Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

...

  1. 1 – Acesso ao cadastro de classificações fiscais: Antes de iniciar o lançamento da importação, realizar o cadastro de todas as Classificações Fiscais/NCM utilizadas na importação. Módulo Estoque > Cadastros > Produtos > Classificações fiscais

     

     

    2 – Cadastrar/Editar uma classificação fiscal: Clique no botão de Incluir, caso ainda não possua a classificação fiscal desejada no sistema. Caso a classificação já esteja cadastrada, apenas acesse o cadastro da mesma.

     

     

    3 – Configurar classificação fiscal: Informar alíquota de IPI e de Imposto de Importação de cada classificação fiscal utilizada, Salvar.

     

     

     

    4 – Vincular a Classificação fiscal ao cadastro do produto: Acessar o cadastro do produto

     

     

    Vincular a classificação fiscal cadastrada para o item na aba Adicional, campo Classificação fiscal, caso ainda não esteja informada

     

     

    5 – Realizar a parametrização dos impostos: Será necessário parametrizar o sistema de acordo com os impostos que deverão ser calculados na importação. É possível realizar esse processo dentro do cadastro do produto, alimentando as informações da aba Adicional, relacionadas a impostos de ICMS, IPI, CST/CSOSN, Pis/Cofins e Substituição tributária, juntamente com os já preenchidos dentro da Classificação fiscal, mencionados anteriormente

     

     

    No entanto essa opção não costuma ser utilizada, pois não permite trabalhar com maiores variações entre os impostos, definir o que deve somar ou deduzir entre eles, por exemplo. O recomendado é realizar a configuração da tributação.

     

    Ainda na aba Adicional do cadastro do produto, existe o campo Tributação, o qual deverá ser informada uma tabela de tributação correspondente as operações que serão realizadas com este item. É possível consultar ou cadastrar uma nova tributação clicando no campo e apertando as teclas F3 e F4

     

      

    Ou acessar o menu Empresas > Impostos > Configura tributação

     

     

    Serão apresentadas as tabelas de tributação já cadastradas no sistema, você deverá acessar a configuração correspondente à tabela informada dentro do cadastro do produto, conforme já informado anteriormente, ou incluir uma nova, se for o caso.

     

     

     

    Dentro da tabela de tributação deverá ser feita a parametrização dos impostos de acordo com a natureza de operação e demais variáveis

     

     

    Deverá ser dada uma atenção aos campos relacionados aos impostos de entrada e importação, que constarão no grupo de colunas Utilizar na cor marrom.

     

     

     

    Para conferir como preencher a tributação, acesse o manual de Configuração de tributação através do link a seguir:

     

    Agora já podemos incluir a importação!

     

    6 – Lançamento da importação: Para realizar a inclusão de uma Importação, acesse o módulo Estoque > Compras > Importação

     

     

     

    Clique no botão de Incluir

     

     

    Na sequência podemos dar andamento no preenchimento dos dados necessários. Todas as informações estarão nos documentos de importação que irão receber do despachante. Segue descrição de cada campo para melhor entendimento:

     

    Nº da Importação: Informe o número do documento de importação ou mantenha o número sequencial trazido pelo sistema.

    Data de Emissão: Corresponde à data de emissão do documento. É inicializada com a data atual do sistema, altere-a caso ache necessário. Este campo será levado para a Nota Fiscal de Entrada no momento da geração da Nota.

    Data de Entrada: A data de entrada é inicializada com a data atual do sistema, altere-a caso ache necessário. As movimentações de Estoque são registradas de acordo com esta data. É possível fazer importações com data de entrada retroativa, isto implicará em um lançamento retroativo no Estoque além do recálculo do Custo Médio dos produtos da Importação. Este campo será levado para a Nota Fiscal de Entrada no momento da geração da Nota.

    Fornecedor: Código do fornecedor com o qual será registrada a Importação. Este fornecedor já deverá ter sido cadastrado no Cadastro de Fornecedores. Para consulta dos fornecedores pode-se utilizar as teclas F3, F4 ou então o botão de consulta encontrado do lado direito do campo Fornecedor.

    Lembrar de informar a UF do fornecedor como EX – Exterior.

    Natureza de Operação: Deve ser informada uma natureza de operação cujo tipo seja entrada, com CFOP de importação de acordo com o cadastro da empresa e do fornecedor informado.

    Chave de acesso: Para casos onde a nota fiscal já tenha sido emitida pelo fornecedor e seja necessário somente dar a entrada no sistema, então pode ser informada a chave de acesso da nota.

