Auditoria em Oracle Cloud Compartilhado

Para ambientes compartilhados em Oracle Cloud foi especificado um novo servidor de auditoria.

Esse servidor está disponível no DNS: “auditoria.vms.com.br” e só é válido em máquinas que estão na cloud. Por uma questão de segurança não é liberado para acesso externo. Quando você usa esse server compartilhado, não precisa instalar o serviço de auditoria na máquina local do cliente.

Distinção de clientes no servidor compartilhado

Cada banco de dados de cliente tem um número de série específico para a Viasoft. Com o novo licenciamento esse controle mudou um pouco, sendo que passou a ser criado um código aleatório e concatenado com parte do CNPJ do cliente para definir qual é o código identificador para auditoria.

Esse controle é para ser totalmente transparente ao usuário ou quem for fazer a mudança de servidor de auditoria.

Alterando a configuração nos ERP´s

Basicamente para passar a utilizar esse servidor compartilhado, basta alterar na configuração do servidor de aplicação o “Host Auditoria” para o DNS da auditoria Viasoft.

 

Ao configurar o “Host Auditoria” e clicar em testar serviços, já deve responder que os serviços estão funcionais. Atenção: A configuração de “Porta Fila” foi mascarado na imagem acima, mas a regra é a mesma adotada na configuração de auditoria local, ou seja, tem alguns ERP´s que utilizam a 61613 e outros que usam a 8161, ou seja, na dúvida procure informações corretas, mas se já estava funcionando localmente a mesma porta vai funcionar também no ambiente compartilhado.

Após alterar a configuração e salvar, ela passa a ter efeito para novos server´s que forem abertos, os já abertos (no caso de aplicações que abrem um servidor por cliente) prevalesse a configuração de quando iniciado o server.

Importação de dados antigos de auditoria para o servidor compartilhado

Existe um executável responsável por exportar os dados de auditoria de um servidor para outro. Isso lembrado que trata-se de exportação e importação da auditoria Elastic Search. A auditoria Firebird não tem hoje um processo de exportação de dados no formato necessário para Elastic Search.

Atenção: A exportação de registros para o servidor compartilhado pode ser demorada e sobrecarregar por alguns minutos o servidor de auditoria. A sugestão é que seja realizada essa exportação em horários de menos movimento, fora do horário comercical. Em exportações pequenas isso não precisa ser propriamente assim trabalhado, mas em exportação de mais de 1 milhão de registro, é muito recomendado.

Informações sobre como executar esse processo de exportação e importação de registros estão disponíveis no link abaixo: