Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Current »

Objetivo

CTRC, conhecimento de transporte rodoviário de cargas, é um documento fiscal emitido pelas transportadoras para cobrir legalmente as mercadorias entre o local de origem e o destinatário da carga. Através deste documento declara-se o material transportado, origem, destino, frete, etc.

Acesso

O sistema Viasuper, possui uma rotina especifica para o lançamento de CTRC. Para abrir a rotina acesse o Menu: Processos > Nota > CTRC.

Configuração

Deve ser criado um produto com nome Frete, e configurar corretamente as tributações para o mesmo. Vincular o produto no Menu: Configurações > Gerais > Cadastros > Cadastros Gerais.

Descrição

Como em praticamente todas as rotinas do sistema é apresentado a tela de filtros para a consulta de documentos do tipo Nota CTRC que já foram lançadas no sistema. Para realizar uma consulta deve-se informar os filtros e clicar em “OK”. Para adicionar uma nova nota de CTRC clicar em “Abrir Vazio”.

Se no filtro anterior foi escolhida a opção de informar os filtros, é carregada a tela com os dados dos filtros informados. O grid apresentado pode ser agrupado por colunas e filtrado pelos dados da seleção.

ara a inclusão de uma nota de CTRC deve ser aberto um novo documento. Para abrir um novo documento, a partir da tela de consulta, clique no botão incluir(blue star) . A tela de Conhecimento de Transporte é carregada.


Abaixo será descrito as funcionalidades da tela de Conhecimento de Transporte:

  • Configuração: informar o tipo de configuração de documento ou usar a tecla de atalho F3 do teclado para abrir a janela de pesquisa. As configurações de documento servem para diferenciar as variadas operações que o estabelecimento realiza.

  • ID: campo sequencial gerado automaticamente pelo sistema.

  • Transportador: deve ser informado a pessoa da nota CTRC. A consulta pode ser feita pressionando a tecla de atalho F3 do teclado, informando o cpf/cnpj da pessoa ou ainda informando o código interno da pessoa. Se carregado o xml do conhecimento de transporte e a pessoa não for cadastrada, o sistema possibilita que o cadastro do transportador seja incluído automaticamente.

  • Fornecedor: Fornecedor dos produto da Nota.

  • Série: deve ser informada a série do documento.

  • Número: deve ser informado o número do conhecimento de transporte.

  • Emissão: deve ser informada a data de emissão do documento.

  • Entrada/Saída: sistema carrega automaticamente a data atual do sistema, porém esta data pode ser alterada conforme a necessidade.

  • Tipo de Frete: deve ser informado o tipo de frete: 0-Pago ou 1-A Pagar.

  • Ind. Nat. do Frete: Código indicador da natureza do Frete.

  • Valor: este campo é destinado para informar o valor do documento.

  • Pedágio: Valor de pedágio que será cobrado.

  • Frete Resdesp: Tipo de frete Resdespacho. Em operações de redespacho, a transportadora percorre apenas uma parte do trecho e contrata outra empresa para finalizar o trajeto até o cliente final. Nesse caso, a divisão é feita da seguinte forma: a contratante (transportadora que presta serviço para sua empresa) é chamada de redespachante.

  • Pago: este campo é destinado para informar o valor pago do documento, ou seja, é preenchido após informar o pagamento do documento.

  • Pagamento: pressionando o botão de pagamento, uma nova tela será aberta, onde será possível informar o pagamento realizado do documento.

Para importar o conhecimento de transporte por xml, deve inicialmente informar a configuração de documento a ser utilizada e clicar sobre o botão:

O sistema abre a tela para que o xml do documento seja selecionado. Selecionado o xml, o conhecimento de transporte é importado para o sistema, devendo somente informar as notas vinculadas a este documento.

Aba “Impostos”

Na importação do xml da nota de conhecimento de transporte a aba impostos é carregada automaticamente, caso o lançamento for manual deve ser informado os campos de cst, bases e alíquotas de ICMS, PIS e COFINS. 

Lembre-se: as configurações de impostos são automaticamente carregadas conforme as tributações vinculadas ao produto “Frete” e a configuração de documento.

Aba “Transportador”

Esta aba é destinada as informações do fornecedor, é carregada automaticamente assim que informada a pessoa.

Aba “Notas Vinculadas”

Nesta aba é possível vincular a nota de conhecimento de frete a uma nota de compra, basta clicar sobre o botão (blue star) , podendo ser vinculada mais de uma nota de compra para a nota de despesa.

Para referenciar as notas, deve ser selecionado o intervalo de datas e clicar sobre o botão executar (blue star) , o sistema lista no grid as notas de entrada de acordo com o filtro informado. Para informar o valor de frete para determinada nota, deve ser selecionada a coluna “Marcar”, se o frete for referente a mais de uma nota fiscal o valor de frete para cada nota pode ser informado na coluna “Valor Frete”, ou simplesmente selecionar as notas e clicar sobre o botão “Aplicar”. Neste caso o sistema faz um rateio do valor do frete conforme o valor dos documentos selecionados. Após informado o valor do frete para as notas é preciso clicar sobre o botão salvar (blue star) , para que as informações sejam salvas no sistema.

Passos para adicionar um conhecimento de frete no sistema a partir do xml de CTe:

  1. Baixar o xml de CTe;

  2. Acessar a rotina de CTRC e informar a configuração de documento;

  3. Clicar sobre o botão e selecionar o xml.

  4. Verificar se todos os dados da importação estão de acordo com as informações do documento.

  5. Clicar sobre o botão “Pagamento” e informar como é o pagamento do frete.

  6. Vincular as notas fiscais de entrada.

  7. Salvar a operação.

Versão Documentada

1.0.2105

  • No labels