Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

O prazo previsto para a implementação das mudanças é:

...

Homologação

...

Produção

...

01/02/2022

...

04/04/2022

2.1. Alterações de Campos

2.1.1. Inclusão do grupo de FCP ST no Grupo de Partilha do ICMS (Grupo N10a).

Essa alteração tornou-se necessária com a publicação do Decreto 8.242 de 2021 do Estado do Paraná que institui a cobrança do Fundo de Combate à Pobreza nas operações com veículos automotores novos sujeitos a Substituição Tributária. Como não havia as tags específicas de FCP neste grupo tornou-se necessária essa alteração que poderá ser aproveitada futuramente para outras UF que optarem por fazer esta cobrança.

...

 

2.1.2. Inclusão do Grupo Observações de uso livre do Fisco Prezado cliente Agrotitan,
A partir do dia 16/05/2022 está previsto para entrar em produção as alterações e validações implementadas pela nota técnica 2021.004, a qual apresenta diversas alteração, principalmente adicionando rejeições para NF-e e NFC-e.
A equipe Agrotitan produziu um documento explicando as alterações necessárias no ERP ou o motivo da não implementação de tratativas, com o objetivo de deixar mais clara as alteração impostas pela Nota Técnica.

3.1. Grupo JA. Detalhamento Específico de Veículos novos

Não é necessário realizar o desenvolvimento dessas informações pois são tag especificas para detalhar veículos novos comercializados.

...

3.2. Grupo N10a. Grupo de Partilha do ICMS

Atualmente o sistema Agrotitan não gera o grupo ICMSPart e a implementação das novas tag é de cunho obrigatório para comercialização de veículos novos com destino o estado do Paraná.

...

3.3. Grupo VA. Observações de uso livre (para o item da NF-e) 

Grupo criado para Observações de uso livre do Fisco e do Contribuinte, de forma semiestruturada, a exemplo do que ocorre no grupo de Informações Adicionais da NF-e ampliando a utilização para que possa ocorrer opcional para informar um xCampo e um xTexto, muito usado para integrações entre sistemas diferentes. O SEFAZ não obriga e nem valida nenhuma dessas informações, ou seja, é de preenchimento livre.

Neste primeiro momento, não existe a necessidade de estar realizando desenvolvimento pois se trata de um grupo opcional de preenchimento do contribuinte ou do fisco, e atualmente não existe solicitação de nenhum cliente como também nenhum estado está cobrando informação estruturada a nível de item.

...

23.14. 3. Inclusão do campo Tipo do Ato Concessório (campo: tpAto) no Grupo de Grupo Z. Informações Adicionais da NF-e (campo: infAdic)

Este campo, que fica por sua vez dentro do Grupo de Processo Referenciado (campo: procRef) visa trazer uma identificação a mais para os Atos Concessórios cujo indicador da origem do processo (campo: indProc) seja informado como originado na SEFAZ (indProc = 0).

...

Alterações de Regras de Validação

2.2.1. Criação da Regra de Validação K01-10

Regra de validação para obrigar o preenchimento do grupo de medicamento (campo: med) quando o código NCM do produto for de medicamento (NCMs que começam

...

Para os clientes que utilizam a configuração “Indic. da Origem do Processo” igual a “1 - (00 = SEFAZ)será necessário informar qual é a origem do processo, se é 08 - Termo de acordo;10 - Regime Especial;12 - Autorização Específica.

O campo “tipo de ato concessório" será criado na configuração da nota fiscal na aba 10 - NFe/NFCe junto do campo “Indic. da Origem do Processo”.

...

4. Detalhamento das Validações-Autorização

4.1. I. Produtos e Serviços 

Não demandará alterações para atender essa validação, pois apenas foi expandida a validação para CFOPs de devolução simbólica do tipo de mercadoria Gás Natural.

...

4.2. K. Item/Medicamentos 

Criado nova guia no cadastro do produto para ser adicionado as informações referentes aos medicamentos como, Código ANVISA, e o Preço Máximo de Venda. Estando preenchido essas informações passa a ser gerado o grupo med no XML.

...