     

     

    Na aba de Produtos deverão ser preenchidos os dados da Declaração de Importação:

     

    Nº DI: Número da declaração de importação, que constará no documento de importação

    Reg DI: Data de registro da declaração de importação

    Desemb: Data de desembarque dos produtos

    UF Desemb: Estado de desembarque

    Nº LI: Número da Licença de importação, caso houver

    Local Desemb: Cidade de desembarque dos produtos

    Cotação: Cotação da moeda estrangeira

    Número: Número da adição à qual pertence o item que está sendo lançado no grid, sendo necessário alterar o número da adição e peso conforme a necessidade durante o lançamento dos produtos.

    Peso: Peso total da adição informada

    Tp Transp: Tipo de transporte realizado: 01-Marítima, 02-Fluvial, 03-Lacustre, 04-Aérea, 05-Postal, 06-Ferroviária, 07-Rodoviária, 08-Conduto/Rede Transmissão, 09-Meios próprios e 10-Entrada/ Saída ficta

    O botão de Replicar DI serve para atualizar as informações de todos os itens do grid para que fiquem de acordo com o informado nos campos já mencionados acima, quando alterada alguma informação, deverá ser clicado no respectivo botão

     

    Após preencher os dados acima, já poderão ser lançados os produtos na importação.

    Será possível lançar por código interno do item, informando no campo Produto na aba 1 – Descrição do Produto

     

     

    Na digitação por código interno é possível consultar os produtos cadastrados apertando as teclas F3, F4 ou pelo botão de consulta encontrado do lado direito do campo Produto. É possível também, dar entrada de um produto utilizando a embalagem associada ao seu cadastro. O campo para digitação da embalagem só será habilitado caso haja pelo menos uma embalagem associada ao produto.

     

    Veja mais sobre Cadastro de embalagens no link a seguir:

     

     

    Quantidade: Informe a quantidade a ser importada, observando que quando informada uma embalagem estará se referindo a quantidade de embalagens e não a quantidade individual do item.

     

    Valor Unitário:  Informe o valor de cada unidade do produto importado conforme o destaque na nota fiscal do fornecedor. Se o produto for tributado pelo IPI, informe o valor sem o IPI para que o sistema efetue o cálculo conforme a configuração já cadastrada anteriormente.

     

    Ou também poderão ser lançados os itens através de leitura de código de barras, clicando na aba 2 – Código de barras, desde que os códigos de barras estejam devidamente informados dentro dos cadastros dos itens no sistema.

     

     

    Na aba Dados Adicionais, serão apresentados os seguintes campos:

     

    Tot. Produt. (s/IPI): Digite neste campo o valor constante no campo "Total dos Produtos" da nota fiscal, somente quando houver na nota valor de Frete. Sem este valor o sistema não poderá efetuar o rateio do valor do frete para o custo de aquisição dos produtos ou a soma à base de cálculo de alguns impostos onde este valor é exigido. Atenção! Só digite este valor quando houver valor de frete lançado no campo "Frete". 

    Acréscimo: Caso exista valor de acréscimo financeiro destacado na nota fiscal do fornecedor, digite neste campo. Este valor será somado ao total da Importação.

    Frete/CTRC: Informe o valor do frete cobrado pelo fornecedor, destacado na nota fiscal, caso possua CE destacado, deverá ser somado ao valor do frete.

    Quando a opção CTRC estiver desmarcada e for informado valor no campo Frete, a rotina de importação identificará que este valor foi destacado na nota fiscal do fornecedor e, portanto somará este valor no total da importação.

     

    Quando a opção CTRC estiver marcada, a rotina de importação identificará que este valor é referente a um conhecimento de transporte e fará o rateio deste valor em proporção ao valor total de cada produto da nota mas "não" somará este valor ao total da importação nem fará o rateio na base de cálculo de impostos.

     

      

    Seguro: Informe o valor do seguro referente à mercadoria, que foi destacado na nota fiscal.

    Despesas acessórias: Custos adicionais podem ser informados nesse campo, o valor informado sempre irá somar no total da nota e na configuração de tributação pode ser definido se somará na base de cálculo de alguns impostos.

    Desconto: Digite neste campo o valor de desconto dos produtos, caso tenha sido destacado na nota fiscal do fornecedor.

     

     

     

    Taxa Siscomex: Essa taxa é devida ao ato de registro da Declaração de Importação (DI) no SISCOMEX, informar o valor de acordo com o especificado no documento.

