Emissão de MDF-e
Descrição
O MDF-e, ou Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, é um documento digital utilizado no Brasil para acompanhar o transporte de cargas. Ele serve para registrar e validar informações sobre as operações de transporte de mercadorias, reunindo dados de notas fiscais eletrônicas e outros documentos relevantes.
Índice
Pré-Requisitos
Permissão de acesso de usuário ao módulo Vendas.
É necessário configurar corretamente a emissão de MDF-e no menu Empresas » Configurações » NFe
Acessando a aba MDFe é necessário mudar o campo MDF-e ambiente para “Produção” para que seja validada pela receita, ou Homologação para uso interno em ambiente de testes. Na mesma aba também é necessário definir o MDF-e Forma de Emissão como “1-Normal“ e o MDF-e Caminho XSD’s a pasta onde está localizado os Schemas XML referentes a MDFe.
Logo abaixo também temos o campo de Tipo do Transportador com 3 opções:
1- ETC » Empresa de transporte rodoviário de carga (opção carregada por padrão na inclusão e a que normalmente é usada internamente).2- TAC » transportador autônomo de carga
3- CTC » Cooperativa de transporte rodoviário de cargas
Caso o cliente não saiba qual o Tipo do Transportador, o mesmo pode verificar com Contabilidade.
Passo a passo
Para que seja emitida MDFe, é necessário que seja realizado previamente o cadastro de Veículos e Motoristas a serem usados no MDF-e. Para cadastrar um veículo, deve se acessar o menu Auto Peças » veículos ou apertando F4 no campo placa na tela do MDF-e e adicionando um novo veículo.
Nessa tela, pode-se adicionar um novo veículo ou editar os ja cadastrados
Placa do veículo: A placa do veículo que está sendo cadastrado.
Modelo: o modelo do mesmo.
Tipo proprietário: pode ser selecionado próprio ou de terceiro.
Estab. proprietário: o estabelecimento a qual o veículo pertence.
Proprietário do veículo: a quem o veículo pertence, também deve estar cadastrado no sistema, pode ser buscado através da tecla F3 ou editado através da tecla f4.
UF: a unidade federativa onde o veículo está registrado.
renavam: registro nacional de veículos automotores, essa informação pode ser encontrada no documento do veículo.
RNTC: Registro nacional de transportes de carga.
Tipo de veículo: pode ser selecionado uma das opções: tração, reboque ou carros e utilitários pequenos.
Reboque 1 e 2: caso o veículo tenha reboque podem ser selecionados até duas opções aqui.
Tipo de rodado: pode ser selecionado dentre as opções “não aplicavel”, “truck”, “toco”, “cavalo mecanico”, “van”, “utilitarios”, e “outro”.
Tipo de carroceria: pode ser selecionado dentre as opções: “não aplicavel”, “aberta”, “fechada/bau”, “graneleira”, “porta container” e “sider”.“
Tara: Também chamada de “Peso Morto”, a tara é o peso do veículo sem sua carga. Essa medida é calculada pela soma dos pesos do chassi, da carroceria e do motor.
Capacidade em kg: Essa é a medida que expressa a capacidade de carga útil. É o peso somado de tudo aquilo que o veículo pode carregar, incluindo a sua carga máxima, mais o motorista.
Capacidade em m³: a capacidade em volume de carga útil.
Inativo?: campo para inativar o veículo.
Ano do veículo: o ano do veículo, essa informação pode ser encontrada no documento do mesmo.
Para cadastrar o motorista, precisamos acessar a rotina de cadastro de prestador de serviço que pode ser acessada em Fornecedores -> Prestador de serviço no Módulo Vendas.
Nessa rotina podemos editar motoristas e outros prestadores de serviço ou adicionar um novo.
Na tela de cadastro de prestador, podem ser preenchido os dados do mesmo além de ser possível associar até dois reboques ao prestador. E ainda pode ser marcar o checkbox para adicionar o mesmo como cliente e/ou fornecedor.
No print abaixo também é possível reparar que existem os campos de RNTRC e RNTC. Caso o objetivo seja utilizar este cadastro de Motorista e vincula-lo na MDFe para que a mesma seja emitida, é obrigatório que estes campos sejam preenchidos, caso contrário ao emitir a MDFe a será retornada rejeição no envio.
Agora vamos passar ao preenchimento do MDF-e propriamente dito. A rotina pode ser acessada no módulo vendas, em Vendas/Clien » MDF-e » MDF-e
Nessa primeira parte no canto superior esquerdo da tela, a série e número são preenchidos automaticamente, sendo a série a ja configurada anteriormente e o número segue a sequência numérica crescente.Como ja foi mostrado o cadastro de Automoveis e motorista, basta preencher com as informações com as já cadastradas anteriormente.
Em seguida devem ser informados o peso bruto, valor da carga, a cidade onde a mesma foi carregada e o estado onde será descarregada.
O CIOT (Código Identificador de Operação de Transportes) trata-se de um codigo obtido apenas por meio do cadastramento da operação de transportes no sistema da ANTT( Agência Nacional de Transportes Terrestres). Sua utilidade é regulamentar o pagamento de frete ao prestador de serviço. Deve ser utilizado em caso de operações com transporte contratado.
A informação de CNPJ/CPF do responsável deve ser preenchida em caso de necessidade de informar o CIOT.
Em seguida deve ser preenchido o percurso por onde a carga irá passar, as cidades e estados, e o campo de contratante não é obrigatório sendo geralmente preenchido quando é terceirizada a entrega da mercadoria.
Ao lado da aba de Percurso temos a aba de “Documentos Vinculados”. Nessa aba devem ser preenchidos os dados da NF-e que gerou a MDF e caso existe a CT-e.
Uma vez que todos os dados da MDF-e forem preenchidos corretamente, falta apenas salvar e enviar a mesma para que seja autorizada.
Uma vez que a entrega for realizada, a MDF-e precisa ser encerrada. Para encerrar basta clicar no ícone destacado (que ficará habilitado na cor verde uma vez que a MDF-e for autorizada) assim o campo referente a encerramento da MDF-e será preenchido.