Cadastro de espécie de documentos

OBJETIVO

O objetivo desta documentação é instruir e orientar o usuário quanto ao processo de cadastro de Espécie.

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

O cadastro de espécies de documentos será utilizado no lançamento de documentos de entradas, saídas e prestação de serviço, documentos fiscais emitidos por ECF e cadastro de tipo de equipamentos.

 

CONFIGURAÇÃO

Para efetuar um cadastro de espécies de documentos no módulo fiscal, devemos acessar o menu: Cadastros Gerais >> Espécies de documentos. Conforme mostra imagem abaixo.

 

Nesta tela serão listadas as espécies já cadastradas. Para incluir um cadastro, basta clicar no botão “Incluir” (destacado na imagem acima). Ou selecionar umas das opções na lista, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, para alterar um registro já existente.

Na imagem acima temos a tela de cadastro da espécie, onde os campos destacados são os que possuem maior impacto sobre as demais funções do sistema, como por exemplo a geração do Sped e emissão de relatórios entre outras.

Os campos, “Modelo de Documento” e “Modelo para Arquivo Magnético” serão verificados pelo sistema na montagem dos arquivos Sped e suas apurações e também para a montagem do arquivo Sintegra.

Nas opções “Monta Arq. Magn. Das Entradas” e “Monta Arq. Magn. Das Saídas”, será definido se os documentos lançados com essas espécies listarão nos livros de Entrada ou Saída e consequentemente nos arquivos Sped.

Por fim, os campos “Código configuração de tipos” e “Código do dispositivo autorizado”, serão utilizados para definir o tipo de documento e o dispositivo autorizador. Por exemplo, Venda consumidor, emitida em contingência, ou uma nota fiscal modelo 55 emitida através de formulário de segurança NF-E.