para então ser alimentado corretamente os campos de Vol. Ambiente Recebido, Vol 20°C Recebido e Diferença(Perda/sobra) do Grid de solicitação de Produto.
...