MCP - Devolução x Coleta de Mercadorias

Descrição

Em situações em que o cliente solicita a devolução de alguma mercadoria, mas por algum motivo não pode levar esse produto até a loja, no Construshow existe a possibilidade trabalhar com o recurso de coleta para atender esse processo. A coleta tem por objetivo gerar uma pendência para o setor de expedição buscar o produto no endereço do cliente, e quando o mesmo retornar para a loja, na finalização da carga, o sistema permite gerar a devolução com base no que foi coletado.


Índice


Pré-Requisitos/Configurações

Para habilitar esse controle é necessário realizar as seguintes configurações:

Definir um local de retirada como padrão de entrega.
Isso pode ser feito através do menu “Mercadorias >> Estoque >> Locais de Retirada” campo “Padrão para Entrega”.

Cadastrar os documentos que serão utilizados para gerar a coleta.
O processo vai utilizar documentos com o tipo de operação “OS = Outras Saídas” e que estejam configurados para gerar expedição. (exemplo abaixo)

Com relação a outras variáveis nos documentos, como emissão fiscal, terceiros e acerto financeiro por exemplo, fica a critério de cada empresa, conforme for o processo. 

É possível definir por exemplo quatro documentos para o processo, com as seguintes características:

Coleta com financeiro (com cobrança para o cliente ref. ao serviço de coletar o produto)
Coleta Sem financeiro (sem cobrança para o cliente)
Coleta com financeiro de Terceiros
Coleta sem financeiro de Terceiros

Configurações Gerais.
No menu “Configurações >> Gerais >> Processos >> Expedição”, é necessário preencher os seguintes campos:

  • Configuração de Documento para Coleta = É possível informar várias configurações de documento. Vale destacar que só poderão ser utilizados documentos definidos como Outras Saídas e que geram Expedição.

  • Config. de serviço Padrão de Coleta = Caso a empresa vai trabalhar com cobrança pelo serviço de coleta, é necessário preencher essa configuração. Assim, ao gerar a coleta, se for informado algum valor, o sistema vai usar o serviço dessa configuração e o valor informado ao gerar a coleta.

  • Obriga gerar devolução no retorno de carga de coleta = No processo de coleta basicamente existem 3 etapas chaves, a geração da coleta que é feita pela tela de devolução de venda, a saída do veículo que é registrada pela expedição, e o retorno de veículo que também é registrado pela tela da expedição. Através dessa configuração, se obriga ou não gerar no retorno da carga, dá a opção do usuário definir se quer gerar a devolução já ao fazer o retorno da carga(opção SIM), ou então fazer/gerar posteriormente, através da tela de devolução de venda(opção NÃO).


Passo a passo

Realizadas as configurações citadas acima, ao acessar a rotina de devolução, menu “Processos >> Notas >> Gera devolução de Venda”, o sistema vai habilitar o botão “Gerar Coleta” conforme exemplo abaixo:

Nesse caso, será possível selecionar uma ou várias notas e na sequência gerar a coleta. Ao clicar neste botão, abrirá uma outra tela para informar os seguintes dados:

  • Valor da Coleta: Essa informação se refere ao valor que a empresa vai cobrar pelo serviço da Coleta. É inserido manualmente e não existe nenhuma validação em relação ao valor informado.
    Se for inserido algum valor neste campo, será necessário selecionar um documento que movimenta financeiro. Também é necessário que tenha serviço padrão de coleta definido nas configurações gerais. Dessa forma, ao salvar, o sistema adiciona automaticamente esse serviço na nota da coleta.

  • Previsão da coleta: Essa informação vai aparecer na tela da expedição, no grid “Pendências Expedição” no campo/coluna “Previsão de Entrega”.
    Caso o sistema esteja configurado para trabalhar com Turno de Entrega, ao lado desse campo, também terá o turno, onde será possível definir o turno/período que será realizada a coleta, consequentemente essa informação vai constar na rotina da Agenda de Entrega.
    OBS: Não foram implementadas validações do turno aberto/fechado fora de horário inicial/final.

  • Observação Expedição: Essa informação vai aparecer na tela da expedição, no grid “Pendências Expedição”, no campo/coluna “Observação Expedição”.

  • Endereço da Coleta: O sistema vai carregar automaticamente o mesmo endereço de entrega do cliente. Porém, caso necessário, o usuário pode mudar o endereço para fazer a coleta.

 Ao clicar em “Salvar” nessa tela, se nas configurações gerais foi informado mais de um documento, o sistema vai exibir uma tela para escolher qual é o documento que será utilizado.

Se foi informado valor na tela e usar um documento que gera financeiro, o sistema vai inserir automaticamente no documento da coleta o serviço padrão que foi definido nas configurações gerais.

Se foram selecionados mais de um produto e de notas diferentes, todos serão unificados em uma mesma nota de coleta.

Por padrão, o sistema não vai considerar o valor dos produtos no financeiro da nota de coleta, apenas do serviço, caso informado. Porém, se recalcular os impostos, vai respeitar o que estiver configurado no CFOP, se soma no financeiro ou não.

O sistema também fará todas as validações de devolução no momento de gerar a coleta, isso porque entende-se que no retorno do veículo, ao gerar a devolução o produto já foi coletado, e não há mais o que validar nesse sentido.

Se o documento estiver configurado para emitir NFSe, e foi informado valor, no final do processo o sistema vai acionar o envio/transmissão dessa nota.

Depois de gerar a coleta, o sistema vai criar uma pendência na expedição, para que essa nota seja alocada em uma carga e o veículo saia buscar os itens.

Ao finalizar a carga, na guia “Retorno de Entregas”, se a nota de coleta estiver setada como Entregue, e se nas configurações gerais estiver definido que obriga gerar devolução no retorno, o sistema vai abrir a tela “Gera devolução de venda”. Nesse momento, todos os campos da tela de devolução estarão bloqueados, ou seja, não será possível fazer edições, bastando apenas clicar no botão para gerar a devolução.

Se nas configurações gerais estiver definido que não obriga gerar devolução no retorno da carga, então a mesma deve ser gerada manualmente através do menu “Processos >> Notas >> Gera devolução de Venda”.

Se ao gerar a coleta, foram selecionados produtos de várias vendas, ao gerar a devolução, o sistema mantém os itens unificados em uma única nota, e o prazo médio(vencimento) do financeiro (dup. a pagar), é gerado com base na média do prazo médio das notas referenciadas.

Se a devolução é de terceiros e foi informado chave de acesso ao gerar a coleta, o sistema vai criar a devolução com a mesma chave referenciada.


Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

22.010

 

1.0

Jean Tavares