Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 2 Current »

Descrição

O MDF-e, ou Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, é um documento digital utilizado no Brasil para acompanhar o transporte de cargas. Ele serve para registrar e validar informações sobre as operações de transporte de mercadorias, reunindo dados de notas fiscais eletrônicas e outros documentos relevantes.


Índice


Pré-Requisitos

  • Permissão de acesso de usuário ao módulo Vendas.

  • É necessário configurar corretamente a emissão de MDF-e no menu Empresas » Configurações » NFe

    image-20241009-122759.png

    Acessando a aba MDFe é necessário mudar o campo MDF-e ambiente para “Produção” para que seja validada pela receita, ou Homologação para uso interno em ambiente de testes. Na mesma aba também é necessário definir o MDF-e Forma de Emissão como “1-Normal“ e o MDF-e Caminho XSD’s a pasta onde está localizado os Schemas XML referentes a MDFe.

    • Logo abaixo também temos o campo de Tipo do Transportador com 3 opções:
      1- ETC » Empresa de transporte rodoviário de carga (opção carregada por padrão na inclusão e a que normalmente é usada internamente).

      2- TAC » transportador autônomo de carga

      3- CTC » Cooperativa de transporte rodoviário de cargas
      Caso o cliente não saiba qual o Tipo do Transportador, o mesmo pode verificar com Contabilidade.

      image-20241009-123704.png


Passo a passo

  1. Para que seja emitida MDFe, é necessário que seja realizado previamente o cadastro de Veículos e Motoristas a serem usados no MDF-e. Para cadastrar um veículo, deve se acessar o menu Auto Peças » veículos ou apertando F4 no campo placa na tela do MDF-e e adicionando um novo veículo.

    image-20241009-131652.png

  2. Nessa tela, pode-se adicionar um novo veículo ou editar os ja cadastrados

    Placa do veículo: A placa do veículo que está sendo cadastrado.

    Modelo: o modelo do mesmo.

    tipo proprietário: pode ser selecionado próprio ou de terceiro.

    Estab. proprietário: o estabelecimento a qual o veículo pertence.

    Proprietário do veículo: a quem o veículo pertence, também deve estar cadastrado no sistema, pode ser buscado através da tecla F3 ou editado através da tecla f4.

    UF: a unidade federativa onde o veículo está registrado.

    renavam: registro nacional de veículos automotores, essa informação pode ser encontrada no documento do veículo.

    RNTC: Registro nacional de transportes de carga.

    Tipo de veículo: pode ser selecionado uma das opções: tração, reboque ou carros e utilitários pequenos.

    reboque 1 e 2: caso o veículo tenha reboque podem ser selecionados até duas opções aqui.

    tipo de rodado: pode ser selecionado dentre as opções “não aplicavel”, “truck”, “toco”, “cavalo mecanico”, “van”, “utilitarios”, e “outro”.

    Tipo de carroceria: pode ser selecionado dentre as opções: “não aplicavel”, “aberta”, “fechada/bau”, “graneleira”, “porta container” e “sider”.“

    Tara: Também chamada de “Peso Morto”, a tara é o peso do veículo sem sua carga. Essa medida é calculada pela soma dos pesos do chassi, da carroceria e do motor.

    Capacidade em kg: Essa é a medida que expressa a capacidade de carga útil. É o peso somado de tudo aquilo que o veículo pode carregar, incluindo a sua carga máxima, mais o motorista.

    Capacidade em m³: a capacidade em volume de carga útil.

    Inativo?: campo para inativar o veículo.

    Ano do veículo: o ano do veículo, essa informação pode ser encontrada no documento do mesmo.

    image-20241009-132159.png

  3. Para cadastrar o motorista, precisamos acessar a rotina de cadastro de prestador de serviço que pode ser acessada em Fornecedores -> Prestador de serviço no Módulo Vendas.

    Nessa rotina podemos editar motoristas e outros prestadores de serviço ou adicionar um novo.

    image-20241009-132756.png

    Na tela de cadastro de prestador, podem ser preenchido os dados do mesmo além de ser possível associar até dois reboques ao prestador. E ainda pode ser marcar o checkbox para adicionar o mesmo como cliente e/ou fornecedor.

    No print abaixo também é possível reparar que existem os campos de RNTRC e RNTC. Caso o objetivo seja utilizar este cadastro de Motorista e vincula-lo na MDFe para que a mesma seja emitida, é obrigatório que estes campos sejam preenchidos, caso contrário ao emitir a MDFe a será retornada rejeição no envio.

    image-20241009-133404.png

  4. Agora vamos passar ao preenchimento do MDF-e propriamente dito. A rotina pode ser acessada no módulo vendas, em Vendas/Clien » MDF-e » MDF-e

    image-20241009-134117.png


    Nessa primeira parte no canto superior esquerdo da tela, a série e número são preenchidos automaticamente, sendo a série a ja configurada anteriormente e o número segue a sequência numérica crescente. 

    Como ja foi mostrado o cadastro de Automoveis e motorista, basta preencher com as informações com as já cadastradas anteriormente.

    image-20241009-134716.png

  5. Em seguida devem ser informados o peso bruto, valor da carga, a cidade onde a mesma foi carregada e o estado onde será descarregada.

    O CIOT (Código Identificador de Operação de Transportes) trata-se de um codigo obtido apenas por meio do cadastramento da operação de transportes no sistema da ANTT( Agência Nacional de Transportes Terrestres). Sua utilidade é regulamentar o pagamento de frete ao prestador de serviço. Deve ser utilizado em caso de operações com transporte contratado.

    A informação de CNPJ/CPF do responsável deve ser preenchida em caso de necessidade de informar o CIOT.

    image-20241009-140034.png
  6. Em seguida deve ser preenchido o percurso por onde a carga irá passar, as cidades e estados, e o campo de contratante não é obrigatório sendo geralmente preenchido quando é terceirizada a entrega da mercadoria.

    image-20241009-140324.png
  7. Ao lado da aba de Percurso temos a aba de “Documentos Vinculados”. Nessa aba devem ser preenchidos os dados da NF-e que gerou a MDF e caso existe a CT-e.

    image-20241009-140716.png

  8. Uma vez que todos os dados da MDF-e forem preenchidos corretamente, falta apenas salvar e enviar a mesma para que seja autorizada.

    image-20241009-140909.png

  9. Uma vez que a entrega for realizada, a MDF-e precisa ser encerrada. Para encerrar basta clicar no ícone destacado (que ficará habilitado na cor verde uma vez que a MDF-e for autorizada) assim o campo referente a encerramento da MDF-e será preenchido.

    image-20241009-141116.png

  • No labels