    Imp. Importação: Será possível informar o valor manualmente ou informar a alíquota do imposto de importação dentro da classificação fiscal vinculada ao item.

    T. H. C.: Taxa de manutenção de terminal, informar conforme a DI.

     

     

    Total Moeda de Origem: Valor total na moeda estrangeira a qual foi adquirida a mercadoria

    Total em R$: Valor total em reais, convertido com base na cotação informada

    Peso Total DI: Peso será calculado com base no que for informado no peso das adições ao lançar os itens, porém também é permitido informar manualmente o peso total.

    AFRMM: Adicional ao frete para Renovação da Marinha Mercante, informar caso houver destacado no documento.

     

     

     

    Rateio do frete: É possível fazer o rateio do frete de duas formas na importação. Marcando o checkbox Ratear frete por Peso da Adição, o valor do frete será rateado proporcionalmente pelo peso de cada adição informada no lançamento dos itens, já se for marcado o checkbox Ratear frete por Peso Bruto do Item, o rateio será feito de acordo com o peso informado dentro do cadastro do produto.

     

    É necessário conferir o frete proporcional dos itens na aba de detalhamento dos impostos, pois o frete compõe a maioria dos impostos e se estiver incorreto fará com que o valor final fique incorreto também.

     

    Abaixo estão destacados 3 checkbox, os quais podem ser marcados de acordo com a necessidade.

     

    Ratear T.H.C. por peso da adição: Marcar a opção caso o cálculo da DI tenha sido feito baseado no rateio dessa forma.

    Utilizar aliq. I.I Class. Fiscal: É recomendável configurar a classificação fiscal, conforme orientado anteriormente e marcar esta opção para que seja calculado o valor de imposto de importação de forma correta para cada item, pois os itens podem ter alíquotas de imposto diferentes e se for informado o valor diretamente no campo, será feito o rateio proporcional entre os itens.

    Somar no custo de Aquisição o valor de ST que não soma no total da Compra/NF: Essa opção tem um fim específico onde o fornecedor da compra não destaca ST por determinação da sua UF, no entanto a empresa que está dando a entrada precisa pagar o ST, então pode ser calculado o ST sem destacar e somar no total e marcado esse checkbox para que some no custo de aquisição do item. Não se aplica para Importação, somente para Compras.

     

    Para aplicar as informações lançadas e recalcular os impostos, deverá ser clicado no botão verde, ao lado do T.H.C

     

    Na aba de Serviço é possível incluir Serviços, porém não é utilizado para Importação.

     

    Na aba de Detalhamento dos Impostos é possível visualizar todos os impostos calculados, conferir se estão corretos, além de possuir um botão de atalho para a Configuração de tributação de cada item, podendo ser ajustado o que for necessário

     

     

    Ao clicar será apresentada a linha na qual se encaixou esta operação realizada para o item, então basta clicar em Abrir Tributação

     

     

    A coluna C. Trib, que fica ao lado da coluna Seq. se refere a Configuração de tributação que foi vinculada dentro do cadastro do produto anteriormente, caso esteja como 0 será necessário abrir o cadastro do item (Cadastros > Produtos > Produtos) e informar a configuração de tributação correspondente, na aba Adicional, (indicado o passo a passo no item 5 do manual).

     

    Caso não tenha se encaixado em nenhuma linha, ao clicar no botão da coluna Seq. será apresentada a mensagem abaixo:

     

     

    Então será necessário cadastrar uma nova linha de tributação que seja correspondente a operação que está sendo realizada, ou ajustar a linha já existente para que fique de acordo com a operação realizada (Orientado o passo a passo no item 5 do manual).

     

    Após recalcular os impostos ou informa-los manualmente e os totais estiverem de acordo com a Declaração de importação, basta realizar o acerto financeiro da compra conforme o acordado com o fornecedor. Dinheiro, Cheque, Duplicata ou Conta movimento

     

    E gerar a nota fiscal, clicando no botão de Nota fiscal

     

     

    Todas as informações da compra serão enviadas para a nota fiscal de importação. Informar os demais dados que julgar necessário e que não informou na compra, como por exemplo Transportador e tipo de frete.

     

     

    Deverá ser gerada então a mensagem referente aos dados de importação através da aba Dados Importação, botão Gerar mensagem Importação

     

     

    Na sequência basta Salvar, enviar a nota fiscal para a receita e aguardar o retorno Autorizado.