MCP - Conciliação de Cartão

Descrição

A conciliação de cartão é uma prática importante para garantir a precisão dos lançamentos de cartões realizadas pelo estabelecimento e também para detectar e corrigir erros ou discrepâncias que possam ter ocorrido durante o processo de pagamento com cartão. Neste treinamento o aluno irá aprender como realizar a Conciliação de Cartão no Construshow.


Índice


Pré-Requisitos

  • Acesso ao Viasoft Construshow.


Passo a passo

  1. Acessos e Atalhos: Financeiro >> Cartão e Outros >> Conciliação de Cartão
    Configurações >> Gerais >> Financeiro >> Geral >> Principal

  2. No sistema Construshow existem 6 diferentes layouts que são CIELO, REDE, GETNET, STONE, SIPAG E PAGSEGURO.

  3. No lado esquerdo da tela existem os filtros relacionados ao cartão que estão sendo mostrados na imagem abaixo e no lado direito estão os layouts:

  4. Cielo: Quando a opção CIELO é selecionada é possível escolher os critérios de conciliação. Os  critérios “Valor de Parcela” e “Número de Parcela” são fixos, portanto, são carregados marcados com as respectivas opções desabilitadas para edição. Além desses dois critérios, outros 5 podem ser selecionados, como pode ser visto na imagem a seguir.

  5. Após selecionado todos os filtros, é necessário executar a pesquisa, ( ). Logo após isso, será apresentada uma tela de seleção onde deve ser escolhido o extrato de pagamento do cartão. 

     

    Obs: Para a correta leitura do arquivo, deve ser utilizado o tipo de extrato ‘Pagamento com CV’ que contém as informações necessárias para a conciliação, conforme tabela abaixo.

Esta informação pode ser validada diretamente no arquivo, onde o mesmo esta localizado na primeira linha conforme imagem abaixo.

Obs.: Referente este assunto, temos um tópico orientando sobre o que fazer quando o arquivo não for do tipo correto: MCP - Conciliação Cielo - Mensagem: O arquivo não é do tipo Pagamento com CV!

  1. Após escolher o arquivo para realizar a conciliação, serão carregados no grid os dados do arquivo e os lançamentos a conciliar na data de filtro de vencimento informada. Essas informações podem ser observadas na imagem a seguir. 

     

  2. As cores do grid respeitam a legenda no rodapé da rotina, sendo que caso sejam encontrados lançamentos a serem conciliados do arquivo (linha do grid em azul), basta salvar a operação que esses arquivos serão conciliados.

  3. Rede: Para utilização do cartão tipo REDE são necessárias algumas configurações gerais. Em Configurações >> Gerais >> Financeiro >> Geral >> Principal temos:

    O campo de Caminho dos arquivos é o caminho de onde serão carregados os arquivos REDE a serem conciliados.

    A Conf. De Taxas é uma configuração de Taxa de ajuste dos cartões cadastrados no sistema em Cadastros >> Cartão >> Motivo x taxa de Ajuste. Dentro desse cadastro existe um código de ajuste, esse código de ajuste é comparado ao código de ajuste que vem do arquivo a ser conciliado e, caso exista no sistema um código igual ao quem vem no arquivo é gerado um lançamento financeiro com uma analítica de despesa.

    O Nro Filiação Adm. REDE é o número de contato informado pela empresa que disponibiliza os arquivos que serão conciliados.

    O Valor Máximo de Diferença da Taxa Permitida para Baixa é um valor verificado para baixa de lançamento do tipo débito, onde é verificado que a diferença do valor que vem do arquivo a ser conciliado e o valor do sistema deve ser menor que o informado nesse campo. Caso a diferença entre os valores seja maior que o valor informado não será feita a baixa desse arquivo e ele deve ser verificado na segunda aba.

  4. De volta a rotina de Conciliação de Cartão, caso a opção REDE seja selecionada, é carregado de forma automática o caminho do arquivo REDE (do cadastro das gerais), como pode ser observado na imagem a seguir.

  5. Ao importar os arquivos a serem conciliados, cada tipo de arquivo usará um critério para conciliação REDE. Os arquivos de débito usam os valores de NSU e Data, caso o NSU não esteja informado, são usados NSU e valor. Os arquivos de crédito usam a Data de Emissão do acerto, o NSU ou a autorização para fazer a identificação do acerto no sistema.

    Existem 4 tipos de arquivos de conciliação REDE.

