Composição de Produto
1. Objetivo
A definição do preço adequado de um produto produzido pelo mercado, seja ele de padaria ou açougue, começa pela composição de produto. A composição de produto nada mais é que a receita do produto, é a rotina em que será cadastrada as composições dos diversos produtos fabricados pela padaria ou cortes de carne do açougue.
2. Acesso
Para abrir a rotina acesse o menu Produtos > Composição de Produtos. Figura 1.
Ao clicar no processo de “Composição de Produto” o sistema carrega a consulta de estrutura, possibilitando visualizar, editar ou incluir uma composição, Figura 2.
Para visualizar uma composição ou edita-la, basta um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre a descrição da composição desejada. Para estar incluindo uma nova composição basta clicar no Botão Incluir(Marcado na Figura 2) ou usar as teclas de atalho “Ctrl + Ins“.
Os tipos de Composições são:
Açougue/Produção Conjunta;
Açougue/Desmontagem;
Padaria/Montagem.
A seguir explicaremos cada uma separadamente.
Cadastro Composição de Açougue
A Figura 3, descreve a tela de inclusão de uma composição para produto de açougue. Logo abaixo veja as funcionalidades desta rotina:
Código: é o número da composição, o sistema carrega um número sequencial automaticamente para cada composição.
Estrutura: é exibido qual o sequencial da estrutura utilizada, pois um mesmo produto pode ter várias composições.
Data Inclusão: é informada a data de criação da composição, campo preenchido automaticamente pelo sistema.
Utilização: informar qual será a utilização da composição, neste caso, deve ser 1 – Açougue/Desmontagem. A única diferença entre “Açougue/Desmontagem” e “Açougue/Produção Conjunta” é para qual Bloco K será enviado.
O Bloco K é uma das partes de informação do EFD – ICMS/IPI, parte integrante do SPED, que constitui-se no livro eletrônico de Registro de Controle da Produção e do Estoque. Todas as organizações devem apresentar os relatórios de estoque e produção no SPED.
Açougue/Desmontagem | Açougue/Produção Conjunta |
---|---|
Registro K210 – Desmontagem de mercadorias – Item de origem. | Registro K290 – “Produção conjunta – Ordem de produção”, e apresenta a informação da ordem de produção da produção conjunta. |
Registro K215 – Desmontagem de mercadorias – itens de destino. | Registro K291 – “Produção conjunta – Itens produzidos”, e apresenta a produção conjunta efetuada no período de apuração e na ordem de produção apresentada no K290, incluindo o código do produto fabricado e a quantidade produzida. |
Mais informações sobre Bloco K :https://docs.google.com/presentation/d/1lpzzJ1d4RpFI59oyTL9BergYaF653XDiVr0MgKTMAOM/edit#slide=id.g99c9c2256a_0_568 | Registro K292 – “Produção conjunta – Insumos consumidos”, e apresenta os insumos consumidos no período de apuração e na ordem de produção apresentada no K290, incluindo o código do insumo consumido e a quantidade consumida. |
Exporta Bloco K?: informa se a composição será enviada para o Bloco K.
Estrutura Padrão: informar se a composição é padrão ou não, essa função é de muita importância pois é usada para a produção interna automática.
Data de Validade: é informada a data de validade da composição, ou seja, até qual data é possível usar a composição na produção interna.
Produto: é informado o produto que será criada a composição, a busca pode ser realizada digitando o código interno do produto, código de barras ou realizar uma pesquisa, usando a busca rápida, pressionando a tecla de atalho F3 do teclado.
Descrição: deve ser informada uma descrição para a composição.
Quantidade: deve-se informar a quantidade que será usada do produto selecionado.
Consumo Fracionado: utilizado para calcular a quantidade produzida. Exemplo: se o rendimento da receita é 1 e o consumo fracionado também for 1, ao gerar a produção interna para a quantidade 1,2, o sistema altera a quantidade fracionada para 2 e a quantidade produzida continua sendo 1,2, ou seja, como a quantidade a ser produzida é maior que 1 e o valor de consumo fracionado pode ser aumentado somente de 1 em 1, a produção interna é gerada para 1,2 e o consumo do item da composição terá a quantidade fracionada utilizada de 2. Dá-se por entender que ocupei 2 receitas para a fabricação de apenas 1,2 de produto final, Figura 6.
Para a inclusão dos produtos na composição, clicar sobre o ícone Incluir (Marcado em vermelho na Figura abaixo) , localizado ao lado do grid de composição, uma nova linha no grid será adiciona, possibilitando a inclusão dos produtos, que pode ser feita pelo código interno, código de barras ou pela busca rápida pressionando a tecla de atalho F3 do teclado.
O produto pode ter uma embalagem que pode já estar vinculada a ele ou pode ser incluído que pode ser feito também pelo código ou busca rápida.
Informado o produto deve ser informada a quantidade de desossa para esse produto na composição e em seguida informar se este produto é matéria prima ou insumo.
Matéria Prima - produtos da composição;
Insumos - produtos que não movimentarão estoque, porém são incluídos para cálculo de custos.
Para as composições de açougue o somatório da % de desossa para os produtos matéria prima deve ser sempre igual a 100%. Caso este valor for diferente de 100% o sistema apresenta tela com mensagem de atenção.
Exemplo: caso a quantidade do produto seja igual a 15 a somatória da quantidade dos produtos na Composição deve ser igual a 15.
Ao concluir a inclusão dos itens na composição é preciso salvar a tela, basta clicar no botão salvar .
Cadastro Composição de Padaria
A Figura 5, descreve a tela de inclusão de uma composição para produto de padaria. Logo abaixo veja as funcionalidades diferentes desta rotina.
Rendimento: deve ser informado qual a quantidade de rendimento para a receita.
Informações Adicionais: campo que podem ser inseridas informações sobre o produto.
Para a inclusão dos produtos na composição, clicar sobre o ícone Incluir, localizado ao lado do grid de composição, uma nova linha no grid será adiciona, possibilitando a inclusão dos produtos, que pode ser feita pelo código interno, código de barras ou pela busca rápida pressionando a tecla de atalho F3 do teclado.
Veja na Figura 7, a inclusão de um produto na composição:
Matéria Prima: Adicione o produto. Pode ser adicionado o produto pelo código interno, código de barras ou através da busca rápida pressionando a tecla de atalho F3 do teclado.
Embalagem: Informar a embalagem do produto.
% de Quebra: Informar a % de quebra do produto na composição, caso não existir quebra deixar em branco.
Tipo: Informar se o produto é matéria prima ou insumo.
Ao concluir a inclusão dos itens na composição é preciso salvar a tela, basta clicar no botão salvar .