Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Descrição

Uma conciliação consiste na validação de informações em comum entre duas ou mais bases de dados considerando sempre uma Partida (Base principal) e uma Contrapartida (Base de Comparação)A conciliação de cartão é uma prática importante para garantir a precisão dos lançamentos de cartões realizadas pelo estabelecimento e também para detectar e corrigir erros ou discrepâncias que possam ter ocorrido durante o processo de pagamento com cartão. Neste treinamento o aluno irá aprender como realizar a Conciliação de Cartão no Construshow.

...

Índice

Table of Contents

...

Pré-Requisitos

...

  1. Acessos e Atalhos: Financeiro >> Cartão e Outros >> Conciliação Bancáriade Cartão
    Configurações >> Gerais >> Financeiro >> Geral >> Principal

  2. No sistema Construshow existem 6 diferentes layouts que são CIELO, REDE, GETNET, STONE, SIPAG E PAGSEGURO.

  3. No lado esquerdo da tela existem os filtros relacionados ao cartão que estão sendo mostrados na imagem abaixo e no lado direito estão os layouts:

    Image RemovedImage Added
  4. Cielo: Quando a opção CIELO é selecionada é possível escolher os critérios de conciliação. Os  critérios “Valor de Parcela” e “Número de Parcela” são fixos, portanto, são carregados marcados com as respectivas opções desabilitadas para edição. Além desses dois critérios, outros 5 podem ser selecionados, como pode ser visto na imagem a seguir.

    Image RemovedImage Added
  5. Após selecionado todos os filtros, é necessário executar a pesquisa, ((blue star) ). Logo após isso, será apresentada uma tela de seleção onde deve ser escolhido o extrato de pagamento do cartão. 

  6. Após escolher o arquivo para realizar a conciliação, serão carregados no grid os dados do arquivo e os lançamentos a conciliar na data de filtro de vencimento informada. Essas informações podem ser observadas na imagem a seguir. 

  7. As cores do grid respeitam a legenda no rodapé da rotina, sendo que caso sejam encontrados lançamentos a serem conciliados do arquivo (linha do grid em azul), basta salvar a operação que esses arquivos serão conciliados.

  8. Rede: Para utilização do cartão tipo REDE são necessárias algumas configurações gerais. Em Configurações >> Gerais >> Financeiro >> Geral >> Principal temos:

    Image RemovedImage Added

    O campo de Caminho dos arquivos é o caminho de onde serão carregados os arquivos REDE a serem conciliados.

    A Conf. De Taxas é uma configuração de Taxa de ajuste dos cartões cadastrados no sistema em Cadastros >> Cartão >> Motivo x taxa de Ajuste. Dentro desse cadastro existe um código de ajuste, esse código de ajuste é comparado ao código de ajuste que vem do arquivo a ser conciliado e, caso exista no sistema um código igual ao quem vem no arquivo é gerado um lançamento financeiro com uma analítica de despesa.

    O Nro Filiação Adm. REDE é o número de contato informado pela empresa que disponibiliza os arquivos que serão conciliados.

    O Valor Máximo de Diferença da Taxa Permitida para Baixa é um valor verificado para baixa de lançamento do tipo débito, onde é verificado que a diferença do valor que vem do arquivo a ser conciliado e o valor do sistema deve ser menor que o informado nesse campo. Caso a diferença entre os valores seja maior que o valor informado não será feita a baixa desse arquivo e ele deve ser verificado na segunda aba.

  9. De volta a rotina de Conciliação de Cartão, caso a opção REDE seja selecionada, é carregado de forma automática o caminho do arquivo REDE (do cadastro das gerais), como pode ser observado na imagem a seguir.

    Image RemovedImage Added
  10. Ao importar os arquivos a serem conciliados, cada tipo de arquivo usará um critério para conciliação REDE. Os arquivos de débito usam os valores de NSU e Data, caso o NSU não esteja informado, são usados NSU e valor. Os arquivos de crédito usam a Data de Emissão do acerto, o NSU ou a autorização para fazer a identificação do acerto no sistema.

    Existem 4 tipos de arquivos de conciliação REDE.

