Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 2 Next »

OBJETIVO

Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de configuração de rateio por centro de custos no módulo contábil.

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

O objetivo desta configuração é proporcionar ao usuário, realizar rateios de valores por Centros de Custo, para os casos onde, no momento do lançamento, não se tem a indicação de qual centro de custo irá ser apropriada a despesa/receita em questão, e assim, se torna necessário realizar uma distribuição ao final do mês, baseada em critérios de cálculo.

O usuário poderá definir várias regras em uma mesma configuração. O sistema sempre irá aplicar as regras individualmente em cada linha, respeitando a ordem de cada uma.

Além disso, esta configuração é feita por estabelecimento, ou seja, somente poderão ser utilizadas as configurações no estabelecimento onde elas forem registradas. No entanto, em casos de Matriz/Filial, as configurações registradas na matriz poderão ser utilizadas nos processos das filiais.

CONFIGURAÇÃO

Para exportar os lançamentos é necessário ter cadastrado o grupo de contas disponível no menu: Cadastros>>Rateios>> Config, Rateio por Centro de Custo. Ao acessar este menu basta clicar no botão “Incluir”. Em seguida será necessário definir as seguinte configurações:

  • Analíticas Rateadas: Serão informadas as contas analíticas, das quais serão considerados os valores que serão rateados. Pode ser informado uma ou mais contas, sendo que será considerado o valor individual para cada conta/centro de custo no processo do Rateio.

  • Centros de Custos Rateados: Em conjunto com as Analíticas Rateadas, determinarão quais valores serão rateados no processo. O sistema irá selecionar os valores individualmente por conta/Centro de custo, para então aplicar a regra de rateio. Poderão ser informados vários centros de custos que atendem a mesma regra de rateio. Todos os centros de custos informados serão considerados os seus saldos em todas as analíticas informadas no campo anterior.

  • Valor a Ratear: A Opção SALDO TODAL, irá considerar o saldo final acumulado até a data do processo, para o centro de custo/analítica a ser rateado, enquanto a opção SALDO DO PERÍODO considerará apenas o saldo do período (mês) no qual está sendo executado o rateio.

  • Proporção a Ratear: Caso o usuário deseje ratear apenas parte do valor do saldo do Centro de custo/Analítica a Ratear, o mesmo poderá criar uma configuração de Proporção, a qual fica disponível em Cadastros >> Rateios >> Rateio por Centro de Custo >> Proporção Valor de Origem. Esta configuração, permite que o usuário defina o percentual do valor de origem que deseja aplicar o rateio, podendo ainda, alterar o mesmo por mês/ano, caso esta proporção seja variável. Caso queira ratear o valor completo, basta deixar o campo em branco.

    • Observação: Se o usuário desejar ratear o valor total, mas com duas regras diferentes (ex: 40% com uma regra, e 60% com outra regra) terá de cadastrar duas linhas na configuração de rateio. Esta divisão pode ser feita em quantas vezes seja necessário, mas cabe ao usuário verificar se criou regras para 100% do saldo!

  • Analítica de Origem: É a seleção para qual conta analítica receberá a primeira perna do lançamento (sinal contrário ao valor de rateio). Poderá ser selecionado a opção Analíticas Rateadas, que neste caso, usará as próprias analíticas informadas no campo Analíticas Rateadas para o lançamento, ou então, Analítica Fixa, que habilitará um novo campo para informação da conta que irá receber a primeira perna do lançamento.

  • Analítica Lançamento Origem: Caso no campo anterior tiver sido informado a opção Analítica Fixa, então este campo será habilitado para que seja informada a analítica que receberá a primeira perna de TODOS os lançamentos de rateio desta configuração (sinal contrário ao valor de rateio).

    • Importante: O centro de custo origem da primeira perna do lançamento SEMPRE será o próprio centro de custo informado no campo Centro de Custos Rateado.

  • Analítica de Destino : É a seleção para qual conta analítica receberá a segunda perna do lançamento (mesmo sinal ao valor de rateio). Poderá ser selecionado a opção Analíticas Rateadas, que neste caso, usará as próprias Analíticas Rateadas para o lançamento ou então, Analítica Fixa, que habilitará um novo campo para informação da conta que irá receber a segunda perna do lançamento.

  • Analítica Lançamento Destino: Caso no campo anterior tiver sido informado a opção Analítica Fixa, então este campo será habilitado para que seja informada a analítica que receberá a segunda perna de TODOS os lançamentos de rateio desta configuração (mesmo sinal ao valor de rateio).

  • Centro de Custo de Destino: É a seleção de centro de custo receberá a segunda perna do lançamento (mesmo sinal ao valor de rateio). Poderá ser selecionado a opção C. C. de proporção, que neste caso, usará os mesmos Centros de Custos informados na configuração de proporção (campo centro de custo da aba Contas contábeis e Centro de custo da Aba Valores Fixos) para o lançamento. ou então, CC Fixo, que habilitará um novo campo para informação do centro de custo que irá receber a segunda perna do lançamento.

  • C. C. Lançamento Destino: Caso no campo anterior tiver sido informado a opção CC Fixo, então este campo será habilitado para que seja informada o Centro de Custo que receberá a segunda perna de TODOS os lançamentos de rateio desta configuração (mesmo sinal ao valor de rateio).

  • Histórico Padrão: Caso o usuário deseje selecionar um histórico padrão para os lançamentos gerados por esta configuração, o mesmo poderá informar neste campo, o qual estará vinculado ao cadastro de Históricos Contábeis. Ainda, no processo de rateio, poderá ser informado um histórico padrão, que será atribuído para as configurações onde não tiver sido informado o histórico por configuração.

  • Configuração de Rateio: Neste campo o usuário irá informar a configuração de proporção que será utilizado para esta linha de configuração. Esta configuração atualmente pode ser feita de duas formas:

    • Contas Contábeis: O usuário poderá configurar um critério de Rateio, com base nas contas contábeis e Centros de Custos da contabilidade. Desta forma, o sistema irá apurar, de fora consolidada, o saldo de cada centro de custo, em todas as contas contábeis que forem informadas, para então apurar o percentual de cada centro de custo. Para apuração do saldo de cada centro de custo, será considerado o sinal (Débito ou Crédito). No entanto, para apuração do percentual, o saldo final será considerado em módulo.

      • EX: Foi configurado na linha 1 o cc 010001 e o cc 010002 para as contas 18 e 19. Na conta 18, o cc 010001 possui 15,00 a débito, e na conta 19, 10,00 a crédito. Neste caso, o valor total do Centro de custo será 5 a débito. Já o cc 010002 somente possuía saldo na conta 19, num valor de 20 a crédito. O valor final desta proporção, para os dois cc será de 25,00 (pois o somatório será em módulo para considerar o valor final).

    • Valores Fixos: Também será possível informar de forma fixa, os percentuais de rateio de cada centro de custo. Estes percentuais poderão ser cadastrados por período, caso eles tenham variação de um mês para outro. Além disso, não será permitido informar valores, cuja somatória não totalize 100%. Para esta configuração ainda, será possível importar os valores, através da rotina Processos >> Importação >> Importar Percentuais de Proporção CC, caso o usuário realize a apuração dos percentuais através de planilhas de Excel.

  • No labels