Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Current »

1.Introdução

As empresas que comercializam produtos agrotóxicos necessitam realizar a comprovação das movimentações destes itens e também das receitas agronômicas emitidas pelos seus técnicos, a fim de colaborar com o processo de fiscalização pelos órgãos competentes estaduais.

Implementamos no sistema REAG e Agro3C a nova integração com o Sistema de Defesa Vegetal - SISDEV Mato Grosso que realiza a fiscalização dos estabelecimentos que operam com agrotóxicos nas áreas de comércio, armazenamento, produção, importação, exportação, transporte e empresas prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos.

O SISDEV é um sistema online, que fornecerá ao profissional um banco de dados quanto a emissão de receitas agronômicas e gestão de estoque de agrotóxicos para revendas, onde por meio de upload serão comprovadas as emissões de receituários e também a compra e venda de produtos agrotóxicos.

2.Objetivo

Este documento tem como objetivo detalhar as configurações e utilização da rotina de envio de movimentações de itens agrotóxicos no sistema.

3.Configurações

A seguir serão descritas as parametrizações necessárias para a integração SISDEV-MT

3.1 Cadastro Usuário e Senha

Primeiramente as empresas que irão utilizar esta ferramenta deverão ter em mãos USUÁRIO, SENHA, e HASH estas informações são fornecidas pelo órgão do SISDEV – MT (sisdev@indea.mt.gov.br), caso a empresa não as tenha, por gentileza entrar em contato com o SISDEV solicitando.

Após ter estas informações, as mesmas deverão ser cadastradas no sistema REAG » Configurações » Configurações » Configurações SISDEV ou Agro » Configurações » Configurações » Configurações SISDEV. Lembrando que estes campos são separados em PRODUÇÃO e HOMOLOGAÇÃO.

Preencher os campos com o usuário: 13284396000198 Senha homologação: 41dd80 Senha Produção: e03451 e o HASH informação repassada pelo órgão do SISDEV, então clicar em testar onde o sistema irá garantir que as informações estão corretas, e assim ser é possível fazer a importação das tabelas.

3.2 Importação das Tabelas

Depois de configurados estes campos, será possível fazer a importação das tabelas do SISDEV, em REAG » Configurações » Configurações » Importação SISDEV ou Agro » Configurações » Configurações » Importação SISDEV.

Marcar todas as tabelas a serem importadas, podendo ser selecionadas uma a uma ou clicar no botão MARCAR / DESMARCAR TODOS, aí então clicar em IMPORTAR TABELAS SISDEV.

Assim que o sistema fizer a importação de todas as tabelas o mesmo dará a opção de processar os vínculos do SISDEV com as tabelas já cadastradas no sistema, caso não queira fazer os vínculos automáticos poderá clicar em PROCESSAR VÍNCULOS.

Aí então deve-se realizar o salvamento das tabelas Aba a Aba.

3.3 Conferência dos cadastros 

Após a importação é importe que seja feita a conferência dos campos preenchidos dentro do sistema, nas seguintes rotinas:

Agro3C » Cadastros Gerais » Cultura;

Agro3C » Estoque » Item » Sementes;

Reag3C » Cadastro » Receituário Padrão » Diagnóstico;

Agro3C » Cadastros Gerais » Pessoa » Manutenção;

Reag3C » Cadastro » Receituário Padrão » Equipamento de Aplicação » Tipo equipamento aplicação;

Reag3C » Receituário Padrão » Receituário Padrão » Unidades para Dose;

Configurações de Notas:

Acessar Notas Agro3C » Notas » Configurações » Configuração » Aba 1 – Geral, no campo “Comunicar com o SISDEV?” selecionar para 1 – Sim

3.4 Configuração cadastro de Pessoas

Acessar Cadastros Gerais » Pessoa » Manutenção » Aba Principal » Dados SIDEV, no campo “Unidade de Recebimento de Embalagens” selecionar a empresa que faz o recebimento das embalagens vazias dos agrotóxicos.

4 – Envio de Saldo

Antes do começo dos envios das movimentações o usuário deverá regularizar o saldo inicial dos itens movimentados em REAG » Processos » SISDEV-MT » Aba Saldos ou Agro3C » Doc’s Eletrônicos » Exportação SISDEV , clicar em CARREGAR SALDOS carregará as informações conforme os estabelecimentos configurados na ABA estabelecimentos, após carregados os dados na ABA ENVIAR SALDO INICIAL, deve ser marcado o checkbox EXPORTAR e ainda então clicar em EXPORTAR SALDOS INI, o mesmo é feito caso deseje cancelar o processo.

5 – Envio de Movimentações

Durante o processo de inclusão de notas fiscais o sistema irá validar as informações que irão compor o arquivo a ser enviados para o SISDEV, como a propriedade do produtor a qual está sendo gerada a nota, casa alguma informação não esteja cadastrada corretamente no SISDEV o sistema irá alertar para que o usuário regularize as informações, e aí sim faça o envio para o web service, por ser enviado logo após o salvamento da nota fiscal coma pela rotina de envio dos arquivos, em REAG » Processos » SISDEV-MT ou Agro3C » Doc’s Eletrônicos » Exportação SISDEV.

O usuário poderá filtrar por períodos caso queira enviar movimentações retroativas do dia atual, e também há um filtro por pessoa caso o envio seja específico de um produtor, após preenchidos os filtros o usuário deverá clicar em CARREGAR MOVIMENTAÇÃO, irá então trazer todas as informações de movimentações.

Deverá ser marcado as movimentações que deseja fazer a exportação e clicar em EXPORTAR MOVIMENTAÇÕES, o sistema valida as informações e exportar a movimentação para o SISDEV. Caso o sistema encontra algum erro no arquivo reportará um alerta ao usuário para que o mesmo verifique.

Também terá a possibilidade de cancelar as movimentações enviadas ao órgão, deverá ser marcado na coluna CANCELAR o checkbox e aí então clicar em CANCELAR MOVIMENTAÇÕES.


Quando as movimentações forem enviadas corretamente as linhas ficaram em VERDE caso não seja enviada não mudará a cor.

6 – Validações e Possíveis Erros

Existem dois tipos de erros com relação ao SISDEV, erros os quais retornam diretamente do SISDEV, que são diferenciados pelo círculo vermelho, demonstrado na imagem abaixo, estas falhas alertam registros com divergências o qual o SISDEV não aceita, no exemplo a seguir vemos uma movimentação de venda sendo enviada porém o lote citado não tem saldo dentro do sistema SISDEV, por este motivo retorna um erro.

Outro erro muito comum é de propriedade, quando este alerta aparece deve-se entrar na rotina de importação dos dados do SISDEV e vincular novamente as propriedades do produtor do documento.

Ao alertar sobre Revenda ou Prestador de serviços o sistema quer dizer que a pessoa do documento não possui cadastro como revendedor no SISDEV, isso ocorre quando enviado as entradas de agrotóxico.

As imagens a seguir se refere a erros de cadastros, como, por exemplo, cadastro de aplicação não informado, nestes casos deverá acessar a rotina de importação do SISDEV e vincular o código correto no cadastro citado na mensagem do erro.

Na rotina de importação, existe a possibilidade de vincular todos os cadastros com o código do SISDEV, após vinculado o código deverá ser clicado em SALVAR.

A imagem a seguir também relata um erro frequente no envio das movimentações, quando apresentada esta informação deverá ser revisto a receita agronômica gerada para este documento.

Documentos Relacionados





  • No labels