    1. EEVD – Vendas em Débito: Realiza a conciliação.

    2. EEVC – Vendas em Crédito: Não realiza a baixa, só identifica o lançamento e seta um registro de venda (RV). Depois disso quando o arquivo financeiro (FI) for lido é realizada a baixa conforme o número de RV que foi setado quando o arquivo de crédito foi lido.

    3. EEFI – Financeiro: Efetua apenas a baixa de lançamentos de crédito.

    4. EESA – Saldo: o arquivo de saldo é um arquivo de precisa ser solicitado para a operadora, ele contém o registro de todos os pagamentos pendentes.

  11. Após a importação um arquivo de retorno é apresentado um log informando se ocorreu algum problema na importação. Isso pode ser visto na imagem a seguir.

  12. Depois do arquivo importado é possível fazer a conferência da conciliação REDE, na segunda aba da rotina. É possível informar alguns filtros e o tipo de conciliação que se deseja conferir, como visto na imagem a seguir.

  13. Depois do arquivo importado é possível fazer a conferência da conciliação REDE, na segunda aba da rotina. É possível informar alguns filtros e o tipo de conciliação que se deseja conferir, como visto na imagem a seguir.

  14. Após filtrados os registros, são apresentadas informações nos dois grids dessa tela, um de informações que vem do arquivo e outro com as informações existentes no sistema Construshow. Como pode ser visto na imagem a seguir:

    Tanto a Situação quando o Status respeita as cores da legenda que se encontra no rodapé da rotina.

  15. No grid do ConstruShow, existe a opção Baixar, que possibilita realizar a baixa manual. A coluna “Conciliar” no grid do arquivo somente poderá ser utilizada quando existirem lançamentos com valores negativos (estornos ou cancelamentos) para serem marcados com os valores de recebimento que abaterão o valor negativo. Sendo selecionado esses dois tipos de lançamentos, clicando com o botão direito do mouse, será habilitada a opção de “Marcar como Conciliado”.

  16. GETNET: A GETNET disponibiliza arquivos com lançamentos do tipo:

    1. PF = Pagamento Futuro;

    2. PG = Pagamento;

    3. AC = Adiantamento de crédito;

    4. AJ = Ajuste de crédito.

  17. Os lançamentos do tipo PF serão lidos e identificados para baixa posterior, setando o número do Registro de Vendas (RV). Os lançamentos do tipo PG são lidos e identificados para a baixa mediante o número de RV e número da parcela. Caso não seja encontrado o lançamento, uma nova busca é realizada utilizando o número da Autorização. O AC faz a baixa de lançamentos solicitadas antecipação e o AJ realiza lançamentos financeiros dos valores de ajustes.

  18. Ao executar a conciliação, será apresentada uma tela de seleção onde deve ser escolhido o extrato de pagamento do cartão.

    Image RemovedImage Added
  19. Após selecionado o arquivo, as informações dos grids são carregadas. As cores das linhas do grid seguem as regras da legenda da parte inferior central da tela. 

    OBS: Para a realização dos lançamentos financeiros de ajustes, é necessário informado um portador no campo de Dados para Baixa.

  20. STONE: Para utilização do cartão tipo STONE são necessárias algumas configurações gerais. Em  Configurações >> Gerais >> Financeiro >> Geral >> Principal temos:

    O valor de Affiliation key é um dado informado pela operadora STONE que será utilizado para acessar a web service e fazer o download do arquivo para conciliação. O download será realizado na pasta informada nessa configuração.

  21. De volta à rotina de conciliação de cartões, quando selecionada a opção STONE também não é possível escolher os critérios de conciliação, pois eles são fixos. Nesse tipo de conciliação para definir os critérios é verificado se usa Tef Cappta, isso é feito pela marcação ou não do Checkbox mostrado na figura a seguir.

    Caso use Cappta os critérios usados são NSU, Parcela e a hora. Caso NÃO use Cappta, os critérios usados são apenas o NSU e a parcela.

  22. Ao executar a ação, nesse caso também é aberta uma tela para selecionar o arquivo a ser conciliado, como na imagem a seguir.

  23. Logo após, no grid serão apresentadas as informações da seguinte maneira: 

  24. As cores das linhas do grid seguem as regras da legenda da parte inferior central da tela. 

...