Descrição
A rotina de Devolução de Compra tem como principais funções o estorno dos pagamentos feitos pelas Compras (contas a pagar), dar retorno das movimentações de estoque das mercadorias compradas e fazer o lançamento das Notas Fiscais de Devolução
Índice
Pré-Requisitos
Permissão de acesso do usuário ao módulo Estoque
Somente será possível alterar informações nas devoluções caso seja concedida a permissão dentro do cadastro do usuário.
Menu Empresas > Usuários > Usuários (Parâmetros) > Editar o usuário> Marcar a Opção Usuário Altera dados nas devoluções
Passo a passo
1 - Realizando a devolução de Compra: Acesse no módulo Estoque o menu Compras > Devolução de Compra. Será apresentada a rotina de Devolução de Compra. Nela você pode filtrar por nome de Fornecedor e Data, ou informar diretamente o número da Compra que deseja utilizar para devolução. Em seguida será necessário informar a natureza de operação, a qual precisa estar com o tipo Devolução informado dentro de seu cadastro para que permita ser utilizada nessa rotina.
Poderão ser consultadas as naturezas de operação aptas clicando no campo e apertando a tecla F3 ou poderá ser cadastrada uma nova natureza apertando a tecla F4, e também através do menu compras/Clientes > Cadastros auxiliares > Natureza de Operações
2 - Informar o que o sistema deverá listar: Todas as compras (essa opção lista tanto as compras que não foram devolvidas como as que foram; Somente as que não tiveram Devolução; ou Somente as que Foram Devolvidas (essa opção irá habilitar o botão Cancelar, o que vai permitir que uma devolução de compra já realizada seja cancelada, deixando-a novamente como realizada e permitindo que seja feita uma nova devolução se necessário).
É possível devolver uma ou mais compras de um mesmo fornecedor, bem como a quantidade a ser devolvida.
Observação: Caso não seja possível cancelar devoluções, verifique dentro do cadastro do usuário se não está marcada a opção abaixo:
Menu Empresas > Usuários > Usuários (Parâmetros) > Editar o usuário> Bloquear cancelamento das devoluções
3 - Depois de encontrar as compras desejadas, basta marcá-las individualmente, ou se for o caso marcar a opção de “Marcar Todos”. Ainda na tela inicial de Devolução de Compras será possível ajustar as quantidades dos itens que estão sendo devolvidos (clicando no campo quantidade a ser devolvida) e se um item será ou não devolvido (checkbox Devolver). Ao salvar, será solicitada a confirmação de que deseja devolver as compras, basta clicar em Sim.
Observação: Somente será possível alterar informações nas devoluções caso seja concedida a permissão dentro do cadastro do usuário.
Menu Empresas > Usuários > Usuários (Parâmetros) > Editar o usuário> Marcar a Opção Usuário Altera dados nas devoluções
4 - É possível Adicionar/alterar Frete, acréscimo, descontos, seguro, despesas acessórias, entre outros. No campo de Observações é possível observar o número das Compras devolvidas, podendo ser acrescentadas mais informações se necessário. Além disso tudo, poderá ser informado o acerto financeiro, em Dinheiro, Cheque, Duplicata ou Conta movimento (ao acertar em conta movimento será gerado um crédito para o cliente, o qual poderá utilizar em Compras futuras).
5 - Finalização da Devolução da Compra: Efetuada a seleção do acerto, podemos salvar a Devolução de Compra. O sistema trabalha com documentos de entrada e saída onde para lançar entrada é necessário vincular um Fornecedor, e nas saídas um Cliente. Ao fazer a devolução de compra, é lançada uma saída no sistema, sendo assim caso não haja um cliente vinculado ao fornecedor, será necessário informar o cliente o qual será vinculado à compra. Para isso, basta acessar o cadastro do Fornecedor, na aba Adicionais vincular o código do Cliente e em seguida Salvar.
Caso a Compra em questão tenha sido acertada em Duplicatas, poderá ser inserido o valor em Dinheiro. Então ao salvar a devolução, o sistema vai abrir a janela de Acerto das Devoluções de Compra com os valores em aberto para que sejam baixadas as duplicatas que foram geradas na Compra, já se for clicado no botão Fechar as duplicatas vão ficar pendentes.
6 - Nota Fiscal: Feitos todos estes processos, basta gerar a Nota fiscal de devolução de compra, clicando no botão de Nota Fiscal e ajustando alguma informação desejada antes de enviar para a receita. Caso tenha sido informada a chave de acesso da nota já emitida pelo cliente, serão carregadas as informações de Número e Chave de acesso da nota em questão, permitindo apenas Salvar.
Observação: Na tela de Nota Fiscal, existe a aba Docs Referenciados, na qual irão constar as chaves de acesso das notas fiscais vinculadas às Compras devolvidas. Caso não esteja constando a informação, será necessário informar manualmente para que então seja enviada para o SEFAZ.