Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Current »

OBJETIVO

Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de configuração de relatórios dinâmicos no módulo contábil. Nessa apostila será apresentado um passo a passo para configuração deste modelo de relatório personalizado.

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

O relatório dinâmico é uma rotina do sistema na qual permite uma abordagem gerencial das informações contábeis, onde, o sistema, proporciona ao usuário configurar conforme a necessidade particular de cada situação a informação e estrutura gerada.

CONFIGURAÇÃO

Para iniciar o processo de configuração do relatório Dinâmico é interessante que tenhamos em mente a visualização que queremos do relatório. No nosso exemplo, configuraremos um relatório de margem bruta onde a visualização será em 2 colunas e 6 linhas. A primeira coluna conterá a descrição e a segunda o valor.

  • Passo 1 – Configuração do modelo

Para cadastrar e configurar um modelo para relatório dinâmico deverá ser acessado o menu: Cadastros>> Montagens >> Relatórios Dinâmicos (Montados) >> Modelos.

Ao acessar esse menu será apresentado o grid contendo todos os modelos já cadastrados no sistema.

Para incluir um novo modelo, basta clicar no botão “Incluir” ou selecionar, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, caso haja necessidade de alterar algum cadastro.

Ao incluir um novo registro deverá ser informada uma descrição, o tipo de orientação do documento (retrato ou paisagem), o número de colunas e por fim, salvar. Sobre o número de colunas é interessante fazer uma observação, o mínimo de colunas é 2 pois a primeira coluna é destinada obrigatoriamente a descrição das linhas.

  • Passo 2 – Cadastro de linhas e colunas

Após cadastrado o modelo e definidos os seus parâmetros, será necessário cadastrar as linhas e colunas que serão apresentadas no relatório. Esse processo deverá ser realizado no menu: Cadastros >> Montagens >> Relatórios Dinâmicos (Montados) >> Cadastro de linhas e colunas.

Ao acessar esse menu será apresentado o grid contendo os cadastros de linhas e colunas já configurados no sistema. Para incluir um novo registro basta clicar no botão “Incluir”, destacado em vermelho conforme imagem abaixo, ou ainda selecionar, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, caso haja necessidade de alterar algum cadastro.

Ao iniciar a inclusão de um novo cadastro de linhas e colunas, deverá ser informado o código do modelo (cadastrado anteriormente no passo 1), a seguir será determinada a ordem de impressão e o tipo de orientação para impressão no relatório (linha ou coluna). Em seguida será definida a descrição da linha (a critério do usuário) e o formato de apresentação (negrito, sublinhado, itálico ou centralizado). Na imagem acima foi definido uma segunda coluna (tendo em vista que a primeira coluna é obrigatória com a descrição) e as outras configurações para as linhas e suas respectivas descrições deste relatório que estamos configurando.

Após realizado o cadastro basta clicar no botão “Salvar”.

  • Passo 3 – Configuração de fórmulas

Para cadastrar o modelo, basta acessar o menu: Cadastros >> Montagens >> De Fórmulas >> Fórmulas.

Ao acessar esse menu o sistema exibirá os cadastros de fórmulas já configurados no sistema. Para incluir uma nova fórmula basta clicar no botão “Incluir” ou selecionar, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, caso haja necessidade de alterar algum cadastro.

Na inclusão de uma nova fórmula, inicialmente deverá ser definido um código e uma descrição para a fórmula. Em seguida serão definidas as operações que serão executadas pela fórmula. Seguindo no nosso exemplo, foi definida uma fórmula para cada uma das 6 linhas e para facilitar a identificação informei a descrição conforme o nome da linha da etapa anterior.

Nas imagens abaixo destacaremos 3 configurações de fórmulas a fim de exemplificar as configurações.

Nesta primeira imagem definimos que para esse código 51 teremos 5 contas de natureza devedora (contas de despesa) e estamos as somando para que componha o total da fórmula.

Nesta segunda imagem temos a configuração 52 onde traz o resultado de duas fórmulas configuradas, no caso, trazendo o resultado considerando a natureza do resultado que teremos em suas respectivas fórmulas. Ou seja, na configuração 50 temos contas de receita e por isso definimos a operação “-” e para a configuração 51 onde temos contas de despesas definimos a operação “+”.

Na terceira imagem definimos uma fórmula uma pouco diferente, onde estabelecemos uma operação considerando o resultado da fórmula 54 sendo divida pela fórmula 52 e este resultado sendo multiplicado por 100.

  • Passo 4 – Vincular fórmulas às linhas e colunas

Após criadas as linhas e colunas e parametrizadas as fórmulas, se faz necessário vincular as fórmulas aos cadastros de linhas e colinas. Para isso, basta acessar o menu: Cadastros >> Montagens >> Relatórios Dinâmicos (Montados) >> Configuração de Linhas, colunas e Fórmulas.

Ao acessar esse menu, deverá ser informado o código do modelo e em seguida basta clicar no botão “Executar” para que o sistema carregue as linhas e colunas do modelo informado. A seguir, basta vincular ás linhas e colunas, a fórmula desejada para impressão do relatório.

Ainda no nosso exemplo, como definimos apenas uma coluna, a qual chamamos de “Valor”, vinculamos cada linha criada no passo 2 para cada formula criada no passo 3.

  • Passo 5 – Emissão do Relatório Dinâmico

Depois de vinculado as linhas de todas as colunas a uma fórmula e salvar, já podemos emitir o relatório. Para isso, devemos acessar o menu: Relatórios >> Relatórios Dinâmicos.

Na sequência, definir os parâmetros para emissão como o período e principalmente o modelo configurado.

Essa é a visualização do relatório que configuramos.

  • No labels