A rejeição implementada nesta Nota Técnica no entanto é facultativa da SEFAZ estadual, a validação é feita através dos 4 primeiros dígitos do NCM do produto. Os NCM’s validados iniciam com 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006).

...

24.23. 2. Criação das Regras de Validação J19-10, J20-10 e J20-20

Regras de validação para verificar se o Tipo e Espécie do Veículo (campos tpVeic e espVeic) existem e são compatíveis entre si conforme Tabela de Tipo e Espécie de Veículo publicada no Portal Nacional da NF-e. Foi detectado que o preenchimento destes campos, que já existem há um bom tempo, não atende a tabela específica citada, e por isso torna-se necessária a validação.

...

2.2.3. Criação da Regra de Validação U06-10

Regra de Validação para verificar o correto preenchimento do campo Item da Lista de Serviços (campo: cListServ). Esse campo tinha seu preenchimento verificado pelo schema e passará a ser validado através de tabela a ser publicada no Portal Nacional da NF-e.

...

2.2.4. Criação da Regra de Validação X03-30

Regra de Validação para proibir o preenchimento do grupo de transporte (campo: transporta) quando foi informado na Modalidade do Frete que não houve transporte (campo: modFrete = 9).

...

2.2.5. Criação das Regras de Validação X04-30, X04-40 e X04-50 e X04-60

Regras de Validação para verificar o correto preenchimento do transportador (campo: transporta) no caso de Transporte Próprio por conta do Remetente (campo: modFrete = 3 ).

...

2.2.6. Criação das Regras de Validação X04-70, X04-80, X04-90 e X04-100

Regras de Validação para verificar o correto preenchimento do transportador (campo: transporta) no caso de Transporte Próprio por conta do Destinatário (campo: modFrete = 4).

...

2.2.7. Criação da Regra de Validação Z13-10

Regra para verificar o preenchimento correto do Tipo do Ato Concessório (campo: tpAto), no caso de Termo de Acordo ou Regime Especial validando o preenchimento de acordo com a Tabela de Padrões de Regime Especial de cada UF publicada na aba “Documentos”, opção “Diversos” do Portal Nacional da NF-e (www.nfe.fazenda.gov.br).

...

2.2.8. Alteração da Regra de Validação 3BA02-10
Cria uma condição para que a exceção da regra não seja aplicada caso a NF-e referenciada tenha o Ano-Mês de emissão inferior a 1 mês da data da emissão da NF-e que a referência.

...

2.2.9. Criação das Regras de Validação 5AF15-10, 5AF15-20, 5AF15-30, 5BF15-10, 5BF15-20, 5BF15-30

Regras para verificar o correto preenchimento dos dados do Local de Entrega e do Local de Retirada, conforme CCC (Cadastro Centralizado de Contribuintes). Como esses grupos impactam na distribuição da NF-e, a informação precisa estar correta e de acordo com o cadastro de contribuintes de cada UF;

...

 

...

Novos Códigos de Rejeição

...

Código

...

Motivo de não atendimento da solicitação

...

840

...

Rejeição: NCM de medicamento e não informado o grupo de medicamento (med) [nItem:nnn]

...

841

...

Rejeição: Código do Tipo de Veículo Inexistente

...

842

...

Rejeição: Código da espécie de Veículo Inexistente

...

843

...

Rejeição: Código da espécie de Veículo incompatível com o tipo do Veículo.

...

844

...

Rejeição: Código de Item da Lista de Serviços inexistente.

...

845

...

Rejeição: O Grupo Transportador não pode ser preenchido para Modalidade do frete informada

...

846

...

Rejeição: Transporte próprio por conta do Remetente e CNPJ Base ou CPF do Transportador difere do CNPJ Base ou CPF do Remetente

...

847

...

Rejeição: Transporte não é próprio por conta do Remetente e CNPJ Base ou CPF do Transportador igual ao CNPJ Base ou CPF do Remetente

...

848

...

Rejeição: Transporte não é próprio por conta do Remetente e CNPJ Base ou CPF do Transportador igual ao CNPJ Base ou CPF do Remetente

...

849

...

Rejeição: Transporte não é próprio por conta do Destinatário e CNPJ Base ou CPF do Transportador igual ao CNPJ Base ou CPF do Destinatário

...

