Instalação do CRM
OBJETIVO
O objetivo desta documentação é instruir e orientar o usuário quanto ao processo de Instalação do CRM.
PRÉ-REQUISITOS
Para realizar a instalação do CRM é necessário ter o arquivo do instalador da plataforma baixado no servidor em que será realizado a instalação.
Segue abaixo o arquivo do instalador:
REQUISITOS MÍNIMOS
Para a instalação do CRM é recomendado que o servidor tenha como configuração básica os seguintes recursos:
O sistema operacional Windows (Server 2012 ou superior) ou Linux;
Memória RAM recomendamos no mínimo 4GB de RAM exclusivos para o CRM (Servidor WEB);
Processador de 6 núcleos classe servidor (Xeon, etc);
Armazenamento pode ser de 240GB;
Para o CRM Mobile recomendamos a seguinte configuração básica:
Android 6.0 ou superior;
Processador Octa Core;
2 GB de RAM no mínimo;
Armazenamento recomendado de no mínimo 16GB;
Câmera de no mínimo 8MP tela HD são recomendados;
INSTALAÇÃO
Após copiar o arquivo para o servidor onde será instalado o CRM é necessário executá-lo como Usuário Administrador do Windows para que possa ser criado o serviço no Windows.
Feito isso, será iniciado o processo de instalação do CRM, sendo que o mesmo é dividido em algumas etapas que estão explicadas a seguir.
1.1 - Guia Serviços
Esta guia tem por objetivo verificar o acesso a internet no momento da instalação, requisito primordial para que possa ser realizado esse procedimento.
Estando estável, basta clicar em “Próximo” para avançar de etapa.
A imagem abaixo demonstra a dela da guia de “Serviços“:
1.2 - Guia GlassFish
Nesta etapa define-se as configurações para a instalação do Glassfish, sendo elas:
Caminho para instalar;
Porta do HTTP;
Porta de administração;
Esses dados já são carregados automaticamente e caso necessário podem ser alterados. Além disso, a opção “Criar Serviço do Windows” iniciará marcada. Recomenda-se utilizá-la para facilitar o processo de iniciar ou parar o Glassfish, visto que será criado um serviço no windows para essa funcionalidade.
Observação: Após realizado este processo, será necessário configurar uma porta de acesso externo apontando para a porta 8080 (ou a que for definida no campo Porta do HTTP). O motivo é para que os usuários possam acessar externamente o CRM.
1.3 - Guia Banco de Dados
Nesta etapa, pode-se definir o tipo de banco de dados e sua localização, seguindo este processo:
Firebird ou Oracle: Escolher o tipo do banco de dados utilizado pela empresa.
URL: No caso de Firebird trata-se do caminho na máquina em que está localizado o Banco de Dados. No caso de Oracle, trata-se de qual instância (ORCL) o Banco de Dados está localizado.
IP e Porta: Referente a máquina que contém o banco de dados e que esteja liberado para o uso.
Usuário e Senha: Login do Banco de Dados.
Testar: Botão para testar a conexão com o banco de dados.
1.4 - Guia Confirmação
Nesta guia será exibido as informações parametrizadas para a instalação do CRM, tais como tipo de banco de dados, caminho de instalação do Glassfish, caminho do banco de dados e o serviço, para certificar que os dados preenchidos estão corretos. Caso o usuário confirme que essas informações estão de acordo, será iniciado o dowload dos arquivos necessários para a instalação do mesmo.
Nesta etapa de download o instalador irá baixar o Glassfish, configurar o Java, configurar o Banco de Dados, criar o serviço do Windows, baixar e extrair o arquivo crm-web.war.
Neste processo de instalação, será baixado sempre a última versão disponível do CRM.
Ao concluir a instalação, será exibido uma tela com algumas instruções de como iniciar o Glassfish, configurar e acessar o CRM no navegador.
O processo de inicialização do Glassfish é possível ser realizado de duas maneiras, sendo:
Serviços do Windows:
Pode-se acessar os serviços do Windows, localizar o serviço glassfish-service, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “iniciar”. Este serviço já está configurado para iniciar automaticamente, sendo assim, toda vez que máquina for desligada ou reiniciada, o serviço iniciará junto com ela.
Start Manual:
Na pasta de instalação do Glassfish, clicar no arquivo asadmin.bat. No Prompt que será exibido digitar o comando start-domain agro e aguardar o processo concluir.
Após realizado os processos supracitados, é possível acessar o CRM digitando o seguinte link no navegador do servidor: http://[ip do servidor]:[porta HTTP configurada]/crm-web.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que após realizar esse procedimento seja possível acessar de maneira correta o módulo CRM Web e Mobile, sendo que assim poderá ser realizado as parametrizações iniciaIs e passar a realizar o uso da ferramenta.
VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
Esse procedimento de instalação poderá ser utilizado em todas as versões do módulo CRM.