9 - Provisão Nova
"Provisões Contábeis são despesas que, mesmo que ainda não pagas, configuram-se como ocorridas. Pelo princípio de competência contábil”
Visando melhorar e facilitar a forma de cálculo da provisão de 13° salário e férias, foi desenvolvida uma nova rotina no Software Folha Viasoft. Nesse conteúdo será explanado passo a passo para utilização da rotina, bem coma suas configurações e particularidades.
1. Configuração da Rotina no Software Folha Viasoft
Para a ultilização da rotina nova da provisão, é necessário entrar em contato com o suporte da Viasoft, para que seja ativada. Após ativar a rotina, será necessário realizar as seguintes configurações:
1.1 Configuração do Estabelecimento
No menu Cadastros Específicos > Configuração do Estabelecimento, na aba “Configurações de Cálculos”.
Base de PIS: Neste campo deverá ser informado a base 55 de PIS, para as empresas que recolhem o PIS de 1% sobre a remuneração do empregado. Para empresas que não são obrigadas a recolher esse imposto, deverá deixar este campo zerado, para que não provisione os valores de PIS no cálculo.
Calcula Provisão 13º e Férias: Selecione se a empresa irá realizar o cálculo de Provisão de 13º e Férias, ao selecionar SIM, será realizado o cálculo das provisões de forma automática no sistema, quando o processamento da folha mensal (Processamento 1) for encerrado, ou seja, o controle do mensal for marcado como fechado.
1.2 Fixo Geral
Para o cálculo da nova provisão, não é necessário incluir no fixo geral os eventos menores que 2000. Para as médias de eventos personalizados, é necessário incluir o mesmo dentro de médias padrões.
Por exemplo: empresa paga uma gratificação de valor variável nos mensais, e esta gera médias.
Nesse caso o usuário precisa incluir esse evento de gratificação usado no mensal dentro do evento de média padrão (na aba “Eventos a Acumular”), nesse caso os eventos indicados são: 1241, 1242 e 1243, conforme imagem de exemplo.
2. Cálculo da Provisão
2.1 Cálculo Automático
Ao encerrar o processamento da folha mensal (Processamento 1), o sistema criará os controles de processamento das provisões acumuladas (Processamento 9) e provisão avo a avo (Processamento 8). O processamento será executado em segundo plano, onde poderá ser verificado o progresso do cálculo, pela tela de monitoramento de processos (Menu Ajuda >> Processos Pendentes).
Quando o status estiver como completo, poderá ser realizada as conferências e exportação para a contabilidade.
2.2 Processamento Rápido
O sistema permite realizar o cálculo de forma “manual”, para realizar o processamento é necessário realizar o cadastro dos controles de processamento, no menu Processamentos > Cadastro de Controle ou se a empresa possui vários estabelecimentos, poderá estar cadastrando os controles no menu Processamentos > Controle por Grupos.
Ao cadastrar o controle de processamento, deverá ser informado a data do último do mês e o processamento 9. (Ao criar o controle do processamento 9, automaticamente será criado o controle do processamento 8).
Após criar o controle do processamento, acesse o menu Processamentos > Processamento Rápido para realizar o cálculo.
Será necessário selecionar os filtros conforme deseja calcular, e selecionar a data do cálculo e o processamento 9, em seguida executar o cálculo.
3. Relatórios e Conferência
Para realizar a conferência das provisões, o sistema consta com os seguintes relatórios:
Menu Relatórios > Verificação > Cálculos da Folha
Menu Relatórios > Resumos > Resumo Geral
Menu Relatórios > Provisões > Provisões
No relatório de provisões, é possível emitir o mesmo, de forma analítica e sintética, e deverá ser selecionado no tipo da provisão, se será emitido as provisões de férias ou 13º salário.
Esse relatório também tem a opção de “Listar Divergentes” para auxiliar nas conferências, marcando essa opção é exibida a seguinte mensagem:
“O relatório de divergentes listará:
Empregados que tem o saldo inicial do mês de emissão diferente do saldo final do mês anterior. São comparadas todas as colunas.
Empregados que não tiveram valores no processamento 8, ou seja, não tem valores na linha “Provisão”.
Empregados que o saldo final é divergente do valor da Provisão Acumulada, quando não houve nenhum tipo de baixa de provisão no mês em questão.”
3.1 Conferência de Férias
Será listado os valores de férias, médias e do 1/3 de férias, com os seus respectivos encargos.
Para realizar a conferência é necessário observar as linhas do relatório e seus valores:
Valor Transferido: Em caso de transferência do empregado entre filiais, será listado nesta coluna o valor provisionado na filial de origem do empregado até o momento da transferência.
Saldo Anterior: Nesta linha será listado o valor provisionado no mês anterior do cálculo.
Provisão: Nesta linha será listado o valor referente a provisão do mês do empregado.
Provisão Acumulada: Nesta linha será listado o valor da provisão acumulada do empregado até esse mês.
Gozadas no mês: Será listado nessa linha os valores correspondentes as férias gozadas pelo empregado no mês do cálculo da provisão.
Os valores de férias gozadas, será listado conforme a proporcionalidade dos dias do mês, conforme o complemento do cálculo mensal e de rescisão.
Rescisão: Será listado nessa linha, os valores correspondentes as férias pagas em rescisão pelo empregado no mês do cálculo da provisão.
Estorno: Linha a ser tratada futuramente pelo software.
Valor a Transferir: Valor listado da provisão acumulada até o momento da transferência. Usado para conferir com a provisão inicial no outro estabelecimento.
Saldo Final: Para conferência desse valor, deverá ser realizado o seguinte cálculo.
Somar o valor do Saldo Prov. Anterior + Provisão do mês, e deduzir o campo Gozadas e o campo Rescisão O resultado será o saldo de provisão do mês deste empregado.
3.2 Conferência de 13º Salário.
Será listado os valores de 13º e médias, com os seus respectivos encargos.
Para realizar a conferência é necessário observar as colunas do relatório e seus valores:
Valor Transferido: Em caso de transferência do empregado entre filiais, será listado nesta linha o valor provisionado na filial de origem do empregado até o momento da transferência.
Saldo Anterior: Nesta linha será listado o valor provisionado no mês anterior do cálculo.
Provisão: Nesta linha será listado o valor referente a provisão do mês do empregado.
Prov. Acumulada: Nesta linha será listado o valor referente a provisão acumulada do empregado.
13º pago: : Será listado nessa linha , os valores correspondentes ao 13º pago para o empregado no mês do cálculo da provisão.
Rescisão: Será listado nessa linha, os valores correspondentes ao 13º pago em rescisão pelo empregado no mês do cálculo da provisão.
Estorno: Linha a ser tratada futuramente pelo Software.
Valor a transferir: Nesta linha será listado o valor dos empregados com transferência, que será transferido para a filial de destino.
Saldo Final: Nesta linha é listado o valor que deverá constar na contabilidade.
Conferência:
Somar o valor do Saldo Prov. Anterior + Provisão do mês, e deduzir o campo 13º pago e o campo Rescisão. O resultado será o saldo de provisão do mês deste empregado.
4. Exportação Contábil
Para configurar os lançamentos de provisão para que seja contabilizado, deverá ser acessado o menu Cadastros Gerais > Configurações > Exportação Contábil > Conf. Exp. Contábil.
Para configurar será necessário inserir todos os eventos do processamento de provisão avo a avo (Processamento 8), para facilitar poderá ser realizado a emissão do relatório resumo geral, para verificar quais os eventos foram utilizados no cálculo, no menu Relatórios > Resumos > Resumo Geral, selecionando o período e o processamento 8.
Para contabilização das baixas de provisões, será necessário inserir na configuração de exportação contábil os eventos de pagamento de férias gozadas, indenizadas e 13º salário.
Para facilitar a identificação dos eventos que devem ser configurados para realizar as baixas, basta acessar o menu Cadastros Gerais > Gerais > Eventos > Eventos, e filtrar a coluna Tipo, pelos seguintes códigos 71, 300, 500, 520, 521, 548, 549, 550, 560, 561, 800, 810, 860, 900, 920, 940, 960,116,234, e inserir na configuração contábil, no menu Cadastros Gerais > Configurações > Exportação Contábil > Conf. Exp. Contábil.
Após a realizar a configuração, deverá ser gerado o arquivo de exportação, no menu processos > exportação > exportação contábil, incluindo o processamento 8, no filtro de processamentos, junto com os demais que serão exportados.
Quando o valor da provisão estiver negativo, na exportação contábil inverterá as contas debito e crédito informadas na configuração, fazendo assim o ajuste dos valores das contas.
Particularidades de cálculo: Valores apurados na provisão