Detalhamento de Aferições dentro do módulo PSGerencial no Petroshow

OBJETIVO

 

A aferição consiste no procedimento de colocar certa quantia de combustível em um recipiente previamente aferido pelo INMETRO, e verificar se é a mesma indicada na bomba, sendo assim, esse processo tem a finalidade de verificar se as bombas estão abastecendo corretamente a quantia de combustível indicada.

 Como é o procedimento?

Todas os postos de combustíveis devem seguir o padrão estabelecido pela legis- lação em vigor para a garantia dos seus serviços aos clientes. Para isso, além do posto contar com as bombas de abastecimento com aprovação do modelo pelo INMETRO em perfeito estado de funcionamento, também de- vem possuir medida padrão também aferida e lacrada pelo INMETRO, com capacidade de 20 litros de volume, para a efetiva conferência da vazão de cada equipamento medidor.

Fonte: Saiba como fazer a aferição de bombas em postos de combustíveis

 

 

Desta forma, o objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção de consultar e realizar o detalhamento das aferições incluídas.

 

ACESSOS E ATALHOS

 

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS – Gerencial >> Processos >> Detalhamento de Aferições

 

 

 

CONFIGURAÇÃO E DESCRIÇÃO

 

A rotina Processos >> Detalhamento de Aferições disponibiliza ao usuário de realizar a consulta e o detalhamento das aferições realizadas nas bombas de combustíveis o estabelecimento.

 

Partindo disso abaixo detalharemos o processo da inclusão da aferição no PDV e na sequência os processos da rotina supracitada.

 

INCLUINDO A AFERIÇÃO NO PDV

 

Para incluir as aferições realizadas nas bombas o usuário deverá acessar o módulo Petroshow PDV e no Menu Geral selecionar a opção Aferições e na sequência Incluir aferições:

 

 

 

 

Após isto serão listadas os abastecimentos para seleção como aferição, tendo isto, basta selecioná-lo e na sequência confirmar a ação:

 

 

 

 REALIZANDO O DETALHAMENTO DA AFERIÇÃO

 

Tendo isso após realizar a inclusão, ao selecionar a rotina Processos>> Detalhamento de Aferições, o usuário terá o contado inicial com a tela Detalhamento de Aferição:

 

 

Nesta, basta o usuário indicar o período de datas que deseja consultar e realizar o detalhamento e em seguida Executar o processo. Feito isso, serão listadas as aferições para consulta e detalhamento:

 

 

 

Para realizar o detalhamento basta selecionar o registro que deseja, e em seguida incluir as informações da  aferição:

 

  • Tipo Medição: Campo onde o usuário poderá sinalizar o tipo da medição.

 

  • Qtde Bomba: Campo onde o usuário poderá informar a quantidade da bomba aferida.

 

  • Qtde Aferido: Campo onde o usuário poderá informar a quantidade aferida.

 

  • Diferença: Campo preenchido automaticamente com a diferença entre a quantidade da bomba quantidade aferida.

 

  • Situação: Campo preenchido automaticamente com a situação da aferição de acordo com a regulagem definida na seção “Configurações para detalhamento de Aferição” dispo- nível abaixo do grid de aferições:

 

 

◦ Regulagem Fiscal Máxima Permitida: Campo onde o usuário deverá informar a regulagem fiscal máxima permitida para aferições.

◦ Regulagem Pratica Máxima Permitida: Campo onde o usuário deverá informar a regulagem pratica máxima permitida para aferições.

 

  • Seg. Deslig: Campo onde o usuário poderá informar os segundos para desligamento da bomba.

 

Tendo isto após realizados os preenchimentos acima, basta o usuário salvar o registro e o processo de detalhamento de aferições estará concluído.

 

RESULTADOS ESPERADOS

A realização dos processos do detalhamento de aferições, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

RELATÓRIOS VINCULADOS

 

A rotina possui alguns relatórios padrões disponíveis para o usuário!

 

Para consultá-los, bastas clicar no atalho CTRL + F3, ou também pela rotina Relatórios>> Relatórios Padrões.

 

Sendo eles:

 

-274 Abastecimento de Aferição

-551 AFERIÇÃO

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2102.1000.