MÓDULO
Serviço de Integração PDV
ROTINA/PROCESSO
PSConfigurador, opção “Serviço Integração“, seção “Catraca/Câmeras“.
OBJETIVO DA ROTINA/PROCESSO
Mostrar ao usuário as configurações necessárias para a integração com as catracas, e suas funcionalidades dentro do Petroshow.
PRÉ-REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO
Para iniciar com as configurações dentro do Petroshow, orientamos que antes o cliente tenha toda a instalação dos drivers e arquivos necessários para a comunicação.
Os dois modelos que trabalhamos, Henry e TopData, disponibilizam executáveis de testes de comunicação e leitura dos dados da comanda. É extremamente importante que a comunicação com a catraca e leitura das comandas esteja funcionando com esses aplicativos, para que tenhamos a confirmação de que toda a estrutura necessária está em funcionamento.
Instalação do SDK da Catraca TopData
No site dos desenvolvedores é possível baixar o SDK (Software Development Kit) com essas ferramentas. No caso da TopData, pode ser baixado no link https://suporte.topdata.com.br/suporte/sdk-easyinner/ .
Prossiga com a instalação padrão. Ao concluir, será criada a pasta “SDK EasyInner“ na pasta “Arquivos de Programas“ ou “Arquivos de Programas (x86)“.
Teste de Comunicação com a Catraca TopData:
O aplicativo para testes da TopData é o localizado em ..\SDK EasyInner\Exemplos\Delphi\ExemplosSDK.exe
.
Execute o mesmo como administrador e faça as configurações conforme necessário. Geralmente nossos clientes utilizam o modelo OnLine
Depois de configurar todos os campos, adicionar o Inner (catraca) e iniciar a comunicação, caso tudo esteja em funcionamento a catraca ficará no status de pooling, ou seja, aguardando a leitura de comandas. Se tudo funcionar, no grid “Bilhetes Coletados“ serão recebidos os códigos magnéticos das comandas passadas na catraca. Isso indica que a comunicação está OK.
UTILIZANDO A ROTINA
Com todos os passos feitos e com a garantia de comunicação com a catraca, podemos partir para as configurações no Petroshow.
Antes de mais nada, feche os aplicativos de testes e também o portal administrativo, para não utilizar os mesmos recursos de comunicação que o serviço de integração usará.
As configurações necessárias para comunicação com a catraca serão feitas no aplicativo PSConfigurador que está localizado na mesma pasta do serviço de integração, geralmente localizado em C:\Viasoft\Server\ServiceIntegrador\PSConfigurador.exe
. É necessário atenção nesse ponto, pois deve ser executado o PSConfigurador da mesma pasta que se encontra o executável do serviço para que as configurações tenham efeito.
Ao acessar o aplicativo, navegue até o menu e escolha “Serviço de Integração“:
Então, acesse a seção “Catracas/Câmeras“:
Nesta tela, configure o modelo da catraca e também a porta para comunicação. Ao selecionar o modelo, será habilitada uma outra aba com configurações adicionais para cada modelo.
Configurações para a Catraca Henry
IP da Catraca: Endereço IP da catraca, usado para que o serviço faça a comunicação com a mesma.
Mensagem OK: Mensagem que será apresentada no visor da catraca quando a saída for liberada.
Mensagem Bloqueio: Mensagem que será apresentada no visor da catraca quando a comanda em questão estiver em aberto.
Configurações para a Catraca TopData
Todas as configurações da TopData são exclusivas para a comunicação com a catraca, e todas devem ser configuradas conforme especificação do fabricante. Os campos são bem semelhantes ao que existe nos aplicativos de exemplo, então podem ser configurados da mesma maneira, visto que pelo aplicativo os testes foram realizados com sucesso.
Com essas configurações feitas, o Petroshow já estará apto a comunicar com as catracas. Mas antes, vamos checar mais alguns detalhes importantes.
Configuração de Logs Detalhados
Para visualizar os dados recebidos e o retorno dado para a catraca, vamos aumentar o nível de log do serviço de integração.
Localize o arquivo ViasoftServiceIntegracao.conf localizado na mesma pasta onde está o executável do serviço de integração, geralmente em D:\Viasoft\Server\ServiceIntegrador\ViasoftServiceIntegracao.conf
.
Nesse arquivo, vamos configurar as propriedades da seção [DEBUG] conforme:
DebugFileLevel: Configure com 9, pois indica que é o mais detalhado possível.
DebugFile: Nome do arquivo de log gerado. Coloque no nome o texto _DATA para que seja gerado um arquivo por dia.
DebugClear: Configure como 0, para que ao reiniciar o serviço esse log não seja resetado.
DebugTimer: Configure com 6, indicando que esse log detalhado de nível 9 ficará ativo por 24 horas.
Configuração de De/Para
Em alguns casos, é necessário que exista um De/Para entre o código magnético que a catraca lê da comanda, com o número visual da comanda e que representa o código de barras lançado no sistema.
No momento da criação deste manual esse processo é feito de forma manual via banco de dados, mas já há em nosso backlog de melhorias a tarefa “PS-6209 - PSGerencial - Desenvolver rotina para o cadastro de Comandas manualmente.”
Para realizar esse cadastro pelo banco de dados, primeiro verifique qual é o modelo da catraca, se é Henry ou TopData.
Se for Henry, os dados deverão ser registrados na tabela
PAFCATRACACOMANDA
do banco de dados de comanda do PDV, onde o código magnético será registrado na colunaCODIGOMAGNETICO
e o número do código de barras, que deve bater com o que é lançado na comanda do PSComanda, na colunaCODIGOCOMANDA
.Se for TopData, os dados deverão ser registrados na tabela
DEPARATOPDATA
do banco de dados de comanda do PDV, onde o código magnético será registrado na colunaCODIGOMAGNETICO
e o número do código de barras, que deve bater com o que é lançado na comanda do PSComanda, na colunaCODIGOCOMANDA
.
Ao receber uma comanda, caso não seja encontrado o código magnético nessas tabelas, o sistema fará a inclusão automaticamente, necessitando apenas que o usuário informe qual é o número do código de barras.
⚠️ As tabelas não existem na base padrão do sistema, sendo necessária a criação conforme o modelo. Diante disso, entre em contato com o atendimento da Viasoft para solicitar a criação conforme o modelo da catraca desejado.
Agora sim, já podemos verificar a funcionalidade da integração.
Acompanhamento da Integração
Com todas as configurações feitas, inicie o serviço de integração, onde o mesmo irá tentar a conexão com a catraca e começará a registrar os logs da operação.
Em caso de falha na comunicação, será registrado no log o motivo.
Em caso de sucesso, será registrado um log “*** CATRACA X AGUARDANDO COMANDAS ***“
A partir disso, todas as comandas que forem lidas pela catraca serão registradas em log, através do código magnético. Com isso, o sistema irá verificar qual é o número de comanda registrada para aquele código magnético, e também validará se existe comanda em aberto para aquele número. Se existir, retornará que a saída está bloqueada, senão, que a saída está liberada. Exemplo:
Essas são as parametrizações necessárias e funcionalidades que o sistema possui quanto à integração com catracas.
VERSÃO DO SISTEMA PARA DOCUMENTAÇÃO
Build: 5.0.2410.1001