Custo Médio Presente

Conceito e Aplicação

O custo médio presente (CMP) é um indicador que serve para gerenciar o custo atual e futuro de um item. Ele é calculado com base no valor do custo médio presente anterior, no prazo de pagamento e nas porcentagens de antecipação e acréscimo informados na nota fiscal de entrada, que deve estar parametrizada na natureza de operação para que o cálculo seja feito. O CMP, em outras palavras, é custo médio presente anterior calculado com juros, que podem ser simples ou compostos, dependendo da parametrização das configurações gerais. Assim, ele mostra o valor presente ou futuro de um item, considerando o tempo de pagamento e os percentuais de juros.

O CMP tem dois tipos, “Individual por Estabelecimento” e “Geral para Todos os Estabelecimentos”. Quando utiliza o individual, só irá ser calculado o CMP do item com base no estabelecimento que está sendo feito a nota. Já quando utiliza o geral, o comportamento é diferente, é utilizado todos os estabelecimentos que movimentaram o item para calculo do custo, por exemplo, a última nota que movimentou o CMP do item 1, está no estabelecimento 2, porém, a nota que estou emitindo está no estabelecimento 1, logo irá utilizar o CMP do estabelecimento 2.

Cálculo

Fórmula padrão, utilizando a função PV_FV como base para o seu valor:

((PV_FV(Custo_Anterior([Código do Custo Médio Presente])*(Saldo(2)))+(((Valor_Unitario+((Valor_Unitario - (Valor_Unitario*Perc_Desc_Total/100))*((((Frete_Valor+ Frete_Gerencial_Rateado+Valor_CTRC-Frete_Vlr_Icms)/ Valor_Mercadoria)* Valor_Unitario)/Valor_Unitario )) ) )*Quantidade *(-1+1) ) )/ ((Saldo(2)+(Quantidade* (-1+1))))

Tabelas do CMP

ITEMCMP: grava as informações do último custo médio presente movimentado do item.

ITEMCMPNOTA: grava o histórico de notas que movimentaram o custo médio presente de certo item

Custo de Mercadoria Vendida Presente(CMVP)

Esse valor pode ser entendido como o custo de mercadoria vendida(CMV) já conhecido, porém como ele vem a partir do CMP, o seu valor vai ser calculado de acordo com o prazo de pagamento e os porcentuais de acréscimos/ antecipação. O CMVP irá ser calculado somente para notas de saída, gravando no campo CUSTOCMVP, da tabela NFITEM, o seu respectivo valor.

Comportamento do custo de mercadoria vendida presente, de acordo com o tipo da nota:

Notas de Saída: Calculará o valor futuro ou o valor presente do item, dependendo o cenário. O cálculo será feito igualmente ao PV_FV, porém ele utiliza o custo médio presente anterior, ao invés do custo médio anterior. Exemplos do calculo:

  1. Última nota que calculou o CMP tem a data de entrada/ saída no dia 03/05/2023, com o prazo de pagamento pra dia 15/05/2023, tendo o percentual de 3% para antecipação e 5% para acréscimo.

  2. Emitido uma nota de saída no dia 04/05/2023, com o prazo de pagamento para a o dia 30/05/2023. Irá pegar o valor do custo médio presente anterior e aplicar a regra da função PV_FV. Nesse caso, o prazo de pagamento da saída é maior que a de entrada, logo será utilizado o percentual de acréscimo para o calculo do CMVP.

  3. Emitido uma nota de saída no dia 05/05/2023, com o prazo de pagamento para a o dia 10/05/2023. Irá pegar o valor do custo médio presente anterior e aplicar a regra da função PV_FV. Nesse caso, o prazo de pagamento da saída é menor que a de entrada, logo será utilizado o percentual de antecipação para o calculo do CMVP.

Notas de Entrada: Usará o mesmo valor do custo médio presente gravado na NFITEMCUSTO. Isso porquê a nota é de entrada, logo, não deve calcular o custo da mercadoria de saída.

Notas de Saída a partir de um Pedido: Caso esteja nas configurações do Agro esteja parametrizado a opção “Prioriza Custo Pedido p/CMVP“ como “1 - Sim“, o CMVP vai ser igual ao campo CUSTOGERENCIAL, da tabela PEDITEMMARGEM. Caso não priorize, o processo irá ser feito igualmente como uma nota de saída normal, tendo o CMVP calculado.

Notas de Saída a partir de uma Nota: Caso nas configurações da nota que está sendo emitida, tenha a opção “15 - Preço/ Custo > Usa custo CMVP da Origem“ como “1 - Sim“. A nota que está sendo emitida terá o CMVP igual ao da nota de origem. Caso não utilize o CMVP da origem, o processo irá ser feito igualmente como uma nota de saída normal, tendo o CMVP calculado.