Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 2 Current »

OBJETIVO

Documentar e orientar ao usuário na parametrização do sistema para utilização do controle de comissão por rentabilidade.

DESCRIÇÃO DO PROCESSO

Como demanda do mercado foi necessário desenvolver um controle por parte da comissão de rentabilidade mensal. Assim, ao realizar a configuração no sistema Agro é possível definir faixas que efetuaram o controle das margens para pagamento do representante.

1.CONFIGURAÇÕES GERAIS

Para utilização da nova regra é necessário a configuração de alguns parâmetros, os quais seguem abaixo.

1.1 Cadastro do código de comissão do item

No módulo Agro na rotina Cadastro Gerais » Comissões » Código de comissão por item é necessário criar um código de comissão informando a descrição e definido 1 – Rentabilidade no campo Utiliza conf. comissão.


1.2 Configuração do código de comissão no cadastro do item

Após a inclusão do novo código de comissão no Agro, o mesmo poderá ser utilizado no controle do item.

Essa parametrização está localizada em Estoque » Item » Manutenção na aba geral no campo cod.comissão, em que poderá incluir o novo código cadastrado.

1.3 Configuração de comissão por rentabilidade

Finalizando as configurações iniciais, agora no módulo Agro é possível definir a regra de comissão por rentabilidade onde em  Cadastro Gerais » Comissões » Configuração de Comissão por Rentabilidade, permitirá ao usuário realizar a inclusão da nova regra do índice de rentabilidade.

Nessa tela é possível definir as fórmulas de cálculo da margem de base e de rentabilidade, assim como vigência inicial e final para essa regra.

Nos campos Fórmula p/Base e Fórmula p/Rentab é possível definir a fórmula que a empresa usará para encontrar a base de comissão a ser paga aos representantes.

Na imagem acima segue um exemplo de fórmula utilizada para a rentabilidade, pois como se trata de uma média geral sobre o valor vendido, o cálculo deverá considerar todos os documentos gerados para aquele representante.

Após configurado as fórmulas que serão utilizadas para o controle, poderá na rotina definir o % de comissão a ser pago. Onde existem duas formas a serem trabalhadas, sendo o percentual fixo ou variável.

Caso o cliente opte por usar uma comissão fixa poderá no campo %comissão ser informado o valor a ser trabalhado. Se for uma comissão variável poderá na mesma  definir a faixa inicial e final e qual será o percentual de comissão paga.

Na figura acima a faixa inicial para pagamento começa em 9,51% de margem de rentabilidade para as vendas no mês, assim qualquer % abaixo deste não calculará comissão.

1.3 Configuração do representante para controle da comissão

Após efetuado o cadastro das configurações gerais da comissão, o usuário deverá definir no cadastro do representante Cadastros Gerais » Pessoa» Manutenção aba representante se o mesmo receberá comissão e o tipo de comissão recebido. 

Assim em, essa opção só habilita se marcar o check Box Representante localizado logo abaixo do nome da pessoa.


Feito isso o cadastro da pessoa habilita uma nova aba para que sejam informados os dados para pagamento da comissão.

Nessa aba existem algumas regras que precisam ser definidas, alinhando o recebimento a realidade da empresa, assim no campo Recebe Comissão é possível definir por 4 parâmetros:

N – Não recebe = O representante não recebe comissão

F – Faturamento do documento = Gera o cálculo da comissão na emissão da nota

V – Vencimento = Gera o cálculo da comissão no vencimento do título (quitado ou não)

Q– Quitação = Gera comissão somente quando o cliente efetuar a quitação da duplicata

Quando definido o tipo Quitação no cadastro será habilitado o campo Baixa comissão Quitação. Nesse campo é possível definir como será efetuado o valor a ser calculado para aquele representante, podendo definir por 3 tipos de cálculo:

T – Total = Gera a comissão somente quando houver quitação total do título

P – Proporcional Recebido = Gera a comissão conforme o valor recebido considerando descontos

B –  Proporcional Baixado = Gera comissão pelo saldo baixado da duplicata


DESCRIÇÃO DA ROTINA

Como dito anteriormente, a necessidade da implantação veio devido ao controle específico de alguns clientes para cálculo da comissão por rentabilidade mensal.

Quando utilizado essa configuração ao aplicar a fórmula da rentabilidade na geração da comissão mensal do representante e esse tiver vinculado a comissão por rentabilidade, a rotina deverá identificar as notas fiscais e quais os itens que as compõem, nesse caso somará todos os itens com o mesmo código e posteriormente aplicará a fórmula de rentabilidade trazendo o índice mensal trabalhado pelo representante. 

Encontrando o índice trabalhado

Após localizado o valor de índice ao gerar a comissão será verificado qual a faixa ele se enquadra e qual o % de comissão ele receberá para o mês subsequente do pagamento ao representante.

  • No labels