Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Current »

OBJETIVO

A logística de distribuição do Brasil, na sua grande maioria, é feita por meio do transporte rodoviário, sendo assim, nos segmentos que abrangem o transporte de mercadorias no modal rodoviário, é necessário o uso de uma frota automotiva, seja ela composta de caminhões, carros ou motocicletas. Diante disso, dá-se a importância do acompanhamento e controle do uso dos pneus para melhor gerir a qualidade, rendimento e durabilidade dos seus pneus.

Desta forma, o objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção de consultar e cadastrar os Pneus utilizados nos veículos da frota pesada (caminhões) e leve (carros) do estabelecimento, a fim de realizar os controles completos e as manutenções dos mesmos.

Essa rotina é frequentemente utilizada nos segmentos de TRR’s e Distribuidoras, onde diariamente são realizados transportes de lubrificantes e outros, dada a sua operação.

ACESSOS E ATALHOS

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Logística >> Cadastros Específicos >> Pneus >> Cadastros Pneus:

CONFIGURAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ROTINA

A rotina Cadastros Específicos: Pneus >> Cadastros de Pneus, disponibiliza ao usuário a opção de realizar a consulta e o cadastro dos pneus da frota do estabelecimento, para posterior controle dos mesmos.

Partindo disso, assim como em outras rotina, ao selecionar esta o sistema irá trazer o conjunto de filtros padrões para que o usuário possa especificar a visualização que deseja ter, no modo consulta:

Realizadas as filtragens, o usuário terá o contato inicial com a tela de Consulta: Cadastro de Pneus:

Por meio desta, além de incluir os cadastros dos Pneus, o usuário também consegue visualizar os pneus já castrados e suas particularidades, bastando selecionar o registro que deseja visualizar:

Seguindo da visualização, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Pneus que serão utilizados nas Frotas!

Para isto, basta clicar no botão Incluir disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

Ao selecionar a opção, o sistema apresentará a tela de inclusão:

Nesta, o usuário irá informar todas as particularidades do Pneu que está sendo cadastrado, sendo elas:

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deve informar o nome de cadastro do pneu, para identificação do pneu no sistema.

  • Proprietário: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deve informar o código da pessoa proprietária do pneu.

  • Perfil do Pneu: Campo onde o usuário deverá definir um perfil ao pneu. O perfil se refere a vinculação de um item do sistema para cada estado do pneu (novo, primeira recapagem, segunda recapagem, dentre outros.).

  • Número de Fogo: Campo de preenchimento obrigatório, deve ser informado a marcação de fogo que é realizado no pneu pelo estabelecimento. Esse número de fogo serve, principalmente, para rastreamento dos pneus da frota.

Vale ressaltar, que não é permitido dois pneus possuírem o mesmo número de fogo.

  • Modelo: Campo onde o usuário, deve informar o modelo do pneu adquirido.

  • Tipo: Campo onde o usuário deve informar tipo do pneu. Como exemplo de tipos temos: Radial, Misto, dentre outros.

  • Série: Campo onde o usuário deve informar o número da série de fabricação do pneu.

  • Marca: Campo onde o usuário deve informar marca do pneu. Como exemplo de marcas temos: Pirelli, Michelin, dentre outras.

  • Dimensão: Campo onde o usuário deve informar dimensão do pneu, conforme descrito pelo fabricante.

  • DOT: Campo onde o usuário deve informar o código do DOT do pneu.

DOT é sigla americana para Department of Transportation (Departamento de Transporte). E se trata do código usado para indicar algumas especificações dos pneus, sendo elas:

  • Adquirido de: Campo onde o usuário pode inserir as  informações sobre a aquisição do pneu.

  • Estado do Pneu: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deve vincular o estado do pneu.

As informações do Estado do Pneu são pré-cadastradas na rotina pertinente, podendo ser consultada através da opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, ou pela consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

  • Motivo de Paralisação: Campo esse campo ser informado o motivo da paralisação do pneu.

As informações de Motivo de Paralisação são pré-cadastradas na rotina pertinente, podendo ser consultada através da opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, ou pela consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

Outro ponto importante sobre essa informação, é que esse campo só estará habilitado quando o pneu estiver vinculado ao estado do tipo “Estourado”.

  • Data Aquisição: Campo onde o usuário deve informar a data em que o pneu foi adquirido.

  • Valor Aquisição: Campo onde o usuário deve informar o valor de compra do pneu.

  • KM Cadastro: Campo onde o usuário tem disponível a opção de inserir a quilometragem que o pneu já possui na sua frota, para o que o módulo continue o controle da contagem a partir valor informado.

Nos cadastros de Pneus novos, não é necessário inserir a informação de quilometragem.

  • Sulco Inicial: Campo onde o usuário deve informar o sulco inicial do pneu.

Os sulcos dos pneus, são canais localizados na banda de rodagem e tem como principal função escoar a água para evitar aquaplanagem. Conforme a legislação brasileira, os sulcos dos pneus precisam ter, no mínimo, 1,6mm de profundidade.

  • Situação: Campo de preenchimento automático que é preenchido da seguinte forma:

  1. Na inclusão do cadastro, o pneu é considerado como E – Estoque

  2. Quando o pneu for vinculado a um veículo da frota, o mesmo passa a ter a situação U – Uso.

  3. Quando o pneu for descartado, o mesmo passa a ter situação I – Inutilizado.

  4. Quando o pneu for transferido para outro estabelecimento, o mesmo passa a ter a situação T- Transferido.

  • Vários pneus com esses dados?: Campo com a finalidade de otimizar o lançamento dos cadastros de pneus, bastando o usuário marcar o checkbox (caixa de seleção) e informar a quantidade de registros que deverão ser lançados com as mesmas informações do cadastro que está sendo inserido.

Nessa opção, o número de fogo será diferente em cada cadastro, sendo que o sistema faz a atribuição automática de +1 sobre o número informado no cadastro atual, nos demais cadastros.

  • Observações: Campo onde o usuário pode  inserir informações além das destacadas, que possuam relevância ao pneu que está sendo cadastrado.  

Feito os preenchimentos dos campos acima, basta o usuário clicar no botão Salvar (blue star) ,disponível no canto superior da tela de inclusão, e desta forma o processo de inclusão do cadastro de Pneus estará concluído! 

RESULTADOS ESPERADOS

A consulta e inclusão de cadastros de Pneus para posterior controle e manutenção, conforme as aplicabilidades selecionadas.

RELATÓRIOS VINCULADOS

A rotina possui alguns relatórios padrões disponíveis para o usuário!

Para consultá-los, basta clicar no atalho CTRL + F3, ou também pela rotina Relatórios>> Relatórios Padrões.

Sendo eles:

-617 Pneus por veículos 

-622 Histórico de Pneus

-643 Listagem de Pneus

-859 EXTRATO_PNEUS

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2008.1003

  • No labels