Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 6 Next »

Descrição

O Firebird é considerado um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) muito utilizado para gerenciamento e armazenamento de dados pelos ERP’s, e por conta disso é um dos recursos utilizados pelo sistema Agrotitan.

Essa documentação visa auxiliar quanto a correta instalação e configuração do SGBD Firebird 2.5.3 em Servidores Windows.


Índice


Pré-Requisitos

  • Windows Server 2012 R2;

  • Memoria Ram de 4 GB;

  • Processador Quad-Core (4 núcleos);

  • No-Break: é recomendado que o servidor possua um No-Break ou alguma fonte alternativa de energia, pois caso o servidor do banco de dados seja desligado de forma não programada, como, por exemplo, uma queda de energia, poderá causar perdas e corrompimento da base de dados.

Observação: A instalação do Firebird irá ocupar um pouco menos de 30MB (Megabyte) de HD (Hard Disk), porém o cliente deverá garantir que o HD (Hard Disk) terá espaço suficiente para comportar o banco de dados que é gerado em formato .FDB, além dos demais recursos do servidor.


Vale ressaltar que esses são apenas requisitos mínimos para a instalação, pois o levantamento de Hardware já deverá ter sido realizado antes do início da implantação.


Passo-a-passo

  1. Para realizar a instalação do Firebird é muito simples, primeiro faça o Download dos Arquivos necessários que estão nesse link Instalador do Firebird.

  2. Após realizado o download dos arquivos basta seguir os passos a seguir:

Verificando Arquitetura do Sistema Operacional

Antes de iniciar a instalação é importante conferir a arquitetura do Sistema Operacional.
Primeiramente devemos verificar se é 32 ou 64 Bits, para isso, acesse o Painel de Controle do Windows, conforme imagem abaixo:

Clique na opção de Sistema e Segurança:

E em seguida, clique em Sistema.

Na janela que abrirá serão exibidas as informações do sistema operacional. Na opção Tipo de sistema será exibido se o Sistema Operacional é 32 ou 64 Bits:

Com essa informação, agora podemos escolher a versão correta do Firebird para fazer a instalação.

Instalando o Firebird

Vá ao diretório onde foi feito o Download dos arquivos, nela há uma pasta chamada Instalador.

Se o Sistema Operacional for 32 bits você deverá executar o Firebird-2.5.3.26778_0_Win32.exe. No entanto, se for 64 bits execute o Firebird-2.5.3.26778_0_x64.exe.

Observação: é importante executar como administrador, para que o instalador possa instalar todos os componentes do Firebird sem nenhum tipo de problema.

Após executar o instalador, a primeira tela que será exibida é para escolher o idioma da instalação. Deixe a opção Português (Portugal) e para prosseguir clique em OK.

A próxima tela será a de boas-vindas. Nessa tela apenas clique em Seguinte.

Na tela a seguir será necessário aceitar os termos do contrato de Licença do Software (Lembrando que o Firebird é um software gratuito).

Marcando a opção Aceito o Contrato, será habilitado a opção Seguinte, clique nela para prosseguir com a instalação.

Na sequência, serão listadas algumas informações sobre o Firebird, clique em Seguinte.

Agora será solicitado a seleção de um diretório para instalação do Firebird. Se possível mantenha o próprio diretório indicado para instalação e clique em Seguinte.

Na próxima tela selecione a opção Binários Classic Server. Essa é a opção mais indicada para os sistemas Viasoft, pois ela possui algumas particularidades sobre uso de memória e processador. Para mais detalhes consulte o item 4.2 deste manual. Para prosseguir clique em Seguinte:

Na próxima tela clique em Seguinte:

Na tela de tarefas adicionais, deixe selecionado (marcado) as seguintes opções:

  • Executar como um Serviço?

  • Iniciar o Firebird automaticamente de cada vez que o sistema arranca;

  • Usar SuperClassic?;

  • Copiar a biblioteca do cliente Firebird para a pasta de <system>?;

  • Criar a biblioteca cliente como GDS32.DLL para “retro-compatibilidade”?.

Clique em Seguinte, e na próxima tela clique em Instalar.

Após terminar a instalação, será exibido uma nova janela com algumas informações. Clique em Seguinte.

A última tela que o instalador exibirá será essa:

Nessa tela desmarque a opção After installation - What Next? e confira se a primeira opção está marcada para que o Firebird seja iniciado nesse momento. Realizado todos esses passos o Firebird já está instalado. Após a instalação é necessário adicionar a pasta bin do Firebird no Path do Windows, criar o usuário VIASOFT e copiar a VsUdf.dll para o diretório UDF de instalação do Firebird. Nos tópicos a seguir explicamos como fazer esses processos.

