Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 2 Next »

Em situações que o cliente não possuir uma máquina servidor com sistema operacional Linux, a saída é realizar a instação do Virtual Box.

VirtualBox é um produto de virtualização da Oracle para expandir os recursos de utilização do seu computador. Virtualização trata-se da criação de um ou mais ambientes virtuais dentro de um mesmo computador físico, que funcionam de maneiras independentes.

Acerca disso esse documento tem por objetivo demonstrar o processo de instalação do Virtual Box em máquinas Windows.

Passo 1 - Baixar o Instalador

Acesse a página do VirtualBox para realizar o download do instalador ou acesse o link:

https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Ao entrar nesse link o navegador abrirá diretamente a página de download do Virtual Box. Quando carregar a página irá ser apresentado diversos tipos de downloads para sistemas operacionais diferentes, no caso de Windows pode selecionar a opção “Windows hosts”:

Passo 2 -  Executar o Instalador

Após finalizar o download execute o arquivo baixado, caso não esteja na barra de downloads, verifique na pasta de downloads do computador:

Passo 3 - Processo de Instalação

Na primeira etapa será apenas um boas vindas do instalador, pode prosseguir clicando em Next:

Na etapa seguinte o atualizador apresentará opções relativas a personalizações na forma em que os recursos serão instalados, não é necessário nenhum tipo de personalização então pode prosseguir clicando em Next e mantendo as configurações padrões:

Depois disso a próxima etapa mostrará opções de criação de atalhos e registros, pode manter a configuração padrão do instalador e clicar em Next:

A próxima etapa é a última antes da inicialização da instalação com as personalizações informadas nas etapas anteriores, caso esteja tudo ok, pode clicar em Yes e posteriormente em Install que o processo de instalação será iniciado:

Após finalizar a instalação pode clicar em Finish e o processo será concluído:

Passo 4 - Criar a Máquina Virtual

Após a instalação do Virtual Box o usuário poderá criar a máquina virtual que receberá a instalação do JetPDV.

Basta clicar na opção novo dentro do Virtual Box:

Na próxima primeira etapa de criação da VM, deve ser informado um nome para essa VM a pasta na máquina onde deverá ser salvo os dados da máquina Virtual. O tipo do sistema operacional deve ser Linux, caso contrário o JetPDV não irá funcionar corretamente, o mesmo vale para a versão que precisa ser a mesma da imagem a seguir, ou seja, Linux 2.6 / 3.x / 4.x (32-bit). Depois dessas informações preenchidas pode selecionar a opção Próximo:

Após essas informações deve ser informado a quantidade de memória que será dedicada para essa VM, é recomendado utilizar no mínimo 2048 ou 2Gb e depois disso clicar em próximo, conforme visto na imagem a seguir:

Na próxima etapa deve ser informado para ser criado um novo disco rígido para comportar a nova máquina virtual:

Já no tipo de disco rígido deve ser selecionado o tipo VDI (VirtualBox Disk Image):

Na etapa de armazenamento é ideal selecionar o armazenamento dinamicamente alocado, que desta forma não afeta o servidor instalado diretamente, aumentando o disco rígido criado conforme sua expansão através das movimentações:

A etapa seguinte o usuário terá a possibilidade de mudar a localização onde será salvo os dados na máquina. Também informar o tamanho máximo que o disco deve ter, o ideal é utilizar no mínimo 50 Gb:

Após clicar em criar, a máquina virtual estará criada, e ja pode ser visualizada na tela do Virtual Box:

Passo 5 - Ajustes de Configuração da VM

Nas configurações da máquina virtual devem ser realizados alguns ajustes também. Selecione a máquina virtual e abra suas configurações. No menu Sistema na aba Placa-Mãe desmarque a opção “Relógio da máquina retorna hora UTC” e marque a opção “Habilitar o I/O APIC, conforme a imagem a seguir demonstra:

Na aba Processador pode ser adicionado número de CPUs para utilização da VM, podendo ser 1 ou 2 CPUs, fica a critério do usuário. Marcar também a opção “Habilitar PAE/NX”

Após as etapas anteriores selecione o menu Armazenamento para informar o disco VDI que será utilizado para o JetPDV. Tal arquivo pode ser encontrado no link a seguir:

https://drive.google.com/drive/folders/1NSM1gncXtiZXwAzPA1kZr7dCYtImqp86 https://drive.google.com/drive/folders/1NSM1gncXtiZXwAzPA1kZr7dCYtImqp86

Selecione o arquivo do construshow:

 

Após download selecione o disco baixado:

Na imagem anterior na opção controladora IDE, selecione o disco vazio e na parte superior direita da tela selecione o local da ISO baixada com o link mencionado acima. Após mapear o disco VDI salve as alterações clicando em OK.

Após isso pode iniciar a máquina virtual que a mesma irá iniciar as etapas de instalação do JetPDV.

  • No labels