Tipo
OBJETIVO
O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção da inclusão de tipos de estoque para otimizar controles de custos e estoques que serão aplicados em suas configurações de notas, conforme as especificações de cada estoque.
ACESSO E ATALHOS
O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Estoque>> Tipo:
CONFIGURAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
A rotina Estoque: Tipo, disponibiliza ao usuário a opção de cadastrar tipos de estoques com diferentes aplicabilidades de custo e controle de estoque para serem utilizados nas configurações de nota.
Partindo disso, ao selecionar a rotina o usuário tem o contato inicial com a tela Consulta: Estoque - Tipo de Estoque:
É através dessa rotina que, além de incluir os tipos de estoque, o usuário também consegue visualizar os tipos de estoques já cadastrados e suas particularidades, bastando selecionar o registro que deseja visualizar:
Seguindo da visualização, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos tipos de estoque!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela e isso vale tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:
Nesta o usuário deve informar as especificações que serão aplicadas a esse tipo de estoque, sendo elas:
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deve preencher o nome de cadastro que será utilizado neste tipo de estoque.
: Campo onde o usuário deve sinalizar se o tipo estoque irá ou não realizar a atualização de custo médio de acordo com as movimentações.
: Campo onde o usuário deve sinalizar se esse tipo de estoque irá considerar o estoque disponível da empresa.
Feitos os preenchimentos dos dados descritos acima, dada a sua especificação, basta usuário clicar o botão Salvar () disponível no canto superior da tela:
Desta forma, o processo de cadastro de Tipos de Estoque estará concluído!
RESULTADOS ESPERADOS
A consulta e inclusão de cadastros de Tipos de Estoque, conforme as aplicabilidades selecionadas.
VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
Versão 2008.1002
Local
OBJETIVO
O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção da inclusão de Locais de Estoque para cada estabelecimento, podendo especificar sua localização e o código de instalação utilizado para cada local.
ACESSO E ATALHOS
O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Estoque >> Local:
CONFIGURAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
A rotina Estoque: Local disponibiliza ao usuário a opção de cadastrar Locais de estoques com diferentes localizações e aplicabilidades de código de instalação no estabelecimento.
Partindo disso, ao selecionar a rotina, o usuário tem o contato inicial com a tela Consulta: Item - Estoque - Local de Estoque:
Por meio desta, além de incluir os Locais de estoque, o usuário também consegue visualizar os Locais de estoques já cadastrados e suas especificações, bastando selecionar o registro que deseja visualizar:
Seguindo da visualização, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Locais de estoque!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:
Nesta o usuário deve informar as especificações que serão aplicadas a esse Local de estoque, sendo elas:
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deve preencher o nome de cadastro que será utilizado neste Local de estoque.
Endereço: Campo onde o usuário tem a opção de informar o endereço no qual esse local de estoque encontra-se localizado.
Código de Instalação: Campo onde o usuário tem a opção de informar o Código de Instalação deste local para casos de o local de estoque possuir um código distinto do Código de Instalação cadastrado para o estabelecimento.
É importante ressaltar, que o Código de instalação informado no cadastro do local, será validado pela ANP no momento da geração do arquivo SIMP, portanto, o código informado neste cadastro deve estar em concordância com o cadastro da ANP.
Os campos Endereço e Código de Instalação possuem cadastros prévios, sendo assim, ambos possuem a opção de consulta rápida clicando na tecla F3 e consulta completa clicando a tecla F4 no campo em questão.
Última Alteração: Campo de preenchimento automático, preenchido a cada alteração feita no cadastro selecionado.
Feitos os preenchimentos dos dados descritos acima, dada a sua especificação, basta usuário clicar o botão Salvar () disponível no canto superior da tela:
Desta forma, o processo de cadastro de Locais de Estoque estará concluído!
TRANSFERÊNCIA DE ESTOQUE
OBJETIVO
O objetivo da rotina, é disponibilizar ao usuário a opção de realizar transferências de estoque entre os locais de estoque e os estabelecimentos que fazem parte da empresa, a fim de promover o controle de estoque até mesmo nas movimentações internas do estabelecimento.
ACESSO E ATALHOS
O acesso da rotina, ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Estoque >> Item (Mercadorias e Serviços) >> Transferir Estoque:
CONFIGURAÇÃO
Para utilização da rotina serão necessárias algumas configurações específicas!
Diante disso, será necessário configurar as configurações de notas, que serão utilizadas na rotina, tanto para entrada, quanto para a saída nas transferências de estoques realizadas pelo usuário.
Essa configuração está localizada na rotina: Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Configuração ou pelo atalho Ctrl + O (Letra).
A mesma se encontra na secção Configurações Gerais na opção Configuração de notas:
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
A rotina Estoque >> Item (Mercadorias e Serviços) >> Transferir Estoque, permite ao usuário controlar e realizar as movimentações internas de transferências entre locais de estoque e os estabelecimentos da empresa.
Partindo disso, ao selecionar a rotina o cliente irá ter o contato inicial com a tela de Transferir Estoque:
Nesta, inicialmente o usuário irá informar os filtros que serão aplicados na visualização das Transferências, sendo eles:
Data/Hora da Transferência: Campo onde o usuário deverá informar a data/hora da transferência.
Local de Estoque Origem: Campo onde o usuário deverá informar o local de estoque de origem para a transferência, ou seja, local no qual haverá a saída do item transferido.
Estabelecimento de Destino: Campo onde o usuário deverá informar o estabelecimento para o qual a transferência será destinada.
Local de Estoque Destino: Campo onde o usuário deve informar o local de estoque de destino para a transferência, ou seja, local no qual haverá a entrada do item transferido do local de origem.
Grupo: Campo onde o usuário poderá especificar um grupo de itens, nos quais deseja realizar a transferência.
Itens de Origem: Campo onde o usuário poderá especificar um item de origem, no qual deseja realizar a transferência.
Marca: Campo onde o usuário poderá especificar uma marca de produto, na qual deseja realizar a transferência.
Observações: Campo onde o usuário poderá descrever uma observação para a transferência que será realizada.
Movimentação: Campo onde o usuário deve sinalizar os itens que irão ser visualizados na tela de Transferência, de acordo com o seu tipo de movimentação atual:
Feitos os preenchimentos dos itens descritos acima, basta o usuário clicar no botão Executar , para que os itens sejam exibidos conforme a filtragem, ou no botão Carregar Transf. Pendentes, caso haja alguma transferência pendente de finalização :
Feito isso o sistema irá listar os itens a serem transferidos conforme a filtragem anterior, na aba Dados Transferência:
Nesta aba, apenas as colunas em Negrito, poderão ser editadas, sendo elas:
Item Destino: Campo onde o usuário deve informar o item para qual será destinada a transferência.
Qtdade. Transferir: Campo onde o usuário deve informar a quantidade que será transferida entre os locais e estabelecimentos selecionados.
Feitos os preenchimentos descritos acima, basta o usuário o usuário clicar no botão Salvar, disponível no canto superior da tela e o processo será finalizado:
No caso da transferência não ser aprovada, os lançamentos irão para aba, Transferências Pendentes, onde apenas os lançamentos de entrada podem ser aprovados:
Após finalizar a transferência, o usuário pode conferir as informações das notas emitidas, na rotina de notas fiscais:
ou pelo menu de acesso rápido:
Selecionando o filtro de Movimentações internas:
INVENTÁRIO DE ESTOQUE
OBJETIVO
O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário o controle dos seus estoques através dos Inventários de estoque e os lançamentos de ajustes posteriores, dada a necessidade do estabelecimento nos controles de estoques praticados.
ACESSO E ATALHOS
O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Estoque >> Item (Mercadorias e Serviços) >> Inventário
CONFIGURAÇÃO
Para utilização da rotina serão necessárias algumas configurações específicas!
CONTROLE DE AÇÕES
Para utilização da rotina será necessário que o usuário possua algumas ações liberadas, para determinados tipos de ações nas ordens de compras!
Essa configuração é feita pelo usuário supervisor e/ou autorizado através da rotina PS – Gerencial >> Gerente >> Controle de Ações - (Grupo/ Usuário), sendo ela:
260 – Visualiza estoque na rotina de Inventário?: Indica se o usuário pode visualizar a quantidade em estoque dos itens na rotina de inventário.
CONFIGURAÇÕES DO ESTABELECIMENTO
será necessário configurar as configurações de notas que serão utilizadas na rotina tanto para entrada quanto para saída nos ajustes de estoques feitos a partir das contagens do inventário:
Essa configuração está localizada na rotina: PS - Gerencial >> Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Configuração ou pelo atalho Ctrl + O (Letra).
A mesma se encontra na seção Configurações Gerais na opção Configuração de notas:
Lembrando que as configurações são cadastradas previamente na rotina pertinente, sendo assim o usuário tem a opção realizar a consulta rápida clicando na tecla F3, e também pode realizar a consulta completa dessas configurações clicando na tecla F4 sobre a opção no grid, ou ainda pela rotina:
Após isso, ainda na rotina Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Configuração o usuário deve realizar as configurações gerais do que diz respeito ao Inventário.
Essa configuração se encontra na secção Gerencial, na opção Inventário de Estoque:
Contagem Mínima p/ Inventário: Campo onde o usuário poderá quantificar um número de contagens mínimas para finalização do inventário.
Caso o número de contagens lançadas seja menor que o informado neste campo, o inventário não poderá ser finalizado.
Nº de contagens iguais: Campo onde o usuário poderá definir um número de contagens iguais para que a contagem seja considerada como correta no inventário.
Tipo cálc. médias ICMS ST exp. Fiscal: Campo onde o usuário deve sinalizar, o tipo de cálculo de ICMS ST, a ser utilizado na exportação para o módulo Fiscal:
Tipo ICMS-ST considerado exp. fiscal: Campo onde o usuário deverá sinalizar o tipo do ICMS-ST a ser considerado no cálculo da exportação para o Fiscal:
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
A rotina Estoque: Item (Mercadorias e Serviços) >> Inventário permite que através das contagens de estoques feitas por meio do Inventário, o usuário realize o controle dos estoques dos seus itens ajustando seu estoque do sistema conforme o seu estoque físico.
Partindo disso, ao selecionar a rotina o usuário irá visualizar a tela Inventário de Estoque:
Nesta, além da inclusão de novos Inventários, o usuário também consegue realizar a consulta de inventário já lançados, bem como suas informações e respectiva situação:
Na consulta dos inventários com a situação 🔵 Fechado o usuário consegue visualizar as contagens feitas, assim como as notas de ajustes emitidas:
Já nos inventários com a situação ⚪ Aberto, o usuário consegue excluir o lançamento, inserir contagens e fechar o mesmo, para em seguida emitir as notas de ajustes:
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário realizar a inclusão dos inventário!
Para isso, basta o usuário clicar na opção “+ Novo” disponível na seção de Ações, na tela de consulta nos inventários:
Após selecionar a opção, o usuário irá visualizar a tela de inclusão de Inventário:
Nesta tela, inicialmente o usuário irá informar os Dados do Inventário e o Filtro de Itens do Inventário, sendo eles:
Descrição: Campo onde o usuário deve informar o nome de cadastro do inventário.
Local de Estoque: Campo onde o usuário deve informar o Local de Estoque, no qual serão realizados os ajustes das contagens lançadas no inventário.
Campo com a opção de consulta rápida clicando na tecla F3, ou consulta completa clicando na tecla F4 no campo em questão.
Data do Inventário: Campo onde o usuário deve informar a data do inventário que está sendo incluído.
Data de Fechamento: Campo onde o usuário deve informar a data de finalização do inventário.
Item: Campo onde o usuário pode definir um item específico no qual será realizado o inventário.
Grupo de Itens: Campo onde o usuário pode definir um grupo de itens específico, no qual será realizado o inventário.
O usuário ainda conta com as especificações quanto a movimentação e situação do item, podendo selecionar os mesmos de acordo com a visualização que desejar 🡺
Feito esse preenchimento inicial, o usuário deve clicar no botão Salvar para que possa dar sequência no lançamento das contagens:
Nesse momento o sistema irá abrir as opções de ações Excluir, Fechar e Contagens:
A opção de ação “ X Excluir” , como o próprio nome já diz, permite que o usuário exclua a inclusão de inventário que esteja com a situação ⚪ Aberto.
Já a opção de ação “ ✔ Fechar” permite que o usuário realize o fechamento do inventário que está aberto.
Vale ressaltar que após realizar a finalização do inventário o processo não pode ser mais desfeito.
Outra informação que vale ser destacada quanto a ação, é que no caso do usuário fechar o inventário sem lançamento de contagens (sem diferença entre saldo do sistema e saldo informado) o inventário será finalizado/fechado, porém não haverá geração de notas de ajuste.
Dando sequência no processo, a opção de ação “Contagens” permite que o usuário lance as quantidades de estoque que o estabelecimento possui em seu estoque físico.
Para isso, ao selecionar a opção o usuário irá visualizar a tela de inclusão de contagem:
Nesta tela o usuário irá especificar as informações de Contagem e Itens da Contagem, sendo eles:
Contagens:
Data Contagem: Campo onde o usuário deve informar a data que foi realizada a contagem dos estoques.
Responsável: Campo onde o usuário deve nomear o responsável pela contagem.
Finalizada?: Campo onde o usuário deve sinalizar se a contagem foi finalizada.
Usuário Responsável: Campo onde o usuário deve informar o usuário responsável pela contagem.
Itens da Contagem: Nesta, o usuário irá informar apenas a quantidade de estoque físico no campo Contagem:
Após feitos os preenchimento descritos acima, o usuário deve salvar a contagem para dar continuidade ao processo do Inventário. Para isso, basta o usuário clicar no botão Salvar disponível no canto superior da tela de ações:
Feito isso, finalizando a contagem e o inventário, o usuário deve fechar o Inventário para que os ajustes de estoque sejam efetuados e as notas geradas.
Para isso o usuário deve clicar na opção de ação “Voltar” para voltar à tela inicial onde será finalizado o Inventário clicando na opção Fechar:
Nesse momento, basta informar a data do fechamento do inventário e clicar em Fechar:
Com isso, o inventário será finalizado e as notas de ajustes serão emitidas conforme a contagem 🡺
Para conferir a nota de ajuste emitida, basta o usuário clicar sobre o registro da nota que é preenchido automaticamente após a finalização e posterior emissão das notas de ajuste:
O usuário também pode conferir as informações das notas emitidas na rotina de notas fiscais:
ou pelo menu de acesso rápido:
Selecionando o filtro de Movimentações internas:
Desta forma, encerramos a rotina de consulta e inclusão de Inventários!
Lembrando que todo o processo de lançamento manual de quantidades pode ser automatizado, caso o usuário possua em seu estabelecimento um coletor específico para esse tipo de operação:
RESULTADOS ESPERADOS
A realização da consulta e inclusão dos Tipos de Estoque, Inventários de Estoque e Transferência de Estoque, que serão utilizados nos controles de estoque, conforme as aplicabilidades definidas.
RELATÓRIOS VINCULADOS
A rotina dispõe de alguns relatórios padrões, que podem auxiliar o usuário nas conferências diárias, dentre outras.
Para consultá-los, basta clicar no atalho CTRL + F3, ou também pela rotina Relatórios>> Relatórios Padrões.
Sendo eles:
-224 Inventário de Estoque por Item
-225 Inventário de Estoque por Grupo
VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
Versão 2008.1002.