MANAD - Arquivo

O que é o MANAD?

O MANAD é um arquivo digital onde demonstra as atividades da empresa em um período específico, este quando solicitado pela Receita Federal / MTE. É um arquivo gerado pelo sistema folha para atender a Instrução Normativa MPS/SRP nº 12, de 20/06/2006 – DOU de 04/07/2006.

Configurações necessárias no sistema:

Menu Cadastros Específicos - Conf. de estabelecimento na Guia FGTS/INSS: verificar os campos "Data de Alteração de Endereço" e "Data de Alteração do CNAE". Caso tenha sofrido alteração deve ser informada a data que ocorreu.

Menu Cadastros Específicos - Locais

Caso a empresa trabalhe com divisão de empregados por locais, se houve criação ou alteração de locais dentro do estabelecimento, deve efetuar o cadastro do campo "Data de Inclusão/Alteração". Data inclusão/alteração – data de início de atividade da empresa ou do local (quando posterior a data de início da empresa). Importante lembrar que todos os locais devem ter a informação.

Menu Cadastros Gerais - Configurações - Configuração exportação contábil

Verificar campo de inclusão/alteração.

Informar as contas contábeis para os eventos usados no período do arquivo, devendo cadastrar os seguintes campos: Id arquivo digital débito, C. Custo para arquivo digital débito, Id arquivo digital crédito e C. Custo para arquivo digital crédito.

 

Importante: As contas contábeis informadas devem ser exatamente as mesmas informadas no arquivo MANAD gerado pela contabilidade, a fim de que o auditor consiga confrontar as informações.

Menu Cadastros Gerais - Gerais - Tipos de processamentos

Esta opção o Folha já possui configurado de acordo com o manual.

 

Menu Cadastros Gerais - Gerais - Eventos - Conf. de Eventos para MANAD

Nesse cadastro deve ser configurado todos os eventos usados na folha no período que precisa gerar os arquivos.

Importante: todos os eventos utilizados no período devem ser configurados para correta validação do arquivo, inclusive os eventos neutros utilizados.

Para verificação dos eventos utilizados no período de geração do arquivo, pode ser emitido o relatório de Resumo Geral, indo até Relatórios – Resumos – Resumo geral.

Campos: * Evento – Incluir o evento utilizado para configuração;

* Ind. Base de cálculo para IRRF – Informar qual das opções define o que o evento é para a base de cálculo de IRRF; * Ind. Base de cálculo INSS – Informar qual das opções define o que o evento é para a base de cálculo de INSS.

Geração do arquivo MANAD

Para geração do arquivo MANAD, deve acessar o Menu Processos – MANAD - arquivo

  • Estabelecimentos: Informe um ou mais estabelecimentos para geração do arquivo;

  • Intervalo de Datas: Informe o período que deseja para gerar o arquivo;

  • Dados Adicionais: Informe o local para gravação do arquivo e a finalidade do mesmo conforme notificação fiscal.

Após gerar o arquivo no sistema, é necessário a validação do mesmo no validador SVA.

SVA – Sistema Validador e Autenticador de Arquivos Digitais.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/sva