MCP - Balanceamento de Estoque

Descrição

O objetivo da rotina de Balanceamento de Estoque é ter a possibilidade de analisar, quando tem mais de uma loja, quais estabelecimentos necessitam de reposição ou balanceamento de estoque. Essa reposição será feita baseando-se em três pontos principais: Saldo, Excesso e Insuficiência. A rotina possibilita gerar pedidos de transferências entre os estabelecimentos, tirando de onde está com excesso/saldo para o estabelecimento que está com insuficiência.


Índice


Pré-Requisitos

  • Acesso ao Viasoft Construshow.


Passo a passo

  1. Acessos e Atalhos:
    Configurações >> Gerais >>Processos >> Análise de Compras >> Estab. preferencial para Excesso
    Configurações >> Gerais >> Análise de Compras >> Estabelecimentos Autorizados
    Estoque >> Balanceamento de Estoque
    Menu Configurações >> Gerais >> Processos >> Geração de Notas >>Configurações Padrões para Transferência entre Loja e Depósito

  2. No menuConfigurações >> Gerais >> Processos >> Análise de Compras >> Estabelecimento. preferencial para Excesso pode ser definido qual é o estabelecimento que será priorizado para apontamento/uso do excesso. Nesse caso, ao fazer o balanceamento automático, se ao carregar as informações na tela tiver dois ou mais estabelecimentos com saldo/excesso do mesmo produto, o sistema prioriza o estabelecimento padrão/preferencial que estiver definido na configuração geral.
    Se o estabelecimento padrão/preferencial não tiver excesso, então o sistema vai pegar de outro estabelecimento automaticamente. Se tiver mais de um estabelecimento com excesso no mesmo produto, e nenhum deles é o preferencial, então o processo de apontar as quantidades deverá ser manual.

  3. Configuração geral do menu “Configurações >> Gerais >> Análise de Compras >> Estabelecimentos Autorizados” permite definir quais estabelecimentos irão aparecer para filtrar na rotina Balanceamento de Estoque.

  4. Essa configuração foi desenvolvida para os casos em que alguns usuários tem acesso a todos os estabelecimentos, porém, exclusivamente dentro da rotina de balanceamento, não podem fazer solicitações/pedidos de todos os estabs. Nesse caso, com a configuração, pode ser mantido o acesso dos usuários em todos os estabelecimentos e limitar somente no balanceamento.

  5. A rotina é acessada pelo menu Estoque >> Balanceamento de Estoque. Nessa tela, serão carregados os produtos conforme os filtros definidos, sendo que os dados apresentados seguem a mesma lógica/cálculo da rotina Necessidade de Compra, ou seja, o sistema vai informar (no grid de produtos) o “estoque ideal”, essa informação é gerada conforme a “média de vendas” e “Dias para Estoque”.
    Com base no cálculo de “Estoque ideal” de cada produto, o sistema vai definir se está com excesso ou insuficiência, isso para cada estabelecimento filtrado. Exemplo abaixo:

  6. Suponha que temos três estabelecimentos, 1000 e 2000.
    Nessas lojas, temos o produto Cimento com os seguintes dados:
    Estab. 1000
    Saldo/Estoque: 300un.
    Estoque ideal(sugestão calculada pelo sistema): 130
    Excesso: 170

    Estab. 2000
    Saldo/Estoque: 50un.
    Estoque ideal(sugestão calculada pelo sistema): 80
    Insuficiência: 30

    De acordo com as informações acima, poderia ser feito um balanceamento de estoque do produto Cimento, pois no estabelecimento 1000, com base na média de vendas, só precisamos ter 130, mas temos 300, ou seja, temos 170 a mais que o necessário, nesse caso é possível transferir desse excesso para a loja 2000 que está com insuficiência de 30 unidades.
    A rotina tem a opção de fazer esse processo de balanceamento manualmente, que é o apontamento manual das quantidades, ou também de forma automática, dessa forma o próprio sistema faz a distribuição das quantidade em excesso com o estabelecimento que está com insuficiência.

  7. As quantidades são sempre editadas na lateral direita onde pode ser definido a quantidade conforme os estabelecimentos disponíveis.
    Ao clicar em gerar pedido, o sistema irá gerar os pedidos de transferência sempre no estabelecimento origem da mercadoria, ou seja, onde tem o saldo/excesso. 
    A rotina também possui a coluna “Histórico de Execuções”, que armazena um log das execução, Esse log é gravado somente após clicar no botão “salvar” para gerar os pedidos.