Adicionando a pasta Bin do Firebird no Path do Windows

Primeiramente vá até o diretório de instalação do Firebird na sua máquina (por exemplo: C:\Program Files\Firebird\Firebird_2_5\Bin). Depois, copie esse caminho através do comando do teclado do computador Ctrl + C (ou botão direito do Mouse, opção copiar), e execute os seguintes passos:

  • Abra o Windows Explorer (através do menu iniciar do Windows, ou tecle Windows + R para abrir o Executar, e nele digite explorer.exe, conforme a imagem a seguir):

  • Agora clique com o botão direito do Mouse sobre o ícone Este Computador ou Meu Computador (o nome pode variar dependendo da versão do Windows), e escolha a opção Propriedades:

  • Na janela que abrir clique em Configurações avançadas do Sistema.

  • Na janela que abrir clique em Variáveis de Ambiente.

  • Na janela que abrir clique na variável chamada Path e em seguida clique em Editar.

  • Na janela que abrir clique em Novo e adicione o caminho do Bin da instalação do Firebird.

Criando o usuário VIASOFT

Em instalações novas do Firebird é necessário criar o usuário VIASOFT, o usuário responsável pela conexão do banco de dados com o sistema. Para isso, siga os passos a seguir.

  • Via prompt de comando:

    • Abra o CMD (interpretador de linhas de comando) digitando CMD no iniciar do Windows, e ao abrir a janela digite o comando cd seguido pelo diretório de instalação do Firebird e tecle Enter.

    • Em seguida digite este comando: gsec -user sysdba -password masterkey -add viasoft -pw 153

    • Para conferir se o usuário viasoft foi criado, digite o comando: gsec -user sysdba -password masterkey -display

    • Deverá listar o usuário viasoft, se não listar, revise os comandos anteriores.

VsUdf.DLL

A VsUdf é uma DLL (Dynamic-link library ou biblioteca de vínculo dinâmico). Ela é responsável por algumas funções especificas utilizadas pelo Software Agrotitan. Sem ela ou com uma versão imcompativel ocorrerão erros no momento de atualizar o sistema, ou na hora de executar alguma rotina. Um exemplo desse tipo de erro que costuma ocorrer é o da imagem a seguir:

Para que esse tipo de situação não ocorra, copie a DLL correspondente à versão do Sistema Operacional (32 bits ou 64 bits). Ela está dentro da pasta UDF que fica no link que você acessou para baixar o instalador do Firebird.

Cole dentro da pasta UDF que fica no diretório onde foi instalado o Firebird, por exemplo:

C:\Program Files\Firebird\Firebird_2_5\UDF

Por último, reinicie o serviço do Firebird (digite serviços na pesquisa do Windows):


Informações Adicionais

Arquivo Firebird.conf

O Firebird possui um arquivo de configuração onde é possível otimizar sua performance conforme as configurações de servidor, porém deve-se tomar muito cuidado com cada alteração, pois pode impactar negativamente na performance do sistema e do banco. Antes de realizar qualquer alteração nesse arquivo leia atentamente a documentação que se encontra no link a seguir: https://firebirdsql.org/rlsnotesh/config-fb-conf.html

Por padrão, o arquivo fica na raiz da instalação, por exemplo, em: C:\Program Files\Firebird\Firebird_2_5\firebird.conf.

Configuração de Porta

Através do arquivo de configuração do Firebird é possível mudar a porta padrão que é 3050 para uma outra não esteja em uso. Para isso, abra o arquivo Firebird.conf, encontre o parâmetro #RemoteServicePort = 3050, remova o sinal de # (jogo da velha) e altere o valor de 3050 para o número da porta de sua preferência. Lembrando que essa porta deverá ser ajustada nos arquivos de conexão do sistema ou dos demais locais que se conectam ao banco. Após editado, salve o arquivo, feche e reinicie o serviço do Firebird.

Classic, SuperClassic ou Super Server?

Segue abaixo os links que explicam de forma detalhada cada tipo de instalação do Firebird.

http://nimitz.viasoft.com.br:28081/share/AWB-8lgFTQhKpSOdt8aY/pub

https://firebirdsql.org/manual/qsg25-classic-or-super.html


Versão

Versão

Autor/Revisor

1.0

Autor: Julio Oidella

1.1

Revisor: Edmar Guerro

  • No labels