...
Os dois modelos que trabalhamos, Henry e TopData, disponibilizam executáveis de testes de comunicação e leitura dos dados da comanda. É extremamente importante que a comunicação com a catraca e leitura das comandas esteja funcionando com esses aplicativos , para que tenhamos a confirmação de que toda a estrutura necessária está em funcionamento.
Instalação do SDK da Catraca TopDataINSTALAÇÃO DO SDK DA CATRACA TOPDATA
No site dos desenvolvedores fornecedores é possível baixar o SDK (Software Development Kit) com essas ferramentas. No caso da TopData, pode ser baixado no link https://suporte.topdata.com.br/suporte/sdk-easyinner/ .
...
Prossiga com a instalação padrão. Ao concluir, será criada a pasta “SDK EasyInner“ na pasta “Arquivos de Programas“ ou “Arquivos de Programas (x86)“.Teste de Comunicação com a Catraca TopData:
TESTE DE COMUNICAÇÃO COM A CATRACA TOPDATA
O aplicativo para testes da TopData é o localizado em ..\SDK EasyInner\Exemplos\Delphi\ExemplosSDK.exe
.
Execute o mesmo como administrador e faça as configurações conforme necessário. Geralmente nossos clientes utilizam o modelo OnLine.
...
Depois de configurar todos os campos, adicionar o Inner (catraca) e iniciar a comunicação, caso tudo esteja em funcionamento a catraca ficará no status de pooling, ou seja, aguardando a leitura de comandas. Se tudo funcionar, no grid “Bilhetes Coletados“ serão recebidos os códigos magnéticos das comandas passadas na catraca. Isso indica que a comunicação está OK.
...
Com essas configurações feitas, o Petroshow já estará apto a comunicar com as catracas. Mas antes, vamos checar mais alguns detalhes importantes.
Configuração de Logs DetalhadosCONFIGURAÇÃO DE LOGS DETALHADOS
Para visualizar os dados recebidos e o retorno dado para a catraca, vamos aumentar o nível de log do serviço de integração.
Localize o arquivo ViasoftServiceIntegracao.conf
localizado na mesma pasta onde está o executável do serviço de integração, geralmente em DC:\Viasoft\Server\ServiceIntegrador\ViasoftServiceIntegracao.conf
.
Nesse arquivo, vamos configurar as propriedades da seção [DEBUG]
conforme:
DebugFileLevel: Configure com 9, pois indica que é o mais detalhado possível.
DebugFile: Nome do arquivo de log gerado. Coloque no nome o texto
_DATA
para que seja gerado um arquivo por dia.DebugClear: Configure como 0, para que ao reiniciar o serviço esse log não seja resetadozerado.
DebugTimer: Configure com 6, indicando que esse log detalhado de nível 9 ficará ativo por 24 horas.
...
Configuração de De/ParaCONFIGURAÇÃO DE DE/PARA
Em alguns casos, é necessário que exista um De/Para entre o código magnético que a catraca lê da comanda, com o número visual da comanda e que representa o código de barras lançado no sistema.
No momento da criação deste manual desta documentação, esse processo é feito de forma manual via banco de dados, mas já há em nosso backlog de melhorias a tarefa “PS-6209 - PSGerencial - Desenvolver rotina para o cadastro de Comandas manualmente.”.
Para realizar esse cadastro pelo banco de dados, primeiro verifique qual é o modelo da catraca, se é Henry ou TopData.
Se for Henry, os dados deverão ser registrados na tabela
PAFCATRACACOMANDA
do banco de dados de comanda do PDV, onde o código magnético será registrado na colunaCODIGOMAGNETICO
e o número do código de barras , (que deve bater com o que é lançado na comanda do PSComanda, ) na colunaCODIGOCOMANDA
.Se for TopData, os dados deverão ser registrados na tabela
DEPARATOPDATA
do banco de dados de comanda do PDV, onde o código magnético será registrado na colunaCODIGOMAGNETICO
e o número do código de barras , (que deve bater com o que é lançado na comanda do PSComanda, ) na colunaCODIGOCOMANDA
.
Ao receber uma comanda, caso não seja encontrado o código magnético nessas tabelas, o sistema fará a inclusão automaticamente, necessitando apenas que o usuário informe qual é o número do código de barras.
...
Agora sim, já podemos verificar a funcionalidade da integração.Acompanhamento da Integração
ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO
Com todas as configurações feitas, inicie o serviço de integração, onde o mesmo irá tentar a conexão com a catraca e começará a registrar os logs da operação.
...
A partir disso, todas as comandas que forem lidas pela catraca serão registradas em log, através do código magnético. Com isso, o sistema irá verificar qual é o número de comanda registrada para aquele código magnético na tabela de De/Para correspondente ao modelo da catraca, e também com isso validará se existe comanda em aberto para aquele número de comanda. Se existir, retornará que a saída está bloqueada, senão, que a saída está liberada. Exemplo:
...
Essas são as parametrizações necessárias e funcionalidades que o sistema possui quanto à integração com catracas.
...