    1. EEVD – Vendas em Débito: Realiza a conciliação.

    2. EEVC – Vendas em Crédito: Não realiza a baixa, só identifica o lançamento e seta um registro de venda (RV). Depois disso quando o arquivo financeiro (FI) for lido é realizada a baixa conforme o número de RV que foi setado quando o arquivo de crédito foi lido.

    3. EEFI – Financeiro: Efetua apenas a baixa de lançamentos de crédito.

    4. EESA – Saldo: o arquivo de saldo é um arquivo de precisa ser solicitado para a operadora, ele contém o registro de todos os pagamentos pendentes.

  6. Após a importação um arquivo de retorno é apresentado um log informando se ocorreu algum problema na importação. Isso pode ser visto na imagem a seguir.

  7. Depois do arquivo importado é possível fazer a conferência da conciliação REDE, na segunda aba da rotina. É possível informar alguns filtros e o tipo de conciliação que se deseja conferir, como visto na imagem a seguir.

     

  8. Depois do arquivo importado é possível fazer a conferência da conciliação REDE, na segunda aba da rotina. É possível informar alguns filtros e o tipo de conciliação que se deseja conferir, como visto na imagem a seguir.

     

  9. Após filtrados os registros, são apresentadas informações nos dois grids dessa tela, um de informações que vem do arquivo e outro com as informações existentes no sistema Construshow. Como pode ser visto na imagem a seguir:

    Tanto a Situação quando o Status respeita as cores da legenda que se encontra no rodapé da rotina.

  10. No grid do ConstruShow, existe a opção Baixar, que possibilita realizar a baixa manual. A coluna “Conciliar” no grid do arquivo somente poderá ser utilizada quando existirem lançamentos com valores negativos (estornos ou cancelamentos) para serem marcados com os valores de recebimento que abaterão o valor negativo. Sendo selecionado esses dois tipos de lançamentos, clicando com o botão direito do mouse, será habilitada a opção de “Marcar como Conciliado”.

  11. GETNET: A GETNET disponibiliza arquivos com lançamentos do tipo:

    1. PF = Pagamento Futuro;

    2. PG = Pagamento;

    3. AC = Adiantamento de crédito;

    4. AJ = Ajuste de crédito.

  12. Os lançamentos do tipo PF serão lidos e identificados para baixa posterior, setando o número do Registro de Vendas (RV). Os lançamentos do tipo PG são lidos e identificados para a baixa mediante o número de RV e número da parcela. Caso não seja encontrado o lançamento, uma nova busca é realizada utilizando o número da Autorização. O AC faz a baixa de lançamentos solicitadas antecipação e o AJ realiza lançamentos financeiros dos valores de ajustes.

  13. Ao executar a conciliação, será apresentada uma tela de seleção onde deve ser escolhido o extrato de pagamento do cartão.

  14. Após selecionado o arquivo, as informações dos grids são carregadas. As cores das linhas do grid seguem as regras da legenda da parte inferior central da tela. 

    OBS: Para a realização dos lançamentos financeiros de ajustes, é necessário informado um portador no campo de Dados para Baixa.

  15. STONE: Para utilização do cartão tipo STONE são necessárias algumas configurações gerais. Em  Configurações >> Gerais >> Financeiro >> Geral >> Principal temos:

    O valor de Affiliation key é um dado informado pela operadora STONE que será utilizado para acessar a web service e fazer o download do arquivo para conciliação. O download será realizado na pasta informada nessa configuração.

  16. De volta à rotina de conciliação de cartões, quando selecionada a opção STONE também não é possível escolher os critérios de conciliação, pois eles são fixos. Nesse tipo de conciliação para definir os critérios é verificado se usa Tef Cappta, isso é feito pela marcação ou não do Checkbox mostrado na figura a seguir.

    Caso use Cappta os critérios usados são NSU, Parcela e a hora. Caso NÃO use Cappta, os critérios usados são apenas o NSU e a parcela.

  17. Ao executar a ação, nesse caso também é aberta uma tela para selecionar o arquivo a ser conciliado, como na imagem a seguir.

     

  18. Logo após, no grid serão apresentadas as informações da seguinte maneira: 

     

  19. As cores das linhas do grid seguem as regras da legenda da parte inferior central da tela. 

Dicionário de Dados

Nome do Campo no Sistema

Funcionalidade

Nome do Campo no Sistema

Funcionalidade

Filtros para Conciliação

Vencto Entre

Filtra os registros referente ao cartão realizado no período informado.

Cartão

Filtra por um cartão específico

Estab

Filtra os registros do estabelecimento informado.

 


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Autor: Gabriel Anhaia

1.1

Revisor(a): Debora Damasceno