Parametrização Saldo e Custo ViasuperTitan
Objetivo
Este documento visa elucidar a mais recente metodologia de cálculo para saldo e custos do ViasuperTitan, . Esta implementação basicamente unificou o saldo e custo médio do ViasuperTitan para dentro das tabelas do Agrotitan, ou seja, onde antes eram tabelas separadas se tornaram uma única tabela evitando as divergências de estoque e custo, entretanto, para que a implementação funcione corretamente deve-se fazer algumas parametrizações.
Atualização do Sistema
Para que a implementação funcione corretamente é necessário que o sistema ViasuperTitan e Agrotitan estejam atualizados com a ultima versão liberada.
Configurações Iniciais
AGROTITAN
No sistema do Agrotitan é obrigatório fazer algumas parametrizações:
Agendador de Tarefas
No menu Configurações → Configuração → Agendador de Tarefas deve-se criar uma tarefa com código 042-Recalcular Custo do Item e parametrizar a aba de configurações e tempo de execução conforme a necessidade desejada. Esta tarefa será utilizada pelo ViasuperTitan para recalcular os custos dos itens quando necessário.
Cadastro de Clusters
No menu Configurações → Configuração → Cadastro de Cluster deve-se criar um cluster que será utilizado pelo agendador registrado anteriormente para efetuar o calculo do custo de forma balanceada. Nele deve-se apontar o IP e Porta do socket do Agro de onde o servidor será iniciado, também deve-ativar o mesmo e definir o número máximo de instancias. Atenção: Tanto está configuração quanto a anterior deve-se ser feita conforme a quantidade de recurso de servidor disponível.
VIASUPERTITAN
No sistema do Viasupertitan é obrigatório fazer algumas parametrizações:
Viasuper x Agrotitan
No menu Configurações → Viasuper x Agrotitan deve-se preencher todos os campos apresentado na aba Saldo/Custo, sendo o objetivo de cada campo
Custo Médio Padrão: Deve-se definir qual será o custo médio padrão utilizado;
Custo Padrão: Deve-se definir qual será o custo padrão utilizado;
Saldo Padrão: Deve-se definir qual será o saldo padrão utilizado. Neste caso geralmente deve ser informado o saldo contábil do cliente, informado dentro da fórmula do custo médio do Agrotitan - Menu Estoque » Custo » Manutenção
IP Server XE: Deve-se informar qual será o IP do servidor XE do Agrotitan, que será utilizado posteriormente pelo recalculo de custo.
Porta Server XE: Deve-se informar qual a porta do servidor XE;
Processo
Agora após as configurações iniciais o sistema está operante para uso, e terá o seguinte comportamento para:
SALDO
O que mudou ?
O saldo do ViasuperTitan teve uma grande mudança onde deixou de utilizar suas próprias tabelas e começou a utilizar totalmente as tabelas do Agrotitan, ou seja, as movimentações de saldos que envolvem nota que até então eram feitas e controladas por sistemas diferentes passaram a ser totalmente em um único. Outro grande impacto com essa unificação é que o ViasuperTitan começa a presentar todos os saldos existentes no Agrotitan.
CUSTO
O que mudou ?
O custo do ViasuperTitan sofreu uma mudança, onde, anteriormente era calculado pelo ViasuperTitan e nunca era recalculado pelo Agrotitan e quando necessário recalcular acabava gerando pequenas diferenças de custo, visto isso, foi ajustado o sistema para que sempre que julgar necessário o mesmo recalcule de forma automática o custo do item independente do sistema.
Como Funciona ?
Ao emitir uma nota que a operação seja de entrada o sistema grava numa tabela os itens, esses itens “pendentes“ de recalculo podem ser acompanhado pela rotina de Central de Custo Online que fica no menu ViasuperTitan → Estoque → Central de Custo Online
Depois de salvo nesta tabela e visualizado nesta rotina o custo do item pode ser recalculado de algumas formas dentro do ViasuperTitan:
Agendador de Tarefas: O job cadastrado anteriormente tem como objetivo recalcular os itens que estão sendo apresentados nesta rotina, ou seja, quando executado o job registrado anteriormente ele irá chamar o servidor agro e irá recalcular o custo do item removendo ele da tabela e por consequência removendo da tela de Central de Custo Online , este é o processo padrão que deve ser utilizado para a maioria dos casos;
Forçar Envio: Para os casos mais pontuais onde precisamos recalcular um custo de item que não pode esperar o Agendador de Tarefas rodar, temos a opção "Enviar" criada na rotina de Central de Custo Online.. Basta selecionar na rotina os itens marcando a coluna “Enviar“ e clicar no botão a esquerda chamado Enviar Selecionado, após feito isso o sistema irá consultar uma API disponibilizado no servidor XE configurado anteriormente e com isso recalculando o custo. Vale ressaltar que este é o processo de emergência e não deve ser utilizado como padrão;
Notas de Transferências: Para as notas de transferências temos uma pequena particularidade, onde, antes de ser enviada a nota de saída para a SEFAZ o sistema valida se existe algum item daquela nota pendente de recalculo de custo, se existir ele dará a seguinte mensagem:
Ao clicar em sim o sistema irá recalcular o custo da entrada, da nota saída de transferência e se necessário quando a configuração de documento utilizar o custo médio presente serão alterados também, além do custo dos produtos, os valores de impostos e valores unitários da NF para os itens. Para a utilização do valor unitário presente, deve-se parametrizar o campo Valor Unitário Presente da tela de configuração de pedido como “Sim“ e o campo Preço Utilizado da tela de Configuração de Documento como “Custo Médio”.