Instalação do Sistema

Descrição

O objetivo do manual é apresentar os passos de como realizar a instalação do sistema localmente, e mapeada.


Índice


Passo a passo

  • Acesso ao Viasoft Construshow;

  • Instalador Construshow.


Passo a Passo

  1. Instalação Local:
    Precisamos do instalador do sistema, com isso conseguiremos realizar o Download no FTP da Viasoft.
    ftp.viasoft.com.br.

  2. Após copiarmos o arquivo para nossa máquina, iniciamos o processo, dando um duplo clique sobre o executável. A primeira tela a ser exibida, é a de selecionarmos qual o tipo de instalação estaremos realizando.

  3. Hoje é possível instalarmos o sistema da forma de algumas formas, porém as principais são:
    Instalação Servidor: Onde ficará armazenado o banco de dados!
    Instalação Cliente: Máquina onde não terá o banco de dados, apenas um acesso para usuário. Nesse primeiro momento realizaremos a instalação Cliente, após selecionar essa opção, clicamos no botão "Próximo" e na tela seguinte em “Instalar”!

  4. Feito isso, basta clicar no botão, “Finalizar”! Seguindo, iremos acessar a pasta de instalação, por padrão no disco C:\. C:\Viasoft\Client.
    Alteraremos o caminho do arquivo Viasoft.MCP.
    Colocando-o no “IP” do servidor onde está o nosso banco de dados, e salvando o arquivo.

  5. Posteriormente poderemos acessar o Construshow.exe que ficará na área de trabalho ou até mesmo no diretório: C:\Viasoft\Client\ConstruShow

     

  6. Instalação Mapeada:
    Para a instalação mapeada, primeiramente deve estar instalado corretamente o sistema no servidor para ser possível acessar os arquivos na máquina. O primeiro passo é acessar o “Explorador de arquivos do Windows” ou pelas combinações de teclas de atalho “Windows + e”.

  7. Seguindo, basta clicar com o botão direito sobre o campo “Este computador”, menu “Mapear unidade de rede”.

  8. Feito isso, será aberta a tela para mapear as unidades. No campo “Unidade” deverá definir qual a inicial do alfabeto para ficar representando o disco lógico. Por padrão pode definir a letra “V” caso essa letra esteja sendo utilizada já, poderá ser definido outra qualquer.

  9. Logo abaixo, no campo “Pasta” será definido o caminho do servidor pelo número do IP ou pelo nome da máquina, essas informações podem ser vistas com o técnico de informática da empresa. Para efetuar o acesso, deverá ser informado conforme o exemplo: “\\Nome_Servidor\Viasoft\Client” ou “\\192.168.1.1\Viasoft\Client” ambos sem aspas.

  10. Deverá ser marcado a opção “Reconectar-se na entrada” isso significa que cada vez que a máquina estiver ligada, já irá conectar automaticamente no mapeamento. A opção “Conectar usando credenciais diferentes" é desmarcado.

  11. Feito isso, basta clicar no botão “Concluir”.

  12. Seguindo, o próprio Windows já efetuou a conexão com o servidor e criou uma unidade lógica.

  13. Duplo clique sobre o mapeamento, irá abrir a tela da instalação do sistema, não é necessário alterar nenhum arquivo, apenas direcionar o executável do Construshow para a área de trabalho em forma de atalho. Para isso, acesse a pasta “Construshow”.

  14. Localizando na pasta o executável “Construshow” para clicar com o botão direito sobre ele, selecionar a opção “Enviar Para” selecionar a opção “Área de trabalho (Criar Atalho)”.

  15. Após a instalação, realizaremos as configurações na máquina, pode acessar o “Explorador de arquivos do Windows” ou pelas combinações de teclas de atalho “Windows + e”.

  16. Seguindo, basta clicar com o botão direito sobre o campo “Este computador”, menu “Propriedades”.

  17. Com a tela aberta, basta selecionar a opção “Configurações Avançadas do Sistema”.

  18. Com a tela aberta na aba “Avançado” pode selecionar o botão “Variáveis de Ambiente”.

  19. Feito isso, será selecionado a Variável do usuário “Path” e Variável do Sistema “Path”.

  20. Clicando duas vezes sobre o “Path” de variáveis do sistema (Campo de baixo), na última linha, deverá informar “V:\Dlls ” (Sem aspas). Feito isso, basta clicar no botão “OK” nas telas seguintes.

  21. Agora será registrado a midas.dll para indicar ao Windows que deverá trabalhar com esse caminho. Basta pressionar no teclado as combinações “Windows + R”. Após a tela ser exibida, deverá ser informado no campo “regsvr32 V:\Dlls\midas.dlls” (sem aspas.)

  22. Feito isso, basta clicar no botão OK, que irá retornar a mensagem de registro realizado.

  23. Feito isso, o sistema está instalado e pronto para o uso.

     


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Autor: Gilson Tomassão

1.1

Revisor(a): Debora Damasceno