  8. Critérios básicos a serem considerados para a visualização e movimentação dos produtos na rotina do balanceamento:
    Mix de compras:Produtos devem estar obrigatoriamente em pelo menos um mix de compras (menu Cadastros >> Mix de Compras).
    Caso o produto esteja em mais de um mix, será considerado o mix do fornecedor padrão de compra, se não tiver, pega o de maior número(código mix). Para facilitar, na tela do balanceamento, no grid dos produtos, foi adicionado uma coluna para mostrar qual é o mix que foi considerado para carregar o produto.
    Serão respeitadas também as configurações definidas no mix, como por exemplo, o estoque ideal e os campos ref. a média de vendas.
    Filtro: “Dias para Estoque”

  9. Para o sistema calcular o Estoque Ideal, bem como a insuficiência/excesso no balanceamento, a informação do estoque ideal dias precisa estar preenchida no Mix de Compras ou no cadastro do produto. Se não tiver essa informação nos cadastros, erá utilizado a quantidade informada manualmente no campo “Dias para Estoque” existente nos filtros da rotina do balanceamento.
    Filtro “Estoque Ideal abaixo de (insuficiência) %” e “Estoque Ideal acima de (Excesso) %”: O filtro de “% de estoque ideal acima/abaixo de %”, vai ser utilizado apenas para localizar/carregar os produtos. Ou seja, independente do que foi informado nos filtros, os cálculos dos dados da insuficiência/excesso que aparecem no grid de produtos, consideram sempre o estoque ideal 100%. Quando informar 0% no filtro de excesso, o sistema vai carregar os produtos que possuem saldo (mesmo não tendo excesso). Dessa forma, também será possível balancear estoque de um produto que tem saldo (não necessariamente excesso) em um Estab. mas está em falta em outro.

  10. Grid principal da tela:
    O sistema vai exibir somente produtos que se encaixam na situação de ter saldo ou excesso em um estab. e insuficiência em outro. Ou seja, sempre será exibido pelo menos duas linhas, uma mostrando qual estab. está com o saldo/excesso, e outra mostrando qual está com insuficiência.

    1. Linhas de produtos com apenas saldo, serão exibidas com a cor Marrom.

    2. Linhas de produtos com excesso, serão exibidas na cor Azul.

    3. Linhas de produtos com insuficiência, serão exibidas na cor Vermelha.

    4. Após digitar manualmente quantidades para gerar pedidos, ou também ao gerar balanceamento automático, o sistema recalcula o excesso/insuficiência, nesse caso as cores das linhas podem mudar.
      Botão direito do mouse: Para facilitar a análise dos dados exibidos no balanceamento, ao clicar com botão direito do mouse no grid, será possível acessar alguns atalhos, como por exemplo Análise da média de vendas, relatório de posição de Estoque e consulta de pedidos;
      Coluna “Estoque Ideal”: Estoque ideal é basicamente a sugestão de estoque que o sistema calculou, com base na “média de vendas” multiplicado pelo “estoque ideal dias”.

  11. Colunas “Excesso / Insuficiência”: Para determinar se o produto possui excesso ou insuficiência, basicamente é comparado o Saldo do item com o Estoque ideal. Se o saldo for maior que o estoque ideal, o mesmo possui excesso, se menor, insuficiência. Porém, se houver pedidos, entradas/saídas pendentes para o produto, isso também pode influenciar no excesso/insuficiência.
    O cálculo da insuficiência será feito da seguinte forma:
    (Estoque ideal - Saldo Atual - Aguardando - Entradas Pendentes + Saídas Pendentes).
    O cálculo do Excesso será feito da seguinte forma:
    (Saldo + Entrada Pend. - Aguardando - Ped. Outras Lojas - Estoque ideal).

    Coluna “Tem Excesso”: Adicionado coluna no grid principal, intitulada “Tem excesso”, sendo possível marcar um produto como excesso, mesmo que não tenha, nesse caso vai poder tirar mercadoria do estab. para repor em outro estab. que esteja com insuficiência;
    Só vai permitir marcar se para o produto não existir nenhuma linha/estab com excesso.
    » Coluna “Dias Úteis”: Essa coluna apresenta a quantidade de dias uteis considerados na média de vendas.
    Vale destacar que, pode acontecer dessa coluna apresentar uma quantidade de dias maior do que a informada no filtro de dias da rotina. Isso ocorre se no mix estiver definido para considerar dias corridos.

