Configuração de Contas para Valores
OBJETIVO
Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de cadastro de uma configuração de contas para valores no módulo fiscal.
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
A configuração de contas para valores, será utilizada em várias outras configurações e lançamentos dentro do módulo fiscal, as principais são: nos lançamentos de documentos e apurações de impostos. Tem a finalidade de exportar para o módulo contábil toda contabilização, caso necessário e, enviará aos arquivos Sped, as contas contábeis naqueles registros que possuem esse campo específico.
CONFIGURAÇÃO
Para efetuar o cadastro de uma configuração de contas para valores, deve-se acessar o menu: Cadastros: Específicos >> Cfg. Contas para os valores.
Ao acessar esse menu, será exibida a tela a seguir.
Nesta tela serão listadas todas as configurações de contas para valores já cadastradas no sistema. Para incluir um novo cadastro, basta clicar no botão “Incluir”. Ou selecionar um cadastro já existente na lista, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, para alterá-lo. Também é possível utilizar os cadastros de outro estabelecimento através da opção “Usando de:” que fica no canto superior direito (conforme imagem abaixo). Basta informar o código do estabelecimento que deseja fazer uso dos cadastros de configurações de contas para valores.
Contas Fiscais
Ao iniciar inclusão de um novo cadastro o sistema exibirá a tela inicial da configuração de contas para valores, selecionando a aba Contas Fiscais. Nessa aba serão apresentadas as sub abas, “Gerais, ICMS, IPI/Serviços, Mapas Resumo, Outros” e “Duplicatas”, cada uma delas representa o tipo de movimentação no qual será vinculada essa configuração. Na aba Contas fiscais, serão configuradas as contas para controle de saldo das contas fiscais.
Contas Contábeis
Na aba “Contas contábeis” serão informadas as contas para contabilização a partir do modulo fiscal. Nessa aba serão habilitadas as sub abas de acordo com o tipo de movimentação na qual será vinculada a conta contábil.
SPED
Na aba “SPED”, serão habilitadas as sub abas “SPED Contribuições” e “SPED ICMS IPI”, nelas serão informadas as contas para montar nos seus respectivos registros e arquivos Sped. A animação abaixo demonstra a utilização da função “replicar” para assimilar de uma vez só a conta contábil para todos os campos do Sped.
EXEMPLO
Vale a pena citar que uma mesma configuração pode ser usada para mais de uma finalidade, o que definirá este são a rotina que está sendo realizada, o campo preenchido na configuração e em qual campo essa configuração está vinculada. Exemplo.
Supondo que temos uma configuração de conta para valor e definimos a ela que temos os campos das abas “Contas Contábeis” e “SPED” preenchidas, como nas imagens abaixo. Note que configuramos campos e contas diferentes para o mesmo código 4.
Agora vamos inserir esse código no documento de entrada conforme imagem abaixo.
Diante dessa configuração quando gerarmos o Sped Fiscal e/ou Contribuições o sistema assimilará a conta contábil 5103, sob o código contábil conforme a estrutura do plano de contas, nos campos correspondentes a escrituração do documento nos referidos arquivos (conforme segunda imagem do exemplo).
E quando acionada a rotina de contabilização no sistema fiscal, o sistema gerará o lançamento contábil conforme as contas contábeis vinculadas na configuração e tão somente com o valor correspondente ao campo configurado, no caso, ao valor do ICMS (conforme primeira imagem do exemplo).