Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 2 Next »

1. Objetivo

Em novembro de 2018, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fixou novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A.

As mudanças foram publicadas na edição do dia 30 de novembro de 2018, no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76 , e, na 77. Na IN 78, são definidos os critérios a serem seguidos nas provas de produção.

As Instruções Normativas entram em vigor no mês de maio de 2019 (180 dias após a publicação).

A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

Na Instrução Normativa 77 de 26 de novembro de 2018, regulamenta, especificamente no Art. 9º do Capítulo III, que se faz necessário ter um plano de qualificação dos fornecedores do leite, sendo necessário obter algumas informações obrigatórias.

Com isso, os laticínios têm como obrigatoriedade aplicar um questionário para os produtores  a fim de coletar esses dados.

Tendo em vista esse cenário, foi implementado o módulo CRM Web e Mobile para atender a essa legislação e auxiliar os nossos clientes nesses controles.

2. Configurações Necessárias

Visando que o cliente já utiliza o módulo de Coletas e de Visita Técnica no CRM, é preciso realizar as seguintes configurações:

1. Inicialmente é preciso nas Configurações do CRM Web (CRM Web » Configurações » Configurações) marcar o check box “Configurar“ no agrupador de “Qualidade do Leite”;

A imagem abaixo demonstra o campo mencionado:

2. Feito isso é preciso inserir as perguntas que deseja que sejam aplicadas aos produtos no momento da visita técnica. Por padrão, as repostas para as perguntas serão de “sim“ e “não”, além de disponibilizar um campo de observações para o usuário preencher.

3. Caso a empresa deseja obter os dados de lactação do produto, é preciso marcar o check box de “Lactção“, desta maneira será apresentado na rotina de visita técnica os campos a serem preenchidos no momento do lançamento do registro;

4. Se a empresa desejar coletar os dados de exames dos produtores, seja para a primeira coleta do produtor ou por rotina, basta marcar o check box “Exames“ e após isso selecionar quais os exames deseja realizar do leite do produtor na propriedade;

5. Por conseguinte, basta parametrizar no Perfil do usuário (CRM Web » Configurações » Perfis), na aba de “Perfil Configuração Visita”, no agrupador de “Qualidade de Leite“ como “sim“ no campo “Mostrar campos de qualidade do leite?“.

A imagem abaixo demonstra o campo mencionado:

3. Utilização da Rotina

Após realizar as configurações supracitadas, basta acessar a rotina de Visita Técnica (tanto pelo CRM Web quanto pelo Mobile) e no lançamento marcar o check box de “Visita de Qualificação de Leite“ que passará a apresentar os campos parametrizados.

A imagem abaixo demonstra a tela de visita técnica no CRM Web:

A imagem abaixo demonstra a tela de Visita Técnica no CRM Mobile:

Segue abaixo vídeo demonstrando o funcionamento da rotina:

visita técnica.wmv


  • No labels