Incorporação

OBJETIVO

Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de Incorporação patrimonial de bens no módulo Patrimônio.

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

A incorporação patrimonial de bens no módulo Patrimônio tem a finalidade de agrupar bens que pertencem a mesma atividade.

CONFIGURAÇÃO

  • Passo 1 – Cadastro de Bens Patrimoniais

Para realizar a incorporação de bens antes é necessário alguns parâmetros no cadastro de bens patrimoniais. Para isso, acesse o menu: Cadastros >> Bens Patrimoniais.

Ao acessar este menu basta clicar no botão “Incluir” ou selecionar, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, caso haja necessidade de alterar algum cadastro. Ao incluir um novo bem insira o mesmo código do bem de destino e no campo “Subitem” informe um número maior que zero. Feito isso, informe as demais informações do bem e clique em salvar.

  • Passo 2 – Processamento

Antes de realizar a incorporação também é necessário que o período esteja processado. Para executar a rotina de processamento acesse o menu: Processos >> Processamento. Informe o intervalo de datas que deseja processar (este deve estar de acordo com o bem criado no passo 1).

 

  • Passo 3 – Incorporação patrimonial de bens

Feito todos os parâmetros dos passos 1 e 2, acesse o menu: Processos >> Incorporação. Ao acessar a rotina o sistema apresenta uma tela inicial com algumas informações importantes antes de prosseguir, certifique-se de que está tudo certo e se sim, clique em “Avançar”.

Na próxima tela o sistema apresenta a “Seleção de bens para Incorporação”. Na tela de cima listam os bens destinos que vão receber a Incorporação. E na tela abaixo os bens para Incorporação. Selecione os bens que deseja incorporar e clique em “Avançar”.

IMPORTANTE: Para selecionar vários bens para Incorporação segure a tecla Ctrl + Clique do mouse.

Ao avançar, o sistema apresenta um resumo dos bens que serão incorporados, conforme informado na tela anterior. Se estiver de acordo, clique em “Incorporar” para o sistema fazer o processo de incorporação.

Na tela a seguir o sistema apresenta uma mensagem que a incorporação foi realizada e para finalizar clique em “OK”. Há as opções de voltar a Etapa 1, voltar a tela anterior e cancelar também. Escolha a que atender a sua necessidade.

 

 

Para conferir se deu certo a incorporação acesse o menu: Cadastros >> Bens patrimoniais.

Na tela de seleção o bem incorporado ficará na cor azul, e ao abri-lo aparece a seguinte mensagem “Bem Incorporado ao Bem XX (código do bem destino) - XX (descrição do bem destino).