941

...

Rejeição: Número do Regime especial inválido.

...

942

...

Rejeição: IE do local de retirada não cadastrada

...

943

...

Rejeição: IE do local de retirada não vinculada ao CNPJ

...

944

...

Rejeição: IE do local de retirada não vinculada ao CPF

...

945

...

Rejeição: IE do local de entrega não cadastrada

...

947

...

Rejeição: IE do local de entrega não vinculada ao CNPJ

...

948

...

Rejeição: IE do local de entrega não vinculada ao CPF

 

Fonte : http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=K2lNvPJ2Ei4=

JA. Detalhamento Específico de Veículos Novos

Não haverá a necessidade de desenvolvimento pois são rejeições específicas para informações que foram geradas de forma incorreta para a comercialização de veículos novos. 

...

4.4. U. Item/Tributo: ISSQN

Deve ser preenchido um código da lista de serviços válido, sendo preenchido um código que não exista será retornado à rejeição 844. - Rejeição: Código de Item da Lista de Serviços inexistente.

...

4.4 X. Informações do Transporte da NF-e 

4.4.1 - Será realizada tratativa no sistema impedindo que gere dados de transportador quando a finalidade do frete for do Tipo “S-(9) Sem Ocorrência de Transporte.”

OBS: Tal implementação não é motivo de atualização de cliente, pois caso seja gerado erroneamente a informação deve ser executada a limpeza dos dados do transportador, ou alteração do Tipo do Frete.

...

4.4.2 - O SEFAZ em operação de entrada e saída agora está obrigando que quando informado a modalidade do frete igual a 03 - Próprio, o CPF/CNPJ do transportador seja exatamente igual ao CPF/CNPJ do Remetente. Quando não informado o CPF/CNPJ do transportador, a regra não será aplicada. 

Não há necessidade de alteração no sistema para tal validação.

...

4.4.3 - O SEFAZ em operação de entrada e saída agora está obrigando que quando informado a modalidade do frete diferente a 03 - Próprio, o CPF/CNPJ do transportador seja diferente do CPF/CNPJ do Remetente. Quando não informado o CPF/CNPJ do transportador, a regra não será aplicada. 

Não há necessidade de alteração no sistema para tal validação.

...

4.4.4 - O Sefaz em operação de entrada e saída agora está obrigando que quando informado a modalidade do frete igual a 04 - Próprio por conta do Destinatário, o CPF/CNPJ do transportador seja exatamente igual ao CPF/CNPJ do destinatário. Quando não informado o CPF/CNPJ do transportador, a regra não será aplicada. 

Não há necessidade de alteração no sistema para tal validação.

...

4.4.5 - O Sefaz em operação de entrada e saída agora está obrigando que quando informado a modalidade do frete diferente a 04 - Próprio por conta do Destinatário, o CPF/CNPJ do transportador seja diferente ao CPF/CNPJ do destinatário. Quando não informado o CPF/CNPJ do transportador, a regra não será aplicada. 

Não há necessidade de alteração no sistema para tal validação.

...

4.5 Z. Informação Adicional da NF-e

4.5.1 - Não haverá necessidade de implementação pois o campo é de preenchimento do contribuinte com informações de interesse ao fisco, não podendo limitar existindo a possibilidade de realizar limitação de tamanho mínimo.

...

4.5.3 - Não haverá necessidade de implementação, pois não existe a possibilidade de realizar a verificação da validade ou não do número do Regime especial, ficando a cargo de cada estado realizar a validação do número a partir do envio do documento fiscal.

...

4.7 5A. Banco de Dados: Local de Retirada

Não haverá a necessidade de realizar implementação, pois atualmente o sistema Agrotitan não tem como realizar a validação de IE, já para o CNPJ e CPF existe a validação no momento de cadastrar a pessoal que posteriormente é utilizado para informar o local de Retirada.

...

4.8 5B. Banco de Dados: Local de Entrega

Não haverá a necessidade de realizar implementação, pois atualmente o sistema Agrotitan não tem como realizar a validação de IE, já para o CNPJ e CPF existe a validação no momento de cadastrar a pessoal que posteriormente é utilizado para informar o local de entrega.

...