Como realizar operações com Lançamentos em Caixa

Lançamentos de caixa no PDPDV são registros financeiros das movimentações de entrada e saída de dinheiro em caixa nos postos de combustíveis Esses lançamentos são importantes para manter um controle preciso das movimentações em caixa.

MÓDULO

Petroshow PDV 

 

ROTINA/PROCESSO

 A rotina está localizada no módulo PSPDV junto ao atalho “Opções de Caixa”. 

 

OBJETIVO DA ROTINA/PROCESSO

Realizar o processo de lançamentos em caixa como sangria, suprimento e acertos de vales decorrentes das operações realizadas em postos de combustíveis. 

 

PRÉ-REQUISITO PARA UTILIZAÇÃO

Para realização dos processos que serão descritos a seguir, o usuário precisa estar cadastrado como um “Usuário PDV” e ter liberação de ações que possibilite diferentes consultas, bem como no cadastro do PSPDV. Além disso, para o processo de lançamento em caixa, é necessário seu cadastramento junto ao PSGerencial, informando qual o tipo de operação será realizada e sincronizada para o controle de caixa.

 

UTILIZANDO A ROTINA

1. CONFIGURAÇÃO DO LANÇAMENTOS NO RETAGUARDA

Para dar inicio as operações com lançamentos em caixa o primeiro passo é parametrização dos lançamentos no cadastro do PDV - PSGerencial>> Cadastros Específicos>> Estabelecimento>> Conf. PDV>> Cadastro PDV>> Tipos de Lançamentos em Caixa”:
Como exemplo de configuração de lançamento serão utilizados os lançamentos de maior recorrência nas operações junto aos postos de combustíveis, sendo: Sangria, Suprimento e Vale.


Configuração dos tipos de lançamento em Caixa

Sangria: é o lançamento que realiza a retirada de dinheiro do caixa do PDV para o caixa geral, conhecido como um lançamento de despesa no portador origem que é o portador PDV e como uma receita ao caixa Geral. Afinal o dinheiro está a crédito no Caixa Geral. Normalmente esse lançamento é configurado apenas com sua contrapartida no portador caixa geral e sincronizado para o controle de caixa como lançamento financeiro.


Suprimento: é o lançamento que realiza a entrada de dinheiro no caixa do PDV pelo o caixa geral, conhecido como um lançamento de receita no portador destino que é o portador PDV e como uma despesa no caixa geral. Afinal o dinheiro está a debito no portador do caixa geral. Normalmente esse lançamento é configurado apenas com sua contrapartida no portador caixa pdv e sincronizado para o controle de caixa como lançamento financeiro.

Vale: é o lançamento que normalmente atende operações de saída do caixa como vale motorista, vale refeição, vale funcionário entre outras operações, e também operações de entrada no caixa como por exemplo recarga de celular, lavagem, serviço de troca de óleo, etc.
Isso tudo, independente da denominação depende apenas do tipo de configuração aplicada no retaguarda. Nesse tipo de lançamento o usuário pode configurar tanto como uma despesa bem como uma receita, dependendo do objetivo do lançamento.

Origem Lançamento

Exemplo de Operações nos Postos de Combustíveis

Particularidades do Lançamento

Origem Lançamento

Exemplo de Operações nos Postos de Combustíveis

Particularidades do Lançamento

SAÍDA

Vale motorista, vale refeição, vale funcionário

A configuração “É vale p/ cliente” = sim” obrigatoriamente se torna um lançamento de saída, onde é entregue pelo operador de caixa o valor em dinheiro. Sendo assim, configura uma despesa em caixa. Os acertos decorrentes desse tipo de lançamento, sendo VALE, é em dinheiro e duplicata.

ENTRADA

Lavagem, troca de óleo, vale banho

Esse tipo de lançamento se torna uma entrada pois, ao prestar um tipo de serviço onde não é controlado pelo processo de venda, se torna uma receita. Os tipos de acerto podem ser de diferentes natureza, vinculando cartão, carteira digital além do dinheiro.

 

2. USABILIDADE DOS LANÇAMENTOS EM CAIXA NO PSPDV

Após a configuração realizada no PSGerencial para criação dos diferentes tipos de lançamentos em caixa, os lançamentos ficam disponíveis em PSPDV>> Opções de Caixa:



Para melhor exemplificação, a seguir o funcionamento e tela dos tipos de lançamentos:

2.1 SANGRIA
A sangria pode ser realizada tanto em dinheiro como em cheque.

Para que seja possível realizar o lançamento de sangria em cheque são necessárias configurações:

  • PSGerencial>> Cadastros Específicos>> Estabelecimento>> Conf. PDV>> Config. PDV>> Dados Cadastrais>> Portador Padrão p/ Sangria Cheques





Para aparecer o portador para vincular nesse campo e então executar o processo no PSPDV, necessário configurar ele no menu:

  • PSFinanceiro>> Configuração Financeira>> Controle de Caixa >> Portado de Sandria/Suprimento:

 

Após habilitada essa opção a sangria em cheque pode ser realizada no PSPDV. Sendo essa opção apenas para cheques recebidos em caixa que ainda NÃO TIVERAM BAIXA.
No momento de realizar o processo, é carregada a tela de “Sangria de Cheques Recebidos no PDV” onde haverá u grid com todos os cheques recebidos em caixa e já sincronizados, sendo assim, o usuário apenas clica na seleção e confirma o processo:


Para a sangria em dinheiro, o processo é mais simples de validação, onde o usuário de caixa poderá informar o único campo obrigatório, o de valor:

 

No processo de sangria, pode existir o intermédio de um usuário autorizador, que geralmente é o Gerente do Posto, onde recebe esse valor físico para transferência ao Caixa Geral. Caso configurado que o próprio usuário de caixa não pode realizar essa operação a tela de autorização é carregada em tela:

A configuração que libera essa autorização está localizada em: PSGerencial>> Gerente>> Petroshow PDV>>config. de Usuário>> Usuário PDV>> seção ‘Caixa’ >> Autoriza Sangria?

 

2.2 SUPRIMENTO
O lançamento de Suprimento ocorre apenas em dinheiro, sendo seu único campo obrigatório o de valor:




2.3 LANÇAMENTOS DE ENTRADA E SAÍDA

Levando em consideração de como funcionam os lançamentos em caixa dados no tópico “1. CONFIGURAÇÃO DO LANÇAMENTOS NO RETAGUARDA “ os lançamentos realizados seguem a configuração utilizada como Entrada ou Saída do caixa PSPDV.

Para uma operação com Vale (saída) o usuário pode optar pelo acerto em dinheiro ou duplicata. Para os dois casos é necessário que a pessoa tenha limite de crédito informado.


 

Para operação com lançamento de entrada o usuário pode optar por diferentes acertos, como: dinheiro, duplicata, cartão, carteira digital:

 

 

Levando em conta o exposto no presente material, o usuário terá conhecimento para realizar as operações de lançamentos de caixa.

VERSÃO DA DOCUMENTAÇÃO
2.0.2302.1000

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após sincronizados esses valores ao retaguarda, são gerados lançamentos financeiros no PSFinanceiro e também consta na relação de caixa no controle de caixa.