  12. Produtos novos: Dentro da tela do balanceamento foi criada a opção “Carregar Produtos Novos”:

  13. Quando essa opção for marca, no lado direito vai abrir outro campo para informar a quantidade de dias. Essa quantidade de dias se refere ao período de compra/entrada desses produtos novos. Ao executar, o sistema vai carregar os produtos novos que possuem saldo em algum estabelecimento.
    No caso de balanceamento automático, não terá efeito em produtos novos. Ficará a critério do usuário, que deverá informar manualmente as quantidades caso queira pedir/solicitar o produto novo.
    Quando essa opção (de produtos novos) estiver desmarcada na tela, o sistema vai verificar se o item possui saldo em algum estabelecimento, e se possui insuficiência em outro estabelecimento. Por se tratar de um produto novo, pelo fato de não ter média de vendas, a insuficiência será a quantidade informada como estoque mínimo no cadastro do produto.
    Estoque mínimo: A rotina considera o estoque mínimo informado no cadastro do produto, caso não tenha, vai considerar Estoque de Segurança + Prazo de Entrega(do cadastro do fornecedor).
    A informação do estoque mínimo vai influenciar na insuficiência, pois um produto, mesmo que tenha saldo, pode não estar com a quantidade mínima disponível, nesse caso, está com insuficiência.
    Estoque máximo: Ao utilizar a opção de balanceamento automático, o sistema vai respeitar as quantidades de estoque máximo de cada produto (para evitar problemas de espaço físico no depósito). Nesse caso, a quantidade que o sistema vai lançar automaticamente, nunca será acima do estoque máximo do produto.

    Caso as quantidades sejam alteradas/informadas manualmente, não terá validações de estoque máximo, ou seja, o usuário terá autonomia total nesse sentido.

  14. Múltiplo de reposição: No caso de balanceamento manual, o múltiplo de reposição será validado logo após informar as quantidades. O sistema irá apresentar mensagem avisando sobre o múltiplo, e ao clicar em OK, será alterada automaticamente as quantidades.
    No caso do balanceamento automático, o múltiplo será considerado somente quando gerar os pedidos. Quando for necessário arredondamentos, devido à múltiplos com valores quebrados, será sempre ajustado “para cima”.
    Quantidade Aguardando: As quantidades de “Aguardando” dos produtos, serão devidamente considerados/subtraídos no cálculo do excesso/insuficiência. É possível verificar mais detalhes das fórmulas utilizadas, através dos hints das colunas.
    Embalagem: No momento, a rotina ainda não possui tratamentos relacionados à embalagem dos produtos.
    Múltiplo de compra: Pelo fato da rotina se tratar de balanceamento através de pedidos de transferência, o sistema valida apenas o múltiplo de reposição. Sendo assim, a rotina não valida múltiplo de compra dos produtos, somente o de reposição.
    Prazo médio de Entrega do fornecedor: Assim como na rotina da Necessidade de Compra, na tela do Balanceamento de Estoque também tem um check box para definir se o prazo de entrega do fornecedor será ou não considerado/somado no “Dias para Estoque”.

  15. Pedidos: Os pedidos serão gerados sempre no estabelecimento de onde será retirado o saldo/excesso. Será utilizado a “configuração de pedido” que tiver vínculo com a “configuração de documento” de transferência definida nas configurações gerais do sistema (“Menu Configurações >>  Gerais >> Processos >> Geração de Notas >> Configurações Padrões para Transferência entre Loja e Depósito").
    No caso da opção “Fazer balanceamento automático”, o sistema vai lançar as quantidades automaticamente se atender os seguintes requisitos:
    Apenas um estabelecimento com excesso. Se tiver mais que um, é necessário informar manualmente de qual vai sair o saldo.
    Se tiver apenas saldo, será necessário lançar manualmente, pois como não tem excesso, é necessário;
    Quando houver mais que um estabelecimento com insuficiência, o total do excesso tem que ser maior ou igual que o total de insuficiência. Caso contrário não há como o sistema identificar qual critério que deve ser utilizado para distribuir as quantidades.
    Transferências: Após gerar os pedidos pelo balanceamento, o processo para gerar as transferências, entrega de pedido e importação/entrada, pode ser feito normalmente pela rotina “Central de Transferências", sendo que ela vai respeitar as configurações de documento definidas no seguinte caminho: “Menu Configurações >>  Gerais >> Processos >> Geração de Notas >> Configurações Padrões para Transferência entre Loja e Depósito".


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Autor: Gabriel Anhaia, Gilson Tomassão

1.1

Revisor(a): Debora Damasceno