Ordem de Produção e Apontamento

Introdução

Veremos como funciona o processo de produção, só que agora pelo processo de ordem e apontamento. A ordem consiste numa solicitação de produção de um item, e os apontamentos, podem ser vários para uma mesma ordem, e eles sim efetivam a produção. Este modelo é mais flexível para produções que não são tão exatas, pois pode ser apontado mais que a quantidade da ordem, gerando um superprodução, ou apontar menos do que a ordem solicita, fazendo uma sub-produção. Este processo também possui diversas integrações com softwares da fábrica, pois possibilita que seja cadastrada a ordem de produção no agro, ela seja exportada para o software do chão de fábrica, que de alguma forma realize os apontamentos, seja bipando código de barras, pesando e etc, de forma automatizada e enviando estes apontamentos para dentro do agro, para calcular saldos e custos. Alguns exemplos de integrações que o Agro possui dessa forma para diferentes segmentos, é o SIGAFRAN para fábricas de ração, Lenke para laticínios e WMS da ForLog da Viasoft para Sementes, dentre outros vários que funcionam desta forma.

Ordem de Produção

No menu Agro3C » Produção » Ordem de Produção é possível cadastrar uma ordem de produção:

Cabeçalho

Campo

Funcionalidade

Campo

Funcionalidade

Natureza de Operação

Escolher a natureza que irá movimentar os saldos desta produção. Por padrão normalmente é OP.

Sequência

Chave de identificação da produção por estabelecimento.

Data/Hora

Data/Hora da produção

Usuário

Usuário que realizou o processo.

Setor

Escolher o setor que irá definir regras para a produção, verificar manual de Setores.

Safra

Safra da produção se fazer sentido.

Exportar Produção para Bloco K

Define se a produção será filtrada para geração do bloco K.

Grid Produto Acabado

Campo

Funcionalidade

Campo

Funcionalidade

Produto

Item produzido, único por produção.

Local

Local de estoque para gerar saldo deste item.

Emb.

Embalagem do item caso exista.

Quantidade

Quantidade conforme unidade do item que será produzida. Exemplo, se o item tiver a unidade no sistema = KG, e colocar neste campo 1000, são 1000KG de saldo que serão somados a este item.

Grid Matérias Primas

Campo

Funcionalidade

Campo

Funcionalidade

Produto

Itens matérias prima, podem ser trazidos do item produzido, ou inseridos manualmente.

Qtd. Composição

Valor de proporção com relação ao produto acabado.

Local

Local de estoque para baixar saldo deste item.

Qtd. A Baixar

Quantidade efetiva a baixar de saldo deste item MP, que é igual a Quantidade do produto acabado vezes a Qtd. Composição.

Além destes dados, o sistema carrega os custos das matérias primas e no grid Custos Totais será atualizado após salvar a produção com os custos do item acabado calculados com esta produção.

Apontamento

Para realizar um apontamento de uma ordem de produção e efetivar a movimentação de saldos, acessar o menu Agro3C » Produção » Apontamento:

Após informar os dados do cabeçalho conforme a ordem de produção que deseja baixar, clique no botão Ordem de Produção, e irá abrir a seguinte tela:

Nesta tela devem ser filtradas as ordens e selecionar uma, digitando a Qtd. Baixar. No campo Qtd. Ordem, é a quantidade original da ordem, o Qtd. Apon, o quanto já foi apontado, e no campo Qtd. Aberto a diferença entre os outros dois campos, que é o saldo da ordem. No campo Qtd. Baixar pode ser informado a mais ou a menos da quantidade aberta da ordem, se for a menos pode ser uma sub-produção ou se for a mais pode ser uma superprodução.

Após importar a ordem de produção para baixar uma quantidade parcial ou final, ao salvar o apontamento serão movimentados os saldos e custos da mesma forma que uma produção interna.

Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

732 

 4.0.2303.1010

 4022081635

1.0

Tiago Cenci