MCP - Mercado Livre Full

Descrição do Processo Mercado Livre Full

O processo mais comum de emissão de notas para vendas com Market Place está descrito no início da documentação

Porém existe uma variação desse processo onde o próprio Market Place oferece o serviço de armazenamento temporário dos produtos, controla as vendas e faz a emissão de documentos eletrônicos. Nesse cenário, a loja precisa enviar fisicamente o produto ao armazém do Market Place, no qual é gerado uma nota de envio de remessa para posse de terceiros, o qual naturalmente movimenta o estoque físico e disponível da loja, porém fiscalmente a loja ainda é dona do produto. A partir da recepção desse produto no armazém o Market Place controle todo o processo de venda, incluindo a emissão da nota fiscal (NF-e) de venda ao consumidor final. Além disso, como o Market Place fez uma venda de um produto do qual estava apenas em posse, mas não era de fato o dono do produto, também é necessário a emissão de alguns outros documentos legais pelo Market Place para controle fiscais, ou seja, além do documento (NF-e) já citado anteriormente, o Market Place precisa emitir um outro documento de devolução simbólica de simples remessa, e também um outro documento de CT-e. A devolução simbólica é como um estorno da operação de envio de remessa, a qual não precisa necessariamente devolver o estoque físico e disponível, pois é uma operação simbólica apenas para fins fiscais. A operação do CT-e emitida pelo Market Place também é um documento que cita a loja de origem. Com isso, nós temos 3 documentos eletrônicos (com XML) que apesar de serem emitidos pelo Market Place, também precisam ser lançados dentro do Construshow para os devidos fins contábeis e fiscais. Vale citar que nesse cenário a Vtrina é o intermediador de integração entre o Market Place e o Construshow.

Esse processo atualmente é uma das opções oferecidas pelo Mercado Livre, mais conhecimento como o modelo MERCADO LIVRE FULL. E Vale citar que o Mercado Livre também oferece o modelo de venda tradicional, onde o Construshow serie o responsável pela emissão de documentos eletrônicos, e além disso, também é comum que uma loja trabalhe com os dois modelos do Mercado Livre ao mesmo tempo, escolhendo alguns produtos para venda FULL e outro no modelo mais tradicional.

O diagrama a seguir também descreve esse processo.

image-20240202-172156.png

Automatização da Importação dos Documentos Eletrônicos Emitidos pelo Mercado Livre Full

Anteriormente ao desenvolvimento da MCP-7831, para venda gerada no Mercado Livre Full, os três documentos gerados pelo Mercado Livre precisavam ser lançados manualmente no Construshow, via tela de importação de XML. Sendo que o XML era obtido também manualmente através do acesso a plataforma de gerenciamento do Mercado Livre, fazendo o download dos arquivos de forma manual, e também de forma manual era feita a importação no Construshow.

Em um cenário onde eram realizadas 1000 vendas mensais pelo Mercado Livre, existia a necessidade de importação de 3000 documentos eletrônicos manuais no Construshow, ou seja, um trabalho manual que exigia um alto custo de tempo dos usuário do Construshow .

Por fim, com o desenvolvimento da MCP-7831 em conjunto com a Vtrina, foi criado uma opção de automatização de importação desses documentos.

Configuração da Automatização da Importação dos Documentos

O primeiro passo é a configuração do “JobWecPedImportXml” 20071, pois é ele quem fará o trabalho de importação desses documentos emitidos pelo Mercado Livre.

Sugerimos a configuração de temporização desse JOB para execução de 3 execuções diárias, uma no início da manhã, outra ao meio dia e uma última ao final da tarde. Essa quantidade baixa de execuções é suficiente, pois o Mercado Livre já fez todo o processo de emissão de documentos e entrega do produto, ou seja, essa importação é apenas uma questão fiscal.

Nas configurações de integração com ecommerce do Construshow (WecConfig) também é necessário a configuração de algumas informações que serão utilizadas nesse JOB.

  1. Configuração de documento para importação da NF-e de venda emitida por terceiros (WecConfig.IdNotaConfNFe).

  2. Configuração de documento para importação da nota de devolução simbólica de simples remessa que estava em posse de terceiros (WecConfig.IdNotaConfNFeRet).

  3. Configuração de documento para importação do CT-e do transporte relacionado a venda emitida por terceiros (WecConfig.IdNotaConfCTe).

  4. Market Places (WecConfig.MarketPlaceImportNFe): Para entender essa configuração primeiramente precisamos entender que, mesmo para as vendas emitidas pelo MERCADO LIVRE FULL, a Vtrina também grava um registros de pré-pedido no Construshow (WecPedido) para fins simbólicos que ocorreu uma venda no Market Place e além disso a Vtrina também grava numa tabela auxiliar os documentos (XML) que o Mercado Livre gerou. Esses registros são ignorados na tela de “Gera Nota eCommerce” pois não existe a necessidade de nenhuma geração de documento, pois o Mercado Livre já fez esse trabalho. Porém o JOB monitora os registros dessa tabela simplesmente para saber quais vendas ainda precisam ser importados os documentos emitidos por terceiros já citados anteriormente.
    Enfim, respeitando a nomenclatura que a Vtrina possa usar, basta configurar esses campo com : ;MERCADO LIVRE-FULL;

  5. Código do local de estoque correspondente ao Mercado Livre: Esse será o local de estoque utilizado na importação dessas notas, essencialmente a NF-e da venda e a NF-e de retorno simbólico da remessa (WecConfig.IdEstoqueLocalEC).

Vale citar que a importação desses documentos eletrônicos não irá gerar nenhum financeiro, pois a operação e consequentemente o financeiro será controlado por terceiros.