Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 6 Next »

Como a rotina entende uma pessoa como ASSOCIADO?

Para que a rotina traga um produtor / pessoa corretamente ao realizar o processamento dos dados, é necessário que esteja preenchido as informações de histórico do associado através do menu “Agro3c » Cadastros Gerais » Pessoa » Manutenção » Aba Histórico Associado”, conforme imagem abaixo:

Processando a rotina de distribuição de sobras:

A rotina para processamento das informações e cálculos relacionados a distribuição de sobras aos associados pode ser localizada através do menu “FinAgro3c » Pessoas » Distribuição de sobras » Gerar divisão de sobras” sendo cada detalhe exemplificado abaixo:

Visão geral distribuição de sobras.PNG

Os parâmetros gerais dessa rotina servem basicamente como alguns filtros, como por exemplo, a configuração criada anteriormente, as datas de apuração, bem como o “Valor a distribruir”.

É importante ressaltar que os parâmetros financeiros neste momento inicial não são liberados para definição, isso somente vai ocorrer depois que o registro for salvo.

Por fim, deve-se selecionar a opção “Executar Rotina” para processar os dados.

Cálculos realizados pela rotina:

A rotina realiza alguns cálculos específicos, dentre eles:

Cálculos da Distribuição de Sobras.PNG

Cálculos:

  • Total de saídas: Neste local o sistema utiliza “Config. Notas Saída - Config Dev. Venda”;

  • Total de entradas: Neste local o sistema utiliza “Config. Notas Entrada - Config Dev. Entrada”;

  • Valor apurado: Aqui o sistema vai utilizar os 2 cálculos anteriores e somar ambos os valores;

  • Participação: Aqui o sistema fará uma proporção baseado no total do “Valor apurado” de todos os associados para cada um deles, ou seja, “Valor apurado total / Valor apurado do associado XYZ”;

  • Capitalizar: Neste local o sistema vai se basear no campo “Percentual a capitalizar” aplicando sobre o “Valor a Distribuir”, logo chegando num valor a ser capitalizado. Posterior a isso será utilizado a “Participação” de cada associado de modo a multiplicar por este valor a capitalizar.

  • Pagar: Neste local o sistema vai se basear no campo “Percentual a pagar” aplicando sobre o “Valor a Distribuir”, logo chegando num valor a ser pago. Posterior a isso será utilizado a “Participação” de cada associado de modo a multiplicar por este valor a pagar, chegando num resultado.

Geração do Financeiro:

Após os dados terem sido calculados, o usuário precisa salvar a rotina, logo esta entra para um estado de “Conferência” o que permite validações de valores, percentuais e demais informações, ou seja, nenhum financeiro foi gerado ainda.

Depois de salvo, são liberados os campos relacionados aos “Parâmetros financeiros” onde pode-se definir a “Dt. Inclusão Conta Movimento”, bem como os vencimentos da conta movimento e duplicatas a pagar.

Com essas definições realizadas, o usuário pode clicar no botão “Gerar Financeiro” onde efetivamente serão gerados os documentos aos associados.

Sendo que, os valores presentes na coluna “Capitalizar” terão uma conta movimento gerada para seus respectivos associados, com base na configuração previamente realizada no menu “FinAgro3c » Pessoas » Distribuição de sobras » Configuração”;

Por outro lado, os valores presentes na coluna “Pagar” terão duplicatas a pagar geradas para os associados, também com base na configuração previamente citada.

Logo abaixo, pode-se visualizar um exemplo da geração das duplicatas a pagar e também conta movimento:

É importante ressaltar que, ao tentar excluir algum destes documentos manualmente, o sistema mostrará um alerta impedindo a ação do usuário, conforme imagem abaixo:

De modo complementar, caso o usuário tenha permissão ele poderá excluir todo o financeiro através do botão de “Excluir” na rotina presente em “FinAgro3c » Pessoas » Distribuição de sobras » Gerar divisão de sobras”.

Contabilização dos documentos:

A contabilização dos documentos segue o formato tradicional de duplicatas a pagar e também de conta movimento, apenas com as contas específicas relacionadas a distribuição de sobras, conforme exemplo abaixo:

Vídeo explicativo do processo completo:

Rotina de distribuição de sobras.wmv

  • No labels