Descrição
O SIG@ – Sistema Integrado de Gestão de Agronegócios do Estado do Rio Grande do Sul, é uma ferramenta informatizada onde pessoas físicas e jurídicas, sediadas no Estado do Rio Grande do Sul, que comercializam agrotóxicos e afins, deverão enviar eletronicamente à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (Sig@), as informações constantes nas receitas agronômicas, bem como as informações referentes às operações de compra e venda dos agrotóxicos e afins.
Com base com base na Lei Federal n.º 7.802, de 11 de julho de 1989, “Lei dos Agrotóxicos”, regulamentada pelo Decreto Federal n.º 4.074, de 04 de janeiro de 2002 e no Decreto Estadual n° 52.029 de 18 de Novembro de 2014, “Decreto que cria o Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos” fica estabelecido que:
Os comerciantes de agrotóxicos e afins ficam obrigados a enviar os arquivos das receitas agronômicas até o último dia da semana subsequente ao recebimento da mesma.
Os comerciantes de agrotóxicos e afins ficam obrigados a enviar os arquivos referentes à compra e venda de agrotóxicos até o último dia da semana subsequente, da emissão da nota fiscal.
No sistema Agrotitan, são gerados arquivos no formato de Excel, que são enviados pelas empresas diretamente no portal do SIG@. Há dois tipos de arquivos: o de receitas, que irá trazer as informações dos Receituários Agronômicos emitidos, e o de vendas, que irá trazer as informações sobre as notas de vendas de produtos agrotóxicos.
Este documento tem como objetivo detalhar as configurações e utilização da rotina de envio de movimentações de itens agrotóxicos no sistema.
Índice
Cadastro no SIG@
Primeiramente, as empresas que irão utilizar esta ferramenta deverão ter um Representante de Estabelecimento Comercial cadastrado no sistema SIG@. Para obtenção da senha de acesso é necessário o envio do formulário devidamente preenchido e assinado para o e-mail: siga@agricultura.rs.gov.br, o formulário se encontra disponível no endereço https://secweb.procergs.com.br/sdae/soe/PRSoeLogon.jsp. Além de um ou mais profissionais habilitados pelo CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para emissão de receita agronômica. O representante de estabelecimento comercial poderá ser um agente administrativo ou o profissional que emite receitas agronômicas.
Após acessar o sistema e de acordo com o nível de acesso, determinado pelos administradores do sistema, nos módulos Receita Agrotóxico e Livro de Estoque o usuário poderá acessar as seguintes opções.
Módulo Receita Agrotóxico
Emissão Receita - Utilizado para EMITIR uma NOVA receita agronômica.
Cadastro Manual - Utilizado para CADASTRAR uma receita agronômica gerada fora do sistema.
Upload Receituário - Utilizado para CARREGAR para o sistema um conjunto de receitas agronômicas emitidas em outro programa.
Módulo Livro de Estoque
Upload Livro de Estoque - Utilizado para CARREGAR para o sistema o livro de estoque emitido em outro programa.
Cadastro Manual - Utilizado para CADASTRAR um livro de estoque.
Estoque Inicial - Utilizado para cadastrar o saldo inicial dos agrotóxicos em estoque.
Para os clientes da VIASOFT, disponibilizamos dentro dos módulos Reag3C e Agro3C, o Processo Integração SIG@, o serviço de emissão dos receituários agronômicos, e o relatório das movimentações dos Livros de Estoque, com isto, o cliente utiliza, somente as funções “Upload Receituário” e “Upload Livro de Estoque” dentro do portal SIG@. Os processos serão detalhados adiante.
Dicionario de Dados
Nome do Campo no Sistema | Funcionalidade |
---|---|
Dicionario do Banco de Dados
Caso tenha interesse em saber os campos do banco de dados que se relacionam a cada campo do sistema, sugerimos a leitura do artigo a seguir: https://nimitz.atlassian.net/l/c/NDGXWDD6
Erros Comuns
Situações que podem ocorrer durante o uso da rotina
Versão
Lote | Versão do Sistema | Versão do Banco de Dados | Versão da Documentação | Autor/Revisor |
---|---|---|---|---|