Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1

Objetivo Geral

Ter conhecimento sobre os status de NF-e e NFC-e é facilitar na mensagem de erro para o suporte caso esteja acontecendo erro em todas as notas, assim ganhando tempo de atendimento. Já a geração de XML, uma forma rápida e simples de enviar os XMLs para o contador caso necessário ou até mesmo para outro uso do XML.

Responsáveis

  • Gilson Tomassão, Setor de Educação.

Ferramentas

  • Viasoft Construshow

Estrutura e Organização da Rotina no Manual

TÍTULO

  1. PASSO A PASSO

  2. ROTINA

  3. CONSULTA NF-E E NFC-E 

  4. GERA XML

  5. IMPRIME DANFE



Mix de Produtos | Construshow
Versão: 1.0 |

VIASOFT

 

Consulta Status NF-e, NFC-e e Geração de XML!

Passo a Passo: 

Passo 1: 

Iremos verificar a consulta de Status tanto de NFC-e quanto de NF-e, para isso teremos que acessar as rotinas: 
Processos → Documentos Eletrônicos → Consultar Status de NF-e. 
Processos → Documentos Eletrônicos → Consultar Status de NFC-e. 

2 - No momento em que se é clicado nos botões, os mesmos irão efetuar a consulta do certificado digital com o Sefaz, e retornando o status. Quando está funcionando e operacional é o “107 - Serviço em operação” isso tanto para NF-e quanto para NFC-e. 

3 - Seguindo, veremos como exportar os XMLs das notas fiscais emitidas, e as DANFES. Lembrando que é possível exportar XML de cartas de correção, e boletos.  Para isso teremos que acessar a rotina:
Processos >> Documentos Eletrônicos >> Gera XML \ Imprime Danfe 

4 - Com a tela aberta é possível observar os campos de filtro. 
O primeiro campo é o “Estabelecimento” onde será informado qual o estabelecimento de emissão das notas. 
Seguindo o campo “Pessoa” se deseja filtrar as notas apenas de uma pessoa específica ou várias. 
Após o “Tipo Operação” se deseja filtrar apenas por tipos de operação como saída, entrada ou Complemento. 

5 - Abaixo, os filtros de data, onde é possível filtrar tanto por Emissão inicial e final ou por data de Entrada/Saída inicial e final. 

6 - Ao topo da tela, o campo “Diretório para Geração dos Arquivos” nesse campo poderá clicar no ícone ao lado do campo e direcionar o local da máquina que será exportado os documentos. 

7 - Abaixo os filtros por notas fiscais, onde poderá filtrar por número inicial e final, poderá marcar o checkbox “Listar notas canceladas” para que liste as notas canceladas.
O checkbox “Notas enviadas com duplicata” para que liste as notas que foram enviadas ao cliente juntamente com as duplicatas. 
Na opção “Notas não enviadas por e-mail” todas as notas que ainda não foram enviadas aos seus respectivos clientes. A lista suspensa “Tipo Emissão” para notas em poder de terceiros, próprias ou ambos. 

8 - Seguindo temos os botões, “Executar” que tem a função de carregar as informações na tela conforme os filtros. O botão “Imprimir” após uma nota, boleto ou carta de correção (CC-e) selecionada, o mesmo irá abrir a tela da impressão. O botão “Visualizar” após uma nota, boleto ou carta de correção (CC-e) selecionada, o mesmo irá exibir na tela ao usuário. O botão “Enviar por e-mail” após uma nota, boleto ou carta de correção (CC-e) selecionada, o mesmo irá abrir a tela de envio de e-mail para serem enviados ao seus destinatários. 

9 - O botão “Gerar Arquivos” é utilizado para que após alguns dos campos sejam selecionados, clicando sobre ele, irá exportar para a pasta de destino que configuramos no passo 4. 
Após clicado irá apresentar a mensagem na tela “Arquivos Gerados com sucesso”.

10 - Feito isso, acessando o diretório de destino dos arquivos, verá que foram salvos lá. 

  • No labels