Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Current »

OBJETIVO

O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário mais agilidade e otimização na realização dos processos de manutenção dos MDF-e’s.

O que é MDF-e?

MDF-e, ou Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais é um documento emitido e armazenado eletronicamente, para vincular documentos fiscais transportados na carga, como o NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

Este documento eletrônico veio para substituir o “Manifesto de Carga Modelo 25”, que no caso, era o sistema impresso até então utilizado pelo setor de transportes.

O MDF-e foi instituído no ano de 2010 e passou a ser obrigatório em 2014. Atualmente, é válido em todo o território nacional e de emissão obrigatória sempre que há qualquer transporte de mercadorias para além do município de origem ou entre estados.

Fonte: MDF-e: o que é, para que serve e como emitir o Manifesto Eletrônico

ACESSO E ATALHOS

O acesso da rotina é feito por meio do menu: PS - Gerencial >> Notas Fiscais >> Manifesto Eletrônico (MDFe) >> Manutenção de MDF-e:

CONFIGURAÇÃO

Com as novas adequações da rotina, será possível realizar a geração automática dos MDF-es! Para isto serão necessárias algumas configurações específicas:

DAS CONFIGURAÇÕES DO ESTABELECIMENTO

Nesta configuração o usuário configurará se o Estabelecimento terá a geração automática dos MDF-es, bem como as parametrizações referentes a origem dos documentos que serão gerados.

Esta configuração está localizada na rotina Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Conf. Documentos Eletrônicos na aba Conf. MDF-e:

Nesta, o usuário deverá realizar a configuração dos campos destacados:

  • Gera MDF-e Automático?: Nessa opção o usuário definirá se o estabelecimento realiza a geração dos MDF-e automaticamente.

  • Origem Doc. Gerar: Campo onde o usuário deverá sinalizar a origem dos documentos:

    • Interestadual

    • Estadual

    • Municipal

Feitas as definições basta o usuário Salvar ((blue star)) as alterações, para dar sequência nas configurações!

DAS CONFIGURAÇÕES DA CONFIGURAÇÃO DE NOTA

A geração automática dos MDFe’s só ocorrerá em notas e CT-e’s que estejam com a configuração de nota configurada para isto.

Para realizar a configuração da configuração de nota o usuário deverá acessar a rotina Notas Fiscais >> Configuração de Notas >> Cadastrar:

Nesta o usuário deverá localizar as configurações utilizadas e após localizá-la, selecionar a aba Inf. Adicionais e em seguida a opção “Gera MDF-e Automático?”:

Para que os CT-e’s e NF-e’s tenham os MDF-e’s gerados automaticamente, essa opção deverá estar marcada como “Sim”.

DAS CONFIGURAÇÕES DO AGENDAMENTO DA TAREFA DA ROTINA

Após realizadas as configurações anteriores, para que a geração automática dos MDF-es seja realizada, será necessário realizar as configurações do job que se refere à tarefa que fará com que o processo da geração automática ocorra.

Para realizar o agendamento, deve-se acessar o menu Cadastros Gerais >> Agendador:

Após selecionada a rotina, o usuário terá o contato inicial com a tela de Consulta: Agendador de Tarefas, nesta o usuário deverá clicar no botão Incluir ((blue star)) que fica disponível no canto superior da tela de consulta:

Feito isso, o sistema abrirá a tela de inclusão onde o usuário deve incluir um novo registro e informar a tarefa que realiza o cadastro automático dos MDFes, sendo ela:

10040 – Realiza o cadastro automático MDFes vinculados as NFes ou CTes emitidos.

Nesta o usuário definirá o mês, dia da semana, dia do mês, hora e minuto que deseja que a tarefa seja executada.

Após feito isso, ao salvar o registro do agendamento da tarefa o sistema apresentará a seguinte mensagem:

Mensagem que orienta o usuário a recarregar as configurações no servidor de tarefas.

Para realizar o processo de recarregar as configurações no servidor de tarefas o usuário deve acessar o Servidor de aplicação e acessar o menu Controle >> Tarefas Agendadas e clicar em Recarregar Conf.:

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

A rotina Notas Fiscais >> Manifesto Eletrônico (MDFe) >> Manutenção de MDF-e, disponibiliza para o usuário mais agilidade e otimização na realização dos processos de manutenções dos MDFes emitidos pelo estabelecimento.

UTILIZAÇÃO DA TELA DE MANUTENÇÃO

Na tela de manutenção o usuário poderá acompanhar os MDF-es gerados, e realizar alterações pontuais nos documento, além de dispor da possibilidade de autorizar e encerrar MDF-es em massa.

Tendo isso, ao selecionar a rotina, o usuário tera o contato inicial com tela MDF-e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, que divide os processos das manutenções em 3 abas, sendo elas:


1 - MDFes

Nesta, inicialmente o usuário deverá realizar a filtragem para visualizar os MDF-es gerados:

  • Intervalo de Datas: Campos onde o usuário poderá definir o período de datas em que foram gerados os MDFes.

  • Placas: Campo onde o usuário poderá filtrar MDFes de placas específicas.

  • Situação: Campo onde o usuário poderá definir a situações dos MDFes que deseja visualizar.

Feitas as filtragens, basta o usuário clicar no botão procurar e em seguida serão exibidos os MDFes para manutenção de acordo com a filtragem:

Tendo isso, basta o usuário selecionar o(s) MDF-e(s) que deseja realizar a manutenção e em seguida selecionar a ação desejada:

Feito isso, basta utilizar o botão Ações que exibirá as opções de alterações em massa e selecionar a ação desejada para o(s) MDFe(s) selecionado(s):

Feito isso, o processo será realizado e a segunda aba será exibida, com o resultado da ação selecionada!

2 - Resultados

Nesta, o usuário poderá visualizar o status do envio e o retorno da receita sobre o processo realizado. Além disso, o usuário poderá visualizar o MDFe, clicando no botão Visualizar.

3 - Impressão DAMDFE

Nesta aba, o usuário poderá realizar a impressão das DAMDFE dos MDFes autorizados e/ou encerrados.

Para isto, basta o usuário realizar a filtragem do intervalo de datas das emissões dos MDFes e em seguida utilizar o botão Procurar para que os MDFes sejam listados para impressão:

Feito isso, basta utilizar a opção Gerar DAMDFE’S e em seguida os MDFes selecionados serão exibidos para impressão:

E desta forma, encerramos os processos da rotina de Manutenção de MDFes!

RESULTADOS ESPERADOS

A realização das manutenções dos MDFes, conforme as aplicabilidades selecionadas.

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2011.1002

  • No labels