Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Este documento tem como finalidade orientar os usuários e administradores da conta OCI da Viasoft a utilizarem corretamente o padrão de tags estabelecido pelo setor FinOps para as tags de rastreamento de custo dos recursos.

\uD83D\uDCD8 Instruções

Primeiramente o taggeamento deve ser realizado assim que os recursos forem criados. Há uma ressalva para os recursos que não suportam tags. Todos devem seguir o padrão vigente e as últimas versões. 

Para que possamos rastrear melhor os custos de cada vertical e apontar melhor os responsáveis, de acordo com o tipo de custo e cobrança, elaboramos um padrão que define o custo de cada recurso, bem como seu setor e identificação do mesmo. Desta forma, temos detalhadamente o que cada setor consome, a fim de que possamos melhorar métricas relacionadas ao uso da nuvem por cada um deles seguindo os princípios da cultura FinOps.

Inicialmente, os namespaces foram definidos com o propósito de definir o tipo de custo a ser nomeado. Os namespaces são originalmente escritos com a inicial em caixa alta e a segunda palavra sem espaços também com caixa alta.

Atualmente temos:
1- CustoRateado: o custo rateado é composto por valores decorrentes do consumo de cada cliente a um determinado serviço comum. Cada cliente é cobrado por sua parte proporcional ao uso registrado no mês;

2- CustoExterno: o custo externo refere-se a valores de origem externa a Viasoft, ou seja, todo custo cujo o responsável pelo pagamento é o cliente, será categorizado em custo externo. 

3- CustoInterno: diz respeito a custos de serviços internos, seja da Viasoft ou de clientes, mais especificamente a sistemas e suporte.

A sintaxe que definimos para o namespace segue sendo:

CustoOrigem 

Já as chaves, definimos como o sendo o nome da tag para qualificar o custo que nomeamos, ou seja, definir a qual setor se refere o custo nomeado anteriormente. Em cada namespace existem chaves específicas, pertencente somente a um namespace específico, por exemplo: no namespace CustoInterno temos as chaves: Vertical e Viasoft. Atualmente as chaves são escritas com a inicial em caixa alta e a segunda palavra sem espaços também com caixa alta.

Em CustoRateado, temos a seguinte chave:

1- Categoria: que descreve o tipo de serviço a ser cobrado, ele é especificado posteriormente no Valor da tag. 

Em CustoInterno temos as chaves:

1- Vertical: que descreve todo custo relacionado a vertical correspondente, sendo especificada posteriormente pelo Valor da tag que apontará o responsável pelo custo.

2- Viasoft: especifica todo custo cujo responsável é a Viasoft. Esta chave tem um valor obrigatório e único chamado VIASOFT

Já em CustoExterno:

1- Cliente: referente a todo custo cujo responsável é o cliente, esta chave é posteriormente especificada por um Valor livre, ou seja, pode conter qualquer tipo de valor. 

2- Modalidade: serve para especificar a modalidade Multiclient, Dedicado e Compartilhado para clientes que assim optaram. E posteriormente descritos obrigatoriamente pelos valores: MULTICLIENT, DEDICADO e COMPARTILHADO.

4- Vertical: refere-se às verticais de custo externo e posteriormente é identificado pelos valores obrigatórios: AGROTITAN, CONSTRUSHOW, PETROSHOW, VIASUPER ou FORLOG

Definimos a sintaxe das Chaves de Tag como:

 

Descricao

Os valores da tag irão identificar os responsáveis pelo custo escrevendo o nome correspondente. Por exemplo: CustoExterno.Cliente:TURI, neste exemplo o nome do responsável pelo custo externo é o cliente TURI. Para cada chave existem valores específicos pré definidos ou que podem ser atribuídos exclusivamente à elas com regras específicas. Os valores de tag são sempre escritos em caixa alta.

Na chave Cliente o valor a ser definido é livre, uma string. No entanto, deve conter o nome ou a sigla correspondente ao cliente. Ou seja, não há nenhuma predefinição. 

Os valores devem ser preenchidos corretamente de acordo com a predefinição estabelecida, que descreva corretamente o responsável pelo custo, sua identificação e origem. 

Definimos a sintaxe do valor da tag como:

IDENTIFICACAO

A sintaxe das tags deve atender ao seguinte formato:

CustoOrigem.Descricao:IDENTIFICACAO

Caso haja alguma particularidade e as definições estabelecidas não se aplicarem ao que eventualmente for criado. Entrem em contato com a equipe FinOps.