Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 4 Current »

OBJETIVO

Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de exportação de lançamentos do módulo Patrimônio para o módulo Contábil.

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

A exportação de lançamentos do módulo Patrimônio para o módulo Contábil é uma alternativa do usuário exportar a movimentação patrimonial para contabilização, por exemplo, a depreciação mensal dos bens, baixas (parciais ou totais), transferências e os valores de PIS/COFINS. A exportação pode ser feita de duas maneiras: arquivo texto e exportação direta para o módulo Contábil. Escolha qual melhor atender a sua necessidade.

CONFIGURAÇÃO

  • Passo 1 – Cadastro de Grupo de Contas

Para exportar os lançamentos é necessário ter cadastrado o grupo de contas disponível no menu: Cadastros >> Grupo de Contas.

Ao acessar este menu basta clicar no botão “Incluir” ou selecionar, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, caso haja necessidade de alterar algum cadastro. Em seguida é necessário definir as contas contábeis e o histórico do lançamento de acordo com o que deseja exportar.

Importante: O grupo de contas precisa estar relacionado no cadastro do bem.

  • Passo 2 – Processamento do período

Ainda é necessário que o período desejado para exportação esteja processado. Para processar, acesse o menu: Processos >> Processamento.

  • Passo 3 – Exportação direta para o módulo Contábil

Nesta etapa é necessário antes da exportação informar o estabelecimento no Contábil nas configurações do estabelecimento do módulo Patrimônio, para isso acesse o menu: Cadastros >> Configurações do estabelecimento, na aba “Geral” campo “Estabelecimento Contábil” informe o estabelecimento no módulo Contábil que receberá os lançamentos.

Para utilizar a exportação direta para o módulo Contábil acesse o menu: Processos >> Exportação de Lançamentos >> Exportação Contábil.

Ao acessar o menu de exportação direta, defina os parâmetros desejados, como o (os) estabelecimento (os) que deseja exportar, o período da exportação (este deve estar processado, conforme o passo 2 deste manual). Defina também o que deseja contabilizar, depreciação, correção, ajustes, prêmio de seguro e/ou PIS/COFINS.

Há as outras opções também, ao marcar a opção de agrupar lançamentos o sistema irá juntar os lançamentos em um por conta contábil e histórico do lançamento. Na opção de gerar lançamentos múltiplos segue a mesma ideia, o sistema vai montar dois lançamentos para o mesmo fato contábil.

Ao definir os parâmetros, clique na flecha verde (right - direita) para visualizar os lançamentos, ao conferi-los clique no “raio verde” para executar a rotina e exportar os lançamentos para o módulo Contábil.

  • Passo 4 – Exportação direta para o módulo Contábil

Para utilizar a exportação para arquivo texto para o módulo Contábil acesse o menu: Processos >> Exportação de Lançamentos >> Exportação para Arquivo Texto.

Ao acessar o menu de exportação para arquivo texto, defina os parâmetros desejados, como o (os) estabelecimento (os) que deseja exportar, o período da exportação (este deve estar processado, conforme o passo 2 deste manual). Defina também o que deseja contabilizar, depreciação, correção, ajustes, prêmio de seguro e/ou PIS/COFINS. Além do local e nome do arquivo desejado.

Nesta rotina é necessário definir o layout do arquivo. Nesse campo o sistema já tem 3 cadastros padrão pré-formatados para a geração, basta selecionar o que melhor se encaixa com a sua situação por meio da opção F3 do teclado para visualiza-los.

Ao definir os parâmetros, clique na flecha verde (right - direita) para visualizar os lançamentos, ao conferi-los clique no “raio verde” para executar a rotina e exportar no arquivo texto. 

Ao finalizar, localize o arquivo no local indicado na tela de parâmetros e importe no módulo Contábil no menu: Processos >> Importação >> Importar Lançamentos.

  • No labels