Instalação e Configuração do Novo Licenciamento
Tendo em vista momentos em que o cliente pode estar com seu acesso a internet comprometido ou ainda off-line, este serviço permite que o cliente fique até 2 dias sem acessar a internet para consultar seus dados de licenciamento.
Ele também é responsável por enviar dados estatísticos do licenciamento do cliente Viasoft, por responder a solicitações e fornecer dados do licenciamento ao servidor de aplicações.
Abaixo encontram-se alguns passos para instalar o serviço de licenciamento:
Antes de iniciar a instalação solicite o seu TenantID para nossa equipe de atendimento.
Verifique se já não tem o serviço instalado previamente, caso tenha não existe a necessidade de fazer os passos 1, 2 e 3, pode seguir da parametrização a partir do passo 4.
Faça download do Viasoft_Licensing_LicensingServer_VS_X.X.XX.exe e execute-o. O instalador solicitará que seja informado o diretório para instalação, sugere-se que seja o mesmo onde estão instalados os módulos Viasoft.
O instalador criará a pasta \Viasoft\Server\Licenciamento no diretório informado. E fará a instalação do serviço de licenciamento por meio do PowerShell.
Após feita a instalação, verifique se o serviço esta ativo.
Acesse o Iniciar → Executar
Digite services.msc e a seguinte tela será aberta.
Localize o serviço com o nome ViasoftLicenceServer e verifique seu status, que deve ser “Em Execução. Verifique, também, o Tipo de Inicialização configurada, que deve estar marcada como “Automático”. Caso estas informações estejam diferentes, deve-se acessar as propriedades do serviço e alterá-las para que as mesmas fiquem neste formato.
Posteriormente abra as propriedades do serviço, e na aba “Recuperação” recomendamos que seja parametrizado no seguinte forma, para que se ocorra alguma falha no serviço de licenciamento o mesmo seja reiniciado automaticamente.
Após a instalação do serviço, é necessário configurá-lo para que o licenciamento possa ser utilizado de forma correta, ajustando o arquivo de configurações do serviço de licenciamento:
Acesse o diretório em que o serviço foi instalado \Viasoft\Server\Licencimento, e localize o arquivo com o nome LicenseServerSettings.json e, com um editor de texto, abra este arquivo que está no formato JSON, como exibido abaixo:
{ "HttpPort": "1503", "UrlGateway": "https://gateway.viasoft.com.br", "TenantLegacyDatabaseMapping": [ { "TenantId": "", "LicensedDatabases": [""] } ], "UrlConsul": "https://gateway.viasoft.com.br", "Cors": "https://gateway.viasoft.com.br" }
Os seguintes parâmetros devem ser configurados: Atentem-se em deixar ambos os campos entre “ “.
TenantId - chave de licenciamento gerado pela Viasoft, individual por Cliente. Essa chave deve ser solicitada ao atendimento da Viasoft.
LicensedDatabases - nome da conexão que foi configurada no servidor da Viasoft, que tem direito a utilizar o TenantId, acima informado. Essa informação não é obrigatória, só auxilia nos testes de funcionamento do serviço. Caso já esteja na versão TMS deve-se informar “ConstruShowX“
Os demais parâmetros não devem ser alterados.
Sempre que alterar este arquivo, deve-se reiniciar o serviço de licenciamento.
Para que os sistemas passem a utilizar este novo modelo de licenciamento, devemos configurar o servidor de aplicação, para que o mesmo comunique-se com o serviço de licenciamento local e libere os sistemas/módulos para uso.
Para isso, acessar o ViasoftX.exe localizado em \Viasoft\Client\Tools no menu Configurações → Licenciamento
Ao acessar este menu a tela abaixo será exibida:
As informações devem ser configuradas com a máxima atenção, pois informações incorretas podem levar ao não funcionamento do licenciamento, assim não permitindo o acesso ao sistema.
Abaixo serão descritas cada uma das opções contidas nesta tela:
CNPJ de registro - Campo para informar o CNPJ/CPF de registro da empresa na Viasoft. No licenciamento antigo era o CNPJ informado no menu Reset. O Licenciamento valida se esse CNPJ está associado aos CNPJ habilitados.
TenantId - Esta campo deve ser preenchido com o TenantId fornecido pela Viasoft.
URL Servidor - Neste local devemos informar a URL ou IP do servidor onde anteriormente foi instalado o serviço do licenciamento.
Porta - Esta porta por padrão é a 1503, porém a mesma pode ser alterada em caso de necessidade. Importante que a porta 1503 (ou outra configurada) seja liberada no firewall.
Botões
Padrão - Define os campo URL e Porta para o seu valor padrão.
Testar Servidor de Licenças - Este efetua um teste de comunicação, com o servidor de licenciamento acima configurado.
Gravar - Grava as alterações do licenciamento.
Fechar - Fecha a janela, sem salvar as alterações nela feitas.
Após informar os dados referente ao licenciamento e clicar no botão Testar Servidor de Licenças deverá apresentar como On-line. Após testar a comunicação pode salvar clicando no botão Gravar.
Instalação e configuração concluída, basta realizar a sincronização dos dados, para isso acessar o menu Licenciamento >> Sincronizar Licenciamento.
Feito isso, acessar o Construshow e validar se o sistema loga corretamente e se no menu Ajuda >> Sobre >> Exibir detalhes do Licenciamento são apresentadas as informações dos módulos liberados para a empresa.
Abaixo algumas mensagens que serão exibidas nos sistemas quando implantado o novo método de licenciamento da Viasoft.
a) Se o serviço de licenciamento não estiver executando/rodando ao tentar acessar um módulo será exibido:
Para solucionar esse caso é necessário verificar no servidor em Menu executar >> serviços >> Localizar o serviço com o nome ViasoftLicenseServer e verificar o status dele.
b) Se o módulo não for contratado, ou seja, não está liberado para o cliente será exibido a mensagem:
c) Se um módulo ficar ocioso por alguns minutos (em torno de 5 minutos) a licença será liberada, possibilitando assim outro usuário acessar. Assim quando o módulo ocioso for acessado o sistema exibirá a seguinte mensagem:
d) Se o CNPJ/CPF informado na configuração do Licenciamento dentro Servidor de Aplicações for diferente do que está vinculado ao TenanID no Portal de Licenciamento o sistema apresentará essa mensagem:
Solução: Acessar o servidor de aplicação do módulo em questão, e verificar no menu Licenciamento qual o CPF/CNPJ informado lá, corrigir e gravar. É necessário reiniciar o servidor de aplicação.