Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Next »

Descrição

A implementação tem por objetivo disponibilizar a todos os clientes do Agrotitan a possibilidade de realizar a consulta de seus documentos registrados no ambiente da SEFAZ através do serviço da nuvem chamado Portal de Documentos.

O que é o Portal de Documentos?

No ano de 2021, foi criado uma rotina no sistema Agrotitan que tem o objetivo de consultar os documentos emitidos contra o CNPJ e auxiliar na entrada de tais documentos, permitindo fazer a importação de notas de entrada por meio de XML. Além de diversas outras funcionalidades.

Entretanto, no começo do ano de 2022, houve a liberação de uma NT por parte do SEFAZ que mudou algumas regras de validação ao consumir esse serviço de consulta de documentos emitidos contra o CNPJ.

Essa regra acabou impactando diretamente todos os clientes, pois acaba gerando a rejeição de Consumo Indevido e quando isso ocorre, o documento acaba não sendo disponibilizado para o cliente, gerando assim muitos transtornos.

Diante disso, foi desenvolvido pela Viasoft um serviço que roda na nuvem da Oracle, que depois de configurado irá consultar todos os documentos emitidos contra o CNPJ de nosso cliente a cada X minutos e armazenará isso em um banco de dados Oracle.

Esse serviço tem uma API que irá disponibilizar todos os documentos emitidos contra o CNPJ dos nossos clientes.

Vantagens

  • Esse serviço irá centralizar toda a lógica de captura de documentos emitidos contra o CNPJ. Quando o ERP precisar saber quais documentos foram emitidos contra o CNPJ, irá consumir esse serviço e não mais consultar direto da SEFAZ. Evitando assim rejeição de Consumo Indevido.

  • Esse serviço tem uma série de redundâncias, onde existe uma lógica bem definida na captura dos documentos e logs de execução muito bem feitos.

Informações Importantes

  • Por padrão sempre é feito a Ciência da operação automaticamente e isso não é configurável.

  • O banco de dados na nuvem irá armazenar os XML’s do cliente por até 90 dias. (Depois que o Job do Monitor NFe consumir o serviço na nuvem, esse XML ficará salvo no banco de dados do cliente por tempo indeterminado)

  • As chamadas ao serviço necessitam de várias autenticações, portanto em nenhum momento um cliente terá acesso aos dados de outro cliente nesse mesmo ambiente.

  • A partir do momento que o cliente começa a usar esse serviço na nuvem, é obrigatório que o mesmo deixe de usar quaisquer outras ferramentas semelhantes de consulta de XML’s, por exemplo FSIST e derivados. Se o cliente continuar usando essas outras ferramentas, o serviço unificado sofrerá com erros de consumo indevido.

Como configurar o servidor do Portal de Documentos?

Nesse capítulo será explicado sobre como configurar o sistema para que seja utilizado o servidor do Portal de Documentos.

Pré-Requisitos

Ter configurado a exportação de Certificado Digital para a nuvem Viasoft do(s) estabelecimento(s) desejado(s) através do Viasoft3C.

Para isso é necessário realizar o passo a passo descrito nesse artigo: Exportação de Certificado Digital para a nuvem Viasoft através do Viasoft3C

Passo a passo

Funcionamento

1) Acesse o menu Agro3C » Configurações » Configuração » Configuração de Servidores no Módulo Agro (Figura 1).

2) Em “Servidor Portal de Documentos” marcar a opção Integra com Portal Doc, assim o campo URL Portal Doc será habilitado para edição (Figura 2)

3) Em “Servidor Portal de Documentos” informar o endereço do servidor de Portal de Documentos desejado no campo URL Portal Doc (Figura 3), sendo:

  • Ambiente de Produção: https://mdeprod.viasoft.com.br/viasoft/api

  • Ambiente de Homologação: https://mdehomolog.viasoft.com.br/viasoft/api

4) Clicar no botão Salvar (Figura 4)

5) Clicar no botão Testar Comunicação (Figura 5)

6) Clicar no botão Testar Conexão (Figura 6)

7) Deve retornar a mensagem de “Ok” na coluna Retorno caso o estabelecimento tenha se conectado com sucesso no servidor do Portal de Documentos (Figura 7)

Qual o comportamento do sistema após configurar o Portal de Documentos?

Assim que a opção “Usa Portal Doc” for ativado, alguns comportamentos do sistema serão alterados:

  • O Job do Monitor NFe atual não irá mais realizar consultas ao WebService do SEFAZ. Evitando assim rejeições por consumo indevido. Ao invés disso, o Job irá comunicar com esse serviço que estará executando em um ambiente na nuvem da Oracle Cloud.

  • A tela antiga de manifestação de destinatário não será mais acessível no Agro3c. Apenas se manterá a tela nova de manifestação. Motivo: Na tela antiga havia várias chamadas ao serviço da Sefaz de forma espalhada, ficando muito difícil refatorar a mesma para utilizar o serviço de manifestação na nuvem. Sendo assim, apenas se manterá a tela nova de manifestação, onde foi ajustado para que não consuma mais o serviço do SEFAZ.

  • Na tela de Agendador de Tarefas, a aba de Configurações ficará desabilitada e sempre irá definir os documentos recebidos como Ciência da Operação.

  • A tela de manifestação do sistema (nova), terá algumas mudanças visuais.

  • Todos os locais do sistema que antes consumiam o serviço do SEFAZ, irá agora consumir o serviço na nuvem. Segue uma lista de locais:

    • Botão de Buscar Documentos na tela de nova de manifestação

    • Tela de manifestação individual do sistema → Agora ao clicar no botão Download do XML, o sistema irá verificar que o XML não está no BD e não irá mais consumir o serviço do SEFAZ. Ao invés disso, irá consumir o serviço na nuvem.

    • Na tela de configuração opções do ACBR, foi adicionado o campo Últ. NSU para permitir o usuário definir qual é o Últ. NSU da empresa. Essa opção está liberada independe se utiliza o Portal de Documentos ou não.

  • No labels