Configuração do Portal de Documentos Unificados Viasoft
Descrição
A implementação tem por objetivo disponibilizar a todos os clientes do Agrotitan a possibilidade de realizar a consulta de seus documentos registrados no ambiente da SEFAZ através do serviço Portal de Documentos Unificados Viasoft.
O que é o Portal de Documentos Unificados Viasoft?
Rotina desenvolvida no sistema Agrotitan tem o objetivo de consultar os XML de NF-e emitidos contra o CNPJ/CPF e auxiliar na entrada de tais documentos, permitindo fazer a importação de notas de entrada. Além de diversas outras funcionalidades.
No começo do ano de 2022, houve a liberação de uma NT por parte do SEFAZ que mudou algumas regras de validação ao consumir esse serviço de consulta de documentos emitidos contra o CNPJ.
Essa regra acabou impactando diretamente todos os clientes, pois acaba gerando a rejeição de Consumo Indevido e quando isso ocorre, o documento acaba não sendo disponibilizado para o cliente, gerando assim muitos transtornos.
Diante disso, houve a necessidade de realizar o desenvolvido pela Viasoft o serviço Portal de Documentos Unificados Viasoft, que depois de configurado irá consultar todos os documentos emitidos contra o CNPJ de nosso cliente a cada 1 hora e armazenará os documentos em um período de até 90 dias.
Vantagens
Esse serviço irá centralizar toda a lógica de captura de documentos emitidos contra o CNPJ/CPF. E quando necessário irá carregar os documentos que foram emitidos contra o CNPJ/CPF. Evitando assim rejeição de Consumo Indevido.
Esse serviço tem uma série de redundâncias, onde existe uma lógica bem definida na captura dos documentos e logs de execução muito bem feitos.
Informações Importantes
Por padrão sempre é feito a Ciência da operação automaticamente e isso não é configurável.
O banco de dados irá armazenar os XML’s das NFes do cliente por até 90 dias. (Depois que o Job do Monitor NFe consumir o serviço, esse XML ficará salvo no banco de dados do cliente por tempo indeterminado)
As chamadas ao serviço necessitam de várias autenticações, portanto em nenhum momento um cliente terá acesso aos dados de outro cliente nesse mesmo ambiente.
A partir do momento que o cliente começa a usar esse serviço, é obrigatório que o mesmo deixe de usar quaisquer outras ferramentas semelhantes de consulta de XML’s de NFes, por exemplo FSIST e derivados. Se o cliente continuar usando essas outras ferramentas, o serviço unificado sofrerá com erros de consumo indevido.
Como configurar o servidor do Portal de Documentos Unificados Viasoft?
Nesse capítulo será explicado sobre como configurar o sistema para que seja utilizado o servidor do Portal de Documentos Unificados Viasoft.
Pré-Requisitos
Ter configurado a utilização do novo licenciamento no sistema, para isso será necessário entrar em contato com o Suporte da Viasoft.
Ter configurado a exportação de Certificado Digital para o ambiente da Viasoft do(s) estabelecimento(s) desejado(s) através do Viasoft3C, clique aqui para acessar o manual.
Passo a passo
Funcionamento
1) Acesse o menu Agro3C » Configurações » Configuração » Configuração de Servidores no Módulo Agro (Figura 1).
2) Em “Servidor Portal de Documentos” marcar a opção Integra com Portal Doc, assim o campo URL Portal Doc será habilitado para edição (Figura 2)
3) Em “Servidor Portal de Documentos” informar o endereço do servidor de Portal de Documentos desejado no campo URL Portal Doc (Figura 3), sendo:
Ambiente de Produção: https://mdeprod.viasoft.com.br/viasoft/api
Ambiente de Homologação: https://mdehomolog.viasoft.com.br/viasoft/api
4) Clicar no botão Salvar (Figura 4)
5) Clicar no botão Testar Comunicação (Figura 5)
6) Clicar no botão Testar Conexão (Figura 6)
7) Deve retornar a mensagem de “Ok” na coluna Retorno caso o estabelecimento tenha se conectado com sucesso no servidor do Portal de Documentos (Figura 7)
Qual o comportamento do sistema após configurar o Portal de Documentos Unificados Viasoft?
Assim que a opção “Usa Portal Doc” for ativada, alguns comportamentos do sistema serão alterados:
O Job do Monitor NFe atual não irá mais realizar consultas ao WebService do SEFAZ. Evitando assim rejeições por consumo indevido. Ao invés disso, o Job irá comunicar com esse serviço que estará executando em um ambiente da Viasoft.
Na tela de Agendador de Tarefas, a aba de Configurações ficará desabilitada e sempre irá definir os documentos recebidos como Ciência da Operação.
A tela de manifestação do sistema (nova), terá algumas mudanças visuais.
Todos os locais do sistema que antes consumiam o serviço do SEFAZ, irá agora consumir o serviço Portal de Documentos Unificados. Segue uma lista de locais:
Botão de Buscar Documentos na tela de nova de manifestação
Tela de manifestação individual do sistema → Agora ao clicar no botão Download do XML, o sistema irá verificar que o XML da NFe não está no BD e não irá mais consumir o serviço do SEFAZ. Ao invés disso, irá carregar o XML do Portal de Documentos Unificados da Viasoft.
Na tela de configuração opções do ACBR, foi adicionado o campo Últ. NSU para permitir o usuário definir qual é o Últ. NSU da empresa. Essa opção está liberada independe se utiliza o Portal de Documentos ou não.