Cadastro Pessoas
Objetivo
Todas as movimentações do sistema que envolvam uma “pessoa” dependem necessariamente de um cadastro, tornando obrigatório o processo cadastral como primeiro passo. O cadastro de pessoas é completo, possibilitando o registro e gerenciamento de pessoas físicas ou jurídicas.
Acesso
O cadastro de Pessoa é acessado através do Menu: Cadastro > Pessoas > Pessoas conforme pode ser visualizado na Figura 1.
Configurações
É necessário parametrizar quais conceitos os usuários poderão visualizar durante o cadastro de pessoas, para isso você precisa acessar Configurações > Usuários > Configurações de Grupos de Usuários, na aba “Conceito”, nesse aba podem ser criadas o conceito para pessoas.
Descrição
Após clicar na opção “Pessoas” no menu, será exibida a tela de “Filtros por Pessoa” que, para otimizar a consulta de registros no sistema, fora criada conforme ilustra a Figura 2 contendo várias opções de filtro, onde é possível ser utilizada de diversas formas para facilitar o processo de busca por registros inseridos no sistema, nesse caso, como o processo desejado será unicamente inserir dados no sistema, basta “ignorar” todos os filtros e clicar em “Ok”.
O processo de cadastro de pessoa, ilustrado na Figura 3, próxima tela, contém um grid onde são exibidos todos os cadastros já inseridos, retornados conforme regras aplicadas no filtro anterior, como nenhum filtro fora aplicado nesse caso, todos os cadastros estão sendo exibidos na tela.
Para a inserção de um novo cadastro de Pessoa no Viasuper, basta clicar no botão ou ainda utilizar as teclas de atalho “CTRL + INSERT”.
Para facilitar o processo de aprendizagem será separado os capítulos por abas da tela de pessoas. A seguir será descrito resumidamente o processo de um novo cadastro de Pessoa. O vídeo do Cadastro, no entanto, terá uma explicação mais detalhada dos passos aqui descritos.
Os cadastros inseridos poderão ser alterados, com exceção do campo Código, no entanto é importante lembrar que, após salvo e utilizado um cadastro de pessoa no sistema, não será possível eliminá-lo, pois, as movimentações, notas fiscais, enfim, estarão sempre vinculadas a uma Pessoa, portanto, nesse caso se não deseja mais utilizar o cadastro no sistema, basta deixá-lo como “Inativo”, que é o último check box apresentado na tela de Cadastro.
1 - Aba Principal
A diferenciação de um cadastro para pessoa Física ou Jurídica se dá principalmente na inclusão do número de CPF/CNPJ. Após inserido o CPF/CNPJ, apesar de ser um processo bastante similar, os campos são diferentes, isso somente será percebido após preenchimento do campo, ao sair do campo, as telas de informações alternam para trazer somente campos pertencentes ao cadastro de pessoa física ou jurídica, ou seja, o sistema habilita o campo informações, para uma pessoa física, assim que digitarmos o CPF da mesma, caso seja inserido um CNPJ o sistema habilita informações da empresa. Figura 4.
Vermelha: Informações para pessoas Físicas.
Verde: Informações para pessoas Jurídicas.
Nesta tela é possível identificar qual é o tipo de cadastro para a pessoa, basta marcar o checkbox como demostrado na tela principal do cadastro de pessoas, Figura 5.
Lembre-se: A aba “Cliente” somente será exibida se o checkbox “Cliente” estiver marcado. Isso também ocorre com: Fornecedor, Transportador, Vendedor e Comissionado.
Para inativar um cadastro de pessoa marque o checkbox inativa.
Na Aba “Principal”, serão solicitados campos inerentes ao tipo de Pessoa, conforme pode ser observado, alguns campos são obrigatórios (cuja identificação se faz por uma “bolinha” vermelha no canto superior esquerdo do campo), os que não o são, poderão ser deixados sem preenchimento, caso desejar.
Alguns campos são de preenchimento automático, ou seja, após salvar o cadastro, o sistema se encarregará de gerá-los, como: Código de Pessoa (ID), Data de Cadastro e em caso de alteração, atualizará ainda a Data de Alteração, caso contrário, permanece a mesma desde a inserção do cadastro no sistema.
OBS.: O código de Pessoa mesmo sendo um campo obrigatório não precisa ser inserido manualmente, pois o sistema se encarrega de gerar automaticamente a cada nova inclusão de Pessoa.
Para acessar a Ficha Financeira da pessoa, clique sobre o botão .
Para acessar o Histórico da pessoa, clique sobre o botão .
Os processos de Ficha Financeira e Histórico serão melhor aprofundados nos próximos manuais e vídeos.
Para que o cadastro de pessoa seja enviado para os PDVs, é indispensável que o checkbox “Cliente” esteja marcado.
2 - Aba Endereço
Na Aba “Endereço” é possível informar um endereço principal e outro para cobrança e ainda se desejar deixar registrado outros endereços, podem ser registrados em endereços alternativos, conforme exemplificado na Figura 6.
Pode ser selecionar um dos endereços já cadastrados clicando no ícone, buscar endereço já cadastrado . Ou, podemos informar o CEP e fazer uma busca a partir deste, clicando no ícone, busca endereço com base no CEP .
O sistema abre uma nova tela onde deve ser incluído um dos dados para que o sistema realize a busca na Web Service selecionada. Após informando os filtros, pressionar a tecla de atalho F3 no teclado ou clicar sobre o botão “Pesquisar”. O sistema retorna resultados conforme os filtros digitados. Para selecionar um do(s) endereço(s) da pesquisa, basta um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o endereço desejado ou selecione o endereço e pressione a tecla de atalho F5 do teclado conforme ilustrado na Figura 7.
Para replicar o endereço principal para o endereço de cobrança basta clicar sobre o botão , localizado entre as colunas dos endereços.
Podem ser adicionados endereços alternativos para o cadastro de pessoa. Para a inclusão clicar sobre o botão , localizado ao lado esquerdo do grid “Endereços Alternativos”. Caso o endereço não seja cadastrado no sistema é possível realizar o cadastro do novo endereço clicando sobre o botão . O sistema carrega a tela de endereços, onde devem ser preenchidos todos os campos obrigatórios, após o preenchimento o registro pode ser salvo e vinculado ao cadastro de pessoa.
3 - Aba Cliente
A aba “Cliente”, ilustrada na Figura 8, não precisa ser obrigatoriamente preenchida, porém se tratando de cadastro de uma pessoa do tipo Cliente, cabe lembrar que, se o cliente utiliza algum cartão de compra, cujo controle de movimentações é feito pelo Mercado, é aqui que os dados deverão ser inseridos.
Também é nesta aba que são vinculados o vendedor, comissionado, tipo de comissão, tipo de desconto, região e cobrador.
O conceito só será listado para o usuário se este usuário possuir acesso aos conceitos que são liberados pelo supervisor do sistema. As configurações de acesso a conceito podem ser através do menu: Configurações > Usuários > Configurações de Grupos de Usuários, na aba “Conceito”. O supervisor deve escolher o grupo de usuários e marcar o checkbox os conceitos liberados para o grupo.
4 - Aba Fornecedor
Na aba “Fornecedor”, Figura 9, é destinada ao cadastro de informações do fornecedor, conta bancaria e produtos do fornecedor.
Lembre-se: A aba “Fornecedor” somente será visível se o checkbox “Fornecedor” for selecionado.
5 - Aba Transportador
É importante salientar que em telas do sistema onde apareça o campo “transportador”, ao realizar uma consulta pela tecla de atalho “F3”, caso esse cadastro não tenha a flag que o caracterize como transportador, não aparecerá na consulta, ou seja, para que esse cadastro apareça na consulta como transportador é indispensável que no cadastro da pessoa o checkbox “Transportador” esteja selecionado.
6 - Aba Comissões
Na aba “Comissões”, Figura 11, é vinculado a configuração de comissão para o vendedor e comissionado, bem como se o recebimento da comissão é calculado a partir do: Faturamento, Vencimento ou Quitação.
Lembre-se: A aba “Comissões” somente será visível se o checkbox “Vendedor” e/ou “Comissionado” for(em) selecionado(s).
7 - Aba Sócios
Na aba “Sócios”, Figura 12, é possível realizar o cadastro de sócios da pessoa, permitindo a inclusão de mais pessoas, que façam parte do grupo de associados da Empresa.
Somente será habilitada a aba sócios, se a pessoa do cadastro for uma pessoa do tipo jurídica.
Para incluir um novo sócio vinculado a pessoa, basta clicar sobre o botão . Uma nova janela é aberta, onde pode ser informado dados deste sócio. Somente o nome é de preenchimento obrigatório. Após incluir todos os dados necessários, basta salvar o registro.
Lembre-se: A aba “Sócios” somente será visível se for inserido CPF/CNPF para pessoa do tipo jurídico.
8 - Aba Contatos
Na aba “Contatos”, Figura 13, é possível realizar o cadastros de contatos da pessoa. Para cada contato novo cadastrado que servirá como uma referência pessoal da pessoa cadastrada, novos pequenos “blocos” irão sendo adicionados.
Os contatos podem ser do tipo: Pessoal, Comercial, Bancário ou Outros.
Para incluir um novo contato vinculado a pessoa, basta clicar sobre o botão . Uma nova janela é aberta, onde pode ser informado dados deste contato, após inserir os dados é preciso salvar a ação. Somente o nome é de preenchimento obrigatório.
Vale lembrar que os campos identificados com um símbolo de uma “bolinha” vermelha ao lado esquerdo, estão indicando que o preenchimento é obrigatório, caso tente inserir um contato para o cadastro de pessoa, se tentar deixar esses campos em branco, ao salvar o registro, o sistema retornará um alerta e não permitirá que seja salvo o mesmo.
9- Aba Crédito
Na aba “Créditos”, Figura 14, serão inseridos os principais dados, caso o estabelecimento deseje controlar o limite de compras do cliente cadastrado. É possível realizar os cadastros de Limites de Crédito e adicionar dados referentes ao tipo de pessoa em cadastro: Físico ou Jurídico.
Na sub-aba 1 – Limite, temos o Limite de Crédito, onde o limite total é o limite em que o sistema se baseia para enviar ao pdv, ou seja, para uma pessoa que possui conceito cadastrado o limite total é o valor informado neste campo.
Já para a sub-aba 2 – Convênios, Figura 15, é possível vincular o cadastro de pessoa com convênios da empresa, informando limites e validades para cada convênio cadastrado.
Logo abaixo, na sub-aba Física, podem ser cadastrados informações pessoais para o tipo de pessoa Física.
Dentre algumas das informações que podem ser cadastradas estão informações pessoais, de trabalho, referências, rendimentos, despesas e observações financeiras.
Na sub-aba Jurídica, Figura 16, são cadastradas informações de capital social, patrimônio, data de fundação e bens materiais.
10 - Aba Tabela de Preços
A aba “Tabela Preço”, Figura 17, é utilizada quando a própria empresa, por exemplo, deseja utilizar um preço de venda diferenciado para seus funcionários, quando ocorrer esse caso, o usuário do sistema poderá cadastrar uma ou várias tabelas de preço, com os valores de seus produtos diferenciados na venda.
Feito isso, somente essa (s) tabela (s) receberá (ão) um valor de preço diferenciado, que poderá (ão) ser aplicado (s) de acordo com a configuração escolhida, seja por grupo, por família, subfamília, etc.
A tabela de preços pode ser do tipo acréscimo ou desconto.
Esta tabela de preço pode ter base, para o desconto ou acréscimo, no preço de venda, preço de oferta, PMZ ou custo de aquisição.
Para realizar o vínculo é necessário criar a “Tabela de Preço/ Contrato de Compra”, configurando de acordo com o desejado e após vincular ao cadastro das pessoas pertencentes ao grupo da tabela de preço.
11 - Aba Imagem/Documentos
Na aba “Imagens/Documentos”, Figura 18, é possível gravar digitalmente documentos da pessoa cadastrada.
Para adicionar um documento no cadastro da pessoa, digitalize o documento e salve em seu computador, no sistema Viasuper clique em e encontre a imagem desejada. Após selecionar a imagem salve o processo.
12 - Aba Autorizados
Na aba “Autorizados/Composição Familiar”, Figura 19, é vinculado ao cadastro de pessoas, autorizados ou componentes da família que podem realizar compras em seu cadastro, ou seja, permite que o cliente cadastrado inclua indivíduos familiares autorizados a realizar compras com o seu cadastro, utilizando o limite incluso neste.
Para adicionar um autorizado clique sobre o botão , o sistema carrega uma nova tela, onde é realizado o cadastro do autorizado.
Dentre o cadastro do autorizado pode ser citado a data limite, que permite a pessoa do cadastro informar uma data limite para a validade em que o autorizado está liberado para comprar em sua conta.
Não há necessidade de preenchimento total dos campos desta tela.
13 - Aba Colaborador
Na aba “Colaborador”, Figura 20, permite ao usuário cadastrar um cliente do tipo Pessoa Física como colaborador de sua empresa, seja está uma filial ou não. Isso permite que o colaborador cadastrado tenha o benefício de pagar um preço diferenciado, conforme tabelas de preço vinculadas, ou utilize de algum convênio, caso a empresa possua, e ainda, permite um controle de orçamento de acordo com limite liberado para compras.
nclua a empresa e a função do colaborador. Podem ser utilizadas a tecla de atalho F3 do teclado para a procura rápida e a tecla de atalho F4 para cadastrar uma nova função.
Após vincular empresa e função o cadastro deve ser salvo.
Versão Documentada